Michaeljung/Shutterstock O Vendedor Coach é diferenciado porque usa seus conhecimentos em Coaching para potencializar seus resultados

O objetivo deste artigo é compartilhar com você as características dos mais tradicionais tipos de vendedores, aqueles que normalmente encontramos por ai.  Entretanto, aqui vamos conhecer os tipos mais clássicos.

Essas informações serão de grande ajuda, principalmente, na hora de contratar um bom vendedor, ou mesmo para montar uma boa equipe de vendas, onde é preciso ter muita clareza do que se busca em cada profissional.

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Tipos de Vendedores

O primeiro vendedor clássico é o Amigão, caloroso, sedutor e que sempre busca formas de conectar emocionalmente com cada cliente. Os vendedores que se encontram nesse perfil, na verdade não são realmente vendedores, mas sim tiradores de pedidos.

Eles só conseguem vender se o cliente estiver disposto a comprar, pois no geral eles temem ouvir o não. Com isso, raramente eles oferecem alguma coisa ao cliente, são vendedores passivos que ficam esperando que seu cliente peça. Fugir do não é diferente de correr atrás do sim.

PSC

Outro vendedor típico é o Lógico, esse tem uma abordagem cem por cento racional e ausente de emoção. Dizemos no coaching que são totalmente Self 1, digitais, analógicos e mais técnicos.

Devido a essas características tem uma tendência a se tornar um especialista naquilo que vende. Outro detalhe, ele só vende o que conhece a fundo para pessoas as quais suas necessidades são capazes de compreender a fundo. Trabalhar com vendedores lógicos, lidando somente com compradores racionais trará grande chance de sucesso.

O próximo vendedor é o Consultor, ele é uma mistura do amigão e o lógico. É o profissional que conhece a fundo aquilo que vende e sabe formular corretamente, perguntas que o ajudam a compreender a real necessidade do seu cliente. Assim ele cria uma relação de confiança propondo sempre a melhor solução.

Em geral, esse tipo de vendedor não teme ouvir um não, ele tem a consciência de que para se conquistar cada sim ele terá de ouvir muitos nãos.

O último vendedor clássico é o “Manipulador”, o que ele faz chega a parecer bulliyng. Esse é tipo de vendedor que mente, pressiona e é praticante da “empurrômetro”. Ele consegue infundir em seus clientes o medo de passar por bobo e acabar se dando mal. Apesar de não passar uma boa imagem, no mercado há gestores que preferem em tipo devido aos resultados a curto que só esse tipo de profissional consegue conquistar.

Os Diferenciais do Vendedor Coach

Outro tipo da era atual é o Vendedor Coach, que transcende todos os outros tipos de vendedores. Ele é aquele que reconhece que o verdadeiro sucesso nas vendas está em entender o seu cliente, conhecer bem o produto/serviço com o qual vai trabalhar e principalmente trabalhar para atender as reais necessidades do cliente.

O Vendedor Coach utiliza o Self 1 e o Self 2, aliando racionalidade, técnica, comportamento, emoção, fluidez e acompanhamento do seu cliente, como se pudesse acompanhar guiando, respeitando os valores e necessidades do seu cliente.

Com certeza esse tipo de vendedor merece destaque e sabe ser um líder situacional, para atender a demanda de seu cliente, sendo totalmente adaptativo, senso de justiça e um exímio praticante do rapport em todos os níveis.

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Procure conhecer quem são as referências em vendas, inspire-se neles, veja como eles se comportam, vestem como abordam seus clientes e procure fazer sempre o melhor que você puder.

Lembre-se sempre de lembrar-se nunca esquecer que a venda é feita no campo cognitivo e emocional e que uma forte boa impressão trará para você clientes conectados e confiantes por muito tempo.

A venda é uma relação de confiança, como num processo de Coaching, onde quanto maior a confiança, respeito e dedicação, maior o resultado. Lembre-se ainda que o Vendedor Coach ouve na essência seu cliente e honra e o respeita em qualquer circunstância.

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