No mês de julho, comemoramos o Dia Internacional da Amizade! Como é bom celebrar uma dádiva tão maravilhosa que é poder ter amigos!

A amizade é um dos sentimentos mais nobres que existem. O que seria de nossas vidas sem os amigos? Como é maravilhoso poder ter alguém com quem contar quando precisamos, alguém para compartilhar sonhos, confidências, sorrisos, angústias e alegrias.

O verdadeiro valor de uma amizade está na confiança, na sinceridade, na compreensão, na dedicação e, principalmente, no respeito mútuo.

Ser amigo é estar presente em todos os momentos, é ajudar sem esperar nada em troca, é aceitar pontos de melhoria e qualidades, respeitar as diferenças e, acima de tudo, amar sem nenhum julgamento e perdoar, sempre que for preciso.

Nesta ocasião, quero honrar a cada um dos meus queridos amigos, sejam eles coaches, coachees, parceiros, colaboradores do IBC e cada pessoa que tive o privilégio de conhecer em algum momento da minha vida — em palestras, treinamentos ou viagens por onde passei. Obrigado pela confiança no meu trabalho e no trabalho do IBC, pelo companheirismo e pela amizade.

Sinto-me infinitamente feliz e grato a cada Ser de Luz que tive a oportunidade de acompanhar e desenvolver por meio da poderosa filosofia do coaching, por cada case e relato de pessoas que conquistaram resultados extraordinários, por cada história de vida que pude ouvir e compartilhar com pessoas que ficarão guardadas para sempre em minha memória e em meu coração. Obrigado, obrigado e obrigado!

Aproveito este momento tão especial para convidar você a celebrar a Amizade. Tire um tempo para estar com os seus amigos, sorrir, abraçar e se divertir. Lembre-se até mesmo daqueles amigos que estão distantes e, se precisar, ligue, diga o quanto são preciosos e o quanto a vida é mais feliz por tê-los ao seu lado. Não permita que a correria do dia a dia e a falta de tempo o impeçam de cultivar as boas amizades.

Lembre-se de que um amigo é…

… alguém com quem podemos ser quem somos

A essência de uma amizade verdadeira é que você possa ser quem você é e que você respeite que o outro seja quem ele é. Ser amigo implica em combater os julgamentos, os preconceitos e as interferências nas vidas das pessoas. Se você quer que o seu amigo mude para que você goste dele, talvez não se trate de uma amizade verdadeira.

É claro que todos nós temos os nossos pontos que precisam de melhorias. Mas amigos de verdade se aceitam e se gostam, mesmo com essas imperfeições. Ser amigo é entender que as qualidades superam as fraquezas e que vale a pena manter essa pessoa ao lado.

… alguém com quem podemos compartilhar bons momentos

Quando nos lembramos dos amigos, certamente temos lembranças, sobretudo nos momentos felizes, em que o sorriso deixou transparecer a alegria da alma. É por isso que quando algo de bom nos acontece, quando passamos no vestibular, quando nos casamos, quando fazemos aniversário, enfim, quando vivemos momentos felizes, chamamos os amigos.

Não há graça nenhuma em ser feliz sozinho. Quando a felicidade é realmente abundante, precisamos dividi-la com esses companheiros incríveis a quem temos o privilégio de chamar de amigos. E é curioso, pois, nesses momentos, nos damos conta de que o “dividir felicidade”, é, na verdade, um “multiplicar felicidade”!

… alguém com quem podemos contar nas horas difíceis

Infelizmente, contudo, precisamos admitir que a vida é feita também de ocasiões difíceis, de perdas, de tristezas e de frustrações. Nessas horas, também precisamos de um ombro amigo que possa nos ouvir, nos consolar e, se possível, nos ajudar de forma mais prática a lidar com essas adversidades.

É importante ressaltar que amigos de verdade também dizem “não” e também dão “puxões de orelha” quando fazemos algo errado. Isso não quer dizer que a amizade enfraqueceu. Muito pelo contrário, é um indício de que eles realmente desejam o nosso bem, de modo que os momentos conturbados não se repitam.

… alguém com quem podemos aprender

Os amigos também representam grandes oportunidades de aprendizado. Por meio deles, podemos receber muitos conhecimentos, seja sobre assuntos que eles dominam, sobre as suas áreas profissionais ou simplesmente sobre as suas visões de vida e de mundo.

A convivência com pessoas com origens e costumes diferentes pode proporcionar a criação de uma cultura de troca, em que todos aprendem uns com os outros. Assim, atentar-se para aquilo que os amigos têm a dizer pode significar extrair aprendizados valiosos com a experiência deles, que podem ser muito úteis em nossa jornada também.

… alguém a quem podemos ensinar

Por fim, não podemos nos esquecer de que toda amizade é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que se os nossos amigos compartilham conosco os seus ensinamentos, conhecimentos, conselhos e palavras de conforto nas horas difíceis, nós também devemos agir da mesma maneira em direção a eles.

Sendo assim, entenda que você pode fazer a diferença na vida dos seus amigos. Os seus conhecimentos, as suas experiências pessoais e as suas qualidades podem ser tudo aquilo de que eles precisam, seja nas horas felizes, seja nos momentos difíceis. Assim, faça a sua parte e compartilhe os tesouros do seu interior com essas pessoas tão especiais para você.

Que os seus amigos sejam luz em seu caminho, mas que você também ilumine as trajetórias deles, à sua maneira. Se você gostou desta reflexão, compartilhe-a com todos os seus amigos, curta este artigo e deixe um comentário no espaço a seguir!

Por fim, lembre-se de sempre se lembrar de nunca esquecer que ter amigos é o maior presente que alguém pode ter! A vida sem os amigos seria completamente vazia!

Com Carinho, Paz e Luz!

José Roberto Marques