Você já ouviu falar de outplacement? O significado dessa palavra pode ser traduzido como transição de carreira, em português. O conceito do termo remete a um conjunto de serviços de gestão organizacional, que tem como finalidade apoiar e orientar os colaboradores que foram desligados de uma empresa rumo a uma futura recolocação no mercado.
Na maior parte dos casos, a demissão está associada somente a elementos negativos. Esse novo conceito vem justamente para mostrar que, o profissional pode ver além do lado ruim para encontrar uma oportunidade de uma nova posição no mercado e de uma transformação profissional e até pessoal.
Só que a pessoa não chega a essa conclusão sozinho ou em apenas uma conversa com um profissional de recursos humanos (RH). É preciso que várias ações aconteçam para que isso se torne um pensamento que pode ser concretizado. Para entender mais sobre o assunto é só continuar lendo o artigo!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento
humano! Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Como a ação funciona

Se você já foi demitido ou conhece alguém que passou por isso, sabe que, na maior parte dos casos, a demissão vem carregada de problemas. Afinal, acabou a fonte de renda que paga as contas e que, em muitos casos, ajuda a sustentar os dependentes. Além da falta de dinheiro, uma situação como essa pode afetar seriamente a autoestima e a autoconfiança da pessoa no âmbito profissional e até pessoal.
O sistema de outplacement é composto por treinamentos e aconselhamentos que ajudam a diminuir o impacto que uma demissão pode ter. A ideia é que o conjunto de ações possa trazer orientação profissional e apoio emocional básico para que o indivíduo consiga se autodesenvolver.
Com isso, fica menos complicado para que o profissional melhore a autoestima, potencialize a performance, aumente o networking e consiga refazer o seu caminho rumo a uma nova posição.
Claro que isso não acontece como se fosse mágica, mas como uma forma de amadurecimento e aprendizagem natural. É como se a pessoa tivesse nas mãos as ferramentas que sempre precisou para desenvolver suas capacidades técnicas. Nesse meio tempo é capaz de você aprender mais sobre si mesmo e tudo que pode continuar melhorando, em âmbito profissional e até pessoal. Isso sim é momento de transformação!

A importância do auxílio especializado

A prática do outplacement é fundamental não apenas para o colaborador, uma vez que minimiza os efeitos negativos que uma demissão pode gerar, mas também para a empresa. Isso é uma realidade, pois, ao auxiliar na redefinição da carreira do ex-funcionário, a organização tem a imagem fortalecida e valorizada diante de seus funcionários e clientes.
Mesmo que seja necessária e inevitável para a empresa, a demissão de um colaborador pode impactar diretamente a política de Responsabilidade Social e Econômica. Por isso, esse processo deve ser realizado com cuidado para não afetar de forma negativa a imagem, carreira e moral do antigo colaborador. Bem como não trazer uma carga negativa para a corporação no mercado.
Além da rachadura na imagem da empresa junto à comunidade e ao mercado, uma demissão realizada sem o cuidado essencial pode afetar significativamente o resto do grupo, causando preocupação e desmotivação de quem permaneceu.

Fases do outplacement

O procedimento de outplacement é dividido em três etapas principais. Confira quais são elas:

1. Definição de como será o desligamento

Nesta fase, o departamento de recursos humanos faz o planejamento de como será o afastamento do colaborador, com base em uma análise profunda do perfil. Também é definido como será a condução deste processo para que não gere impactos negativos para o profissional em questão e nem para a imagem da empresa.
Após essa fase, o setor deve definir também quais argumentos serão abordados, quanto tempo será gasto durante o procedimento, qual é a melhor data e, principalmente, se o desligamento será realizado de maneira individual ou coletiva.

2. Informações úteis

PSC

Nesta etapa do processo, o RH tem o dever de informar ao colaborador afastado da organização sobre seus direitos, quanto receberá no acerto e todos os itens que estão inclusos nesse valor, tais como férias proporcionais.

3. Recolocação profissional

Esta é a última e a mais importante fase para o profissional demitido. Nesta etapa, ele recebe orientações e ajuda da empresa para conseguir um novo emprego. Esse é o momento de:

  • Ensinar a elaborar um currículo eficiente e objetivo;
  • Fazer testes de perfil comportamental para identificar as principais habilidades e qualidades que devem ser melhoradas ou desenvolvidas;
  • Participar de palestras ligadas à carreira e mercado;
  • Receber apoio psicológico;
  • Receber orientações de um coach por meio de um processo de coaching, que irei falar mais abaixo.

Você já conhecia essas fases? Esse tipo de processo pode ser mais comum quando grandes corporações fazem demissão em massa por conta de crises financeiras. Porém, é interessante que ele seja aplicado em todos os casos. Apesar de trazer impacto na verba do RH, o processo cuidadoso é essencial para que o demitido não se sinta um profissional inútil e a empresa fique com uma boa imagem.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho
profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Coaching como ferramenta de outplacement

O coaching é indicado para todos os profissionais que estejam em fase de transição, pois é uma das ferramentas mais poderosas nesse momento de desligamento de um colaborador. O método trabalha com o autoconhecimento, autodesenvolvimento, autoconfiança do indivíduo de uma forma que não muda a personalidade dele, apenas aprimora as qualidades e ajuda no progresso dos pontos de melhoria.
Por exemplo, ao ser submetido a uma sequência de perguntas do método, o antigo funcionário é conduzido para um importante processo de reflexão e autoconhecimento, no qual ele irá buscar na sua essência e experiência de vida quais as respostas que o ajudarão a ultrapassar essa fase ruim.
Com ajuda do coaching, o antigo colaborador irá despertar todo o potencial que possui. O planejamento e a estipulação de metas e objetivos, além de motivação e descoberta dos pontos de melhoria são apenas algumas das ferramentas utilizadas pelo processo.
E você, já fez uso do outplacement na sua empresa? Contribua abaixo com o seu comentário.
 
Copyright: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia