Grande parte dos profissionais deseja obter sucesso em sua área, entretanto, nem todos conseguem chegar lá. Se esse é o seu caso, saiba que pode se tornar um excelente profissional e fazer a diferença através do seu trabalho. Para isso, é muito importante que você descubra quais são os pontos que estão comprometendo o seu desenvolvimento para que possa vencê-los e também quais habilidades que pode usar para promover o seu sucesso.

Muitas vezes, esta dificuldade de progredir na profissão ocorre em decorrência de alguns fatores, como: falta de planejamento, conhecimento, experiência, baixa autoestima ou mesmo falta de iniciativa. Lembre-se sempre que se deseja chegar a lugares em que nunca esteve, é fundamental que faça coisas que nunca fez.

5 Passos Para Se Tornar um Excelente Profissional

Se você realmente deseja mudar a rota da sua carreira e se empenhar para ir além, veja quais são os sete passos para se tornar um excelente profissional. Mesmo que já esteja seguindo alguns deles, sempre é positivo rever comportamentos para descobrir pontos que podem ser aperfeiçoados. É esse tipo de pensamento que se deve ter para alcançar o sucesso. Confira!

1 – Esteja Sempre Empenhado em Melhorar

Mesmo que tenha um excelente currículo, daqui a um tempo ele, entenda você, pode não estar tão competitivo assim. Afinal, o mercado está em constante movimento, com novas necessidades e demandas surgindo a todo o momento. Nesse sentido, é de grande importância que evite veementemente a estagnação, busque sempre renovar seus conhecimentos, aprimorá-los, bem como ampliar suas experiências. Desfrute de cada oportunidade que tiver para aprender mais, descobrir novas áreas, se reinventar.

Quando conseguir atingir o patamar que deseja, mantenha esse pensamento de aperfeiçoamento contínuo. É esse mindset vencedor que fará com que seja sempre um excelente profissional e te levará a alçar voos cada vez mais altos. Tome, então, a consciência de que é capaz de muito mais, por isso, desafie-se a expandir os seus conhecimentos e permita-se descobrir o potencial infinito que possui.

2 – Tenha Metas Para Se Desenvolver Profissionalmente

Mais do que apenas ter o desejo de melhorar e se tornar um excelente profissional, é necessário que tenha um planejamento claro com as estratégias que irá seguir para atingir o seu objetivo. Além de te proporcionar maior controle e organização em relação às suas ações, o fato de ter metas definidas irá te motivar a dar o seu melhor para alcançá-las. Aquilo que você coloca no papel se torna uma ideia forte em sua mente, que te leva a se manter firme para chegar ao seu estado desejado.

PSC

Uma forma interessante de organizar as suas metas é através da ferramenta SMART, em que cada uma das letras significa um tópico relacionado a elas. Dessa forma, elas precisarão ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e ter um tempo pré-determinado para acontecer. Assim, poderá se planejar em relação aos cursos que deseja fazer, áreas que quer desenvolver, ou mesmo cargos que queira alcançar, de forma muito mais eficaz.

3 – Seja Proativo e Não Reativo

As pessoas reativas são aquelas que apenas reagem quando alguém lhes pede alguma coisa ou depois que algo já aconteceu. Dessa forma, na vida profissional, trabalham apenas cumprindo ordens de seus superiores. Por mais eficientes que sejam para entregar as demandas que surgem, esse comportamento as limita, impedindo que se desenvolvam e descubram que são capazes de muito mais. Os proativos, por sua vez, enxergam sempre à frente. Seu faro aguçado permite que antecipem necessidades que ainda nem aconteceram e que se coloquem a postos para evitar e corrigir problemas, bem como para sugerir soluções e ideias para a empresa e para ajudar os colegas.

Será, então, que é preciso ter algum tipo de superpoder para ser proativo? Na realidade, não existe nenhum segredo por trás deste comportamento, trata-se na essência de – Atitude; uma característica que pode ser desenvolvida por meio da ação e que, portanto, pode fazer parte da vida de qualquer profissional. Por isso, escolha ser sempre um profissional com iniciativa ao invés de apenas esperar por ordens para agir.

4 – Peça Feedbacks e Saiba o Que Esperam de Você

O feedback é uma ferramenta extraordinária de desenvolvimento e que  deve ser usada em prol de sua evolução profissional e pessoal. Nas empresas, é essencial que os líderes mantenham esse contato com os seus colaboradores para que eles saibam exatamente o que esperam deles. Se a organização em que trabalha ainda não tem esse costume, tenha a iniciativa de pedir que o seu chefe lhe dê um parecer sobre o seu desempenho, para que saiba se está no caminho certo e, também, descubra os pontos em que pode melhorar.

Receba os feedbacks de braços abertos, pois eles poderão servir como um direcionamento para o seu processo de evolução. Evite levá-los como críticas pessoais, pois a intenção não é fazer com que se sinta inferior, mas sim com que se torne um profissional excelente. Esta é também uma forma inteligente de canalizar os seus esforços para as áreas em que realmente esperam um melhor desempenho da sua parte e de entender se você terá ou não espaço na empresa para crescer na carreira.

5 – Comunique-se de Forma Eficaz

Mais do que ter ótimas ideias, é fundamental que saiba expressá-las para as outras pessoas. A boa comunicação é uma habilidade de grande importância dentro do universo corporativo porque possibilita o entendimento entre líderes, colaboradores e, também, com os clientes. Sem uma troca de informações com qualidade, os ruídos tomam conta do ambiente e nenhum negócio consegue sobreviver.

Vale lembrar que, quando digo boa comunicação, me refiro ao falar e, principalmente, ao ouvir, que é essencial para que duas ou mais partes se entendam verdadeiramente. Parece óbvio, mas muitos mantêm o foco apenas na sua fala e deixam de dar toda a sua atenção quando é a vez do outro de se expressar. Nesse sentido, ao ter uma conversa com alguém, ouça na essência o que essa pessoa está te dizendo e honre o verdadeiro sentido da comunicação.

Como se pode ver, promover essa mudança na sua forma de viver o seu dia a dia no trabalho só depende de você. Claro que cada passo tem os seus desafios, mas se realmente desejar e se empenhar para evoluir, com certeza, vai conseguir chegar lá.

No final das contas, cada obstáculo que surgir servirá para te trazer mais aprendizado, crescimento e experiência. Mais do que apenas salários melhores e maior reconhecimento, os profissionais que buscam a excelência recebem em troca o prazer de saberem que realmente fazem a diferença e que levam a vida com propósito. Faça a sua parte se torne um excelente profissional!

Copyright: 725291137 – https://www.shutterstock.com/pt/g/uberimages