Voltar

Objetivos para Trabalhar a Relação Interpessoal no Trabalho

Publicado em | 0 comentários

A harmonia no ambiente de trabalho acontece a partir do momento em que as relações interpessoais são harmônicas em uma empresa! | monkeybusiness

Para entendermos o que é relação interpessoal precisamos refletir sobre todos os modos que nos utilizamos ao interagir com outras pessoas. Ter boas relações interpessoais é extremamente importante para definir um ambiente de trabalho saudável. Na maioria das vezes não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros de trabalho e mesmo que nosso grau de afinidade com determinadas pessoas sejam baixos, para que uma empresa funcione bem é imprescindível que as relações interpessoais funcionem bem ou os resultados de nossos esforços profissionais serão insatisfatórios.

Lidar com opiniões, visões, formações e comportamentos diferentes nem sempre precisa causar conflitos, pelo contrário, é possível crescer e aprender com todos que estão a nossa volta até mesmo nos momentos mais difíceis. Esses são os motivos para trabalharmos as relações interpessoais com nossos colegas. Conheça alguns conceitos básicos que norteiam o bom andamento das relações interpessoais, e que podem ser aplicados no dia a dia, melhorando muito a qualidade do ambiente profissional:

Autoconhecimento

O primeiro conceito é o autoconhecimento. Ele é fundamental a quase todos os aspectos de nossas vidas. Somente quando procuramos entender nossas potencialidades e limitações é que estamos preparados para lidar com elas. Conhecer o impacto que causamos nos outros e as atitudes que nos incomodam em alguém faz parte desse processo. Uma pessoa que possui personalidade expansiva e tem consciência disso, terá meios de administrar situações em que precise lidar com pessoas mais tímidas e introspectivas, por exemplo.

Empatia

Após nos conhecermos, precisamos exercitar nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. A empatia nada mais é do que esse sentimento solidário que ocorre quando tentamos pensar por meio da perspectiva do outro, trata-se de considerar os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações. A empatia é fundamental para evitar conflitos em um ambiente de trabalho, pois é ela que nos permite sair do nosso centro, da nossa perspectiva e ao menos respeitar o direito de nosso colega de ter uma opinião contrária.

Assertividade

Assim como precisamos entender as opiniões de nossos colegas, devemos também saber expor as nossas ideias de maneira clara, objetiva e direta. A assertividade é a capacidade de “irmos direto ao ponto” e conseguirmos expor as qualidades presentes nas ideias que defendemos. Expressar nossas opiniões, vontades e dificuldades de maneira franca, serena e respeitosa, passa segurança aos nossos ouvintes e preenche nossa fala com credibilidade.

Cordialidade

Ser gentil, solicito e simpático transforma qualquer ambiente em um lugar agradável. Contribuir para que seu trabalho e de seus colegas se desenvolvam de maneira leve e saudável aproxima as pessoas e faz com que você seja visto como alguém confiável e bem-vindo nos núcleos sociais. Para que a cordialidade seja efetiva ela deve vir de maneira desinteressada e natural, apenas como representação de nossa boa educação e de nosso desejo de contribuir para um ambiente saudável.

Ética

De todos esses conceitos a ética é o mais importante! Ser ético é ter comportamentos que não prejudiquem os outros. A ética é o que deve guiar as atividades de qualquer pessoa em seu ambiente de trabalho. É ela que garante que faremos o que consideramos correto e justo. Podemos seguir estritamente todos os outros conceitos citados acima, mas se não formos éticos nossas relações interpessoais nunca se desenvolverão de maneira equilibrada.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!