A harmonia no ambiente de trabalho acontece a partir do momento em que as relações interpessoais são harmônicas em uma empresa! | monkeybusiness

Para entendermos o que é relação interpessoal precisamos refletir sobre todos os modos que nos utilizamos ao interagir com outras pessoas. Ter boas relações interpessoais é extremamente importante para definir um ambiente de trabalho saudável. Na maioria das vezes não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros de trabalho e mesmo que nosso grau de afinidade com determinadas pessoas sejam baixos, para que uma empresa funcione bem é imprescindível que as relações interpessoais funcionem bem ou os resultados de nossos esforços profissionais serão insatisfatórios.

Lidar com opiniões, visões, formações e comportamentos diferentes nem sempre precisa causar conflitos, pelo contrário, é possível crescer e aprender com todos que estão a nossa volta até mesmo nos momentos mais difíceis. Esses são os motivos para trabalharmos as relações interpessoais com nossos colegas. Conheça alguns conceitos básicos que norteiam o bom andamento das relações interpessoais, e que podem ser aplicados no dia a dia, melhorando muito a qualidade do ambiente profissional:

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Autoconhecimento

O primeiro conceito é o autoconhecimento. Ele é fundamental a quase todos os aspectos de nossas vidas. Somente quando procuramos entender nossas potencialidades e limitações é que estamos preparados para lidar com elas. Conhecer o impacto que causamos nos outros e as atitudes que nos incomodam em alguém faz parte desse processo. Uma pessoa que possui personalidade expansiva e tem consciência disso, terá meios de administrar situações em que precise lidar com pessoas mais tímidas e introspectivas, por exemplo.

Empatia

Após nos conhecermos, precisamos exercitar nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. A empatia nada mais é do que esse sentimento solidário que ocorre quando tentamos pensar por meio da perspectiva do outro, trata-se de considerar os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações. A empatia é fundamental para evitar conflitos em um ambiente de trabalho, pois é ela que nos permite sair do nosso centro, da nossa perspectiva e ao menos respeitar o direito de nosso colega de ter uma opinião contrária.

Assertividade

PSC

Assim como precisamos entender as opiniões de nossos colegas, devemos também saber expor as nossas ideias de maneira clara, objetiva e direta. A assertividade é a capacidade de “irmos direto ao ponto” e conseguirmos expor as qualidades presentes nas ideias que defendemos. Expressar nossas opiniões, vontades e dificuldades de maneira franca, serena e respeitosa, passa segurança aos nossos ouvintes e preenche nossa fala com credibilidade.

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Cordialidade

Ser gentil, solicito e simpático transforma qualquer ambiente em um lugar agradável. Contribuir para que seu trabalho e de seus colegas se desenvolvam de maneira leve e saudável aproxima as pessoas e faz com que você seja visto como alguém confiável e bem-vindo nos núcleos sociais. Para que a cordialidade seja efetiva ela deve vir de maneira desinteressada e natural, apenas como representação de nossa boa educação e de nosso desejo de contribuir para um ambiente saudável.

Ética

De todos esses conceitos a ética é o mais importante! Ser ético é ter comportamentos que não prejudiquem os outros. A ética é o que deve guiar as atividades de qualquer pessoa em seu ambiente de trabalho. É ela que garante que faremos o que consideramos correto e justo. Podemos seguir estritamente todos os outros conceitos citados acima, mas se não formos éticos nossas relações interpessoais nunca se desenvolverão de maneira equilibrada.