Voltar

O trabalho em equipe gera Resultados Extraordinários

Publicado em | 0 comentários

O ex-jogador e maior atleta de todos os tempos do basquete, Michael Jordan, uma vez disse: “Talento ganha jogos, mas trabalho em equipe e inteligência ganham campeonatos.” Este posicionamento permeia todos os esportes coletivos. No mercado de trabalho também não pode ser diferente. Resultados alcançados por equipes qualificadas e entrosadas são Extraordinários, por isso é importante que haja a união de todos em prol de um objetivo comum e acima de qualquer desejo particular.

Os esportes coletivos costumam apresentar ótimos exemplos de como uma equipe deve, ou não, agir para conseguir atingir seus objetivos. No futebol estamos vivenciando a Copa do Mundo do Brasil esse ano, com craques, como o brasileiro Neymar, sendo os grandes responsáveis por levar seus times à vitória. Toda boa equipe tem ao menos um destaque, alguém que todos procuram e confiam que poderá levá-los aos seus objetivos, mas os resultados não vêm somente do indivíduo.

Em uma equipe, cada indivíduo tem que saber usar todo seu potencial de forma a contribuir positivamente para um resultado comum. É essencial que todos entendam a importância de suas tarefas e tenham autoconfiança. A Seleção de Portugal, por exemplo, iniciou a Copa com grande expectativa em torno de seu craque, Cristiano Ronaldo, mas acabou eliminada na primeira fase. Isso pode ter acontecido porque o jogador era a única referência do time e assumiu sozinho toda a responsabilidade pela vitória, inclusive na visão de seus companheiros.

Um bom membro de uma equipe e que caminha rumo à liderança é aquele que, entende como motivar seus companheiros para que eles possam render o máximo que se espera deles. Isso ficou bastante claro no jogo das oitavas de final da Copa do Mundo entre Brasil e Chile, no qual os jogadores deram uma bela lição de companheirismo e compreensão apoiando uns aos outros naquele momento.

Neymar é referência e um dos líderes da equipe brasileira em campo, mas os companheiros do craque entendem que eles também têm responsabilidade no resultado final. Uma boa equipe é aquela que possui pessoas que crescem quando são requisitadas e que têm uma autoconfiança capaz de inspirar seus colegas. Esse foi o caso de Júlio Cesar. O goleiro do Brasil foi o grande herói da vitória contra o Chile defendendo duas cobranças de pênalti, demonstrando foco e determinação para levar a equipe a mais um passo em direção ao tão sonhado título de Hexacampeão!

Os valores individuais são sempre muito importantes em uma equipe, mas, mais importante ainda é colocar esses valores em sincronia. Devemos sempre ter em mente que uma equipe só funciona quando há interdependência, responsabilidade, respeito, interação e integração entre os seus membros.

A Seleção Brasileira segue na Copa do Mundo em busca do título e nós seguimos torcendo, acompanhando e agora também analisando o evento e tomando boas referências. Exemplos de como uma equipe campeã, que trabalha em verdadeira união, conquista Resultados Extraordinários.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!