Voltar

O que significa outplacement e qual o seu conceito?

Publicado em | 0 comentários
recolocação profissional

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia O outplacement também é importante para a empresa, que terá sua imagem fortalecida diante dos funcionários e clientes.

Outplacement, mais conhecido como transição de carreira, é uma significativa ferramenta de gestão organizacional que tem como finalidade apoiar e orientar colaboradores que foram desligados de uma empresa rumo a uma futura recolocação profissional.

De acordo com Beer & Spector, esse processo é fundado na disponibilização de treinamentos e aconselhamentos para diminuir o impacto da demissão na vida do colaborador e fazer com que ele tenha condições de voltar ao mercado no menor tempo possível. Dessa forma, reduzindo significantemente as mazelas provocadas pelo período de desemprego.
Com o auxílio do outplacement, o desgastante processo de demissão pode ser enfrentado de forma positiva. Por meio desta ferramenta, o profissional é acolhido e recebe apoio, dicas e orientações de como repensar sua atuação, rever metas e objetivos, melhorar pontos negativos, potencializar sua performance, aumentar o networking e dar um novo rumo à sua carreira.

Fundamental para colaborador e empresa

Esta prática é fundamental não apenas para o colaborador, uma vez que minimiza os efeitos negativos que uma demissão pode gerar, mas também para a empresa. Isso porque, ao auxiliar na redefinição da carreira do ex-funcionário, a empresa tem sua imagem fortalecida e valorizada diante de seus funcionários e clientes.

Mesmo que necessário e inevitável, a demissão de um colaborador poderá impactar diretamente a política de Responsabilidade Social e Econômica. Por isso, esse processo deve ser realizado com cuidado para não afetar de forma negativa a imagem, carreira e moral do antigo colaborador.

Além da rachadura na imagem da empresa junto a comunidade e mercado, uma demissão realizada sem o cuidado necessário poderá afetar significativamente o resto do grupo, causando preocupação e desmotivação de quem permaneceu.

Fases do Outplacement

Este procedimento é dividido em três etapas principais. Confira:

Definição de como será o desligamento

Nesta fase, o departamento de Recursos Humanos faz o planejamento de como será o afastamento do colaborador, com base em uma análise profunda de seu perfil. Também é definido como será a condução deste processo para que não gere impactos negativos para o profissional em questão.

Após isso, é definido também quais argumentos serão abordados, quanto tempo será gasto durante o procedimento, qual a melhor data e, principalmente, se o desligamento será realizado de maneira individual ou coletiva.

Informações Úteis

Nesta etapa do processo, o RH tem o dever de informar ao colaborador afastado da empresa sobre seus direitos, quanto receberá no acerto e todos os itens que estão inclusos dentro dele, como férias proporcionais.

Recolocação Profissional

Esta é a última fase do processo, e a mais importante para o profissional demitido. Nesta etapa, ele recebe orientações e ajuda da empresa para conseguir um novo emprego.

O profissional aprenderá como construir um currículo eficiente e objetivo, passará por testes de perfil comportamentais para identificar suas principais habilidades e qualidades que devem ser melhoradas ou desenvolvidas, participará de palestras ligadas à carreira e mercado, além de receber apoio psicológico para passar por este momento.

Coaching como ferramenta de outplacement

Indicado para todos os profissionais que estejam em fase de transição, o coaching é uma das ferramentas mais poderosas para ser utilizada nesse momento de desligamento de um colaborador.

Ao ser submetido a uma sequência de perguntas, o antigo funcionário é conduzido a um importante processo de reflexão e autoconhecimento, no qual ele irá buscar em sua essência e experiência de vida as respostas que o ajudarão a sobrepujar esse momento complicado em sua carreira.

Com ajuda do coaching, o antigo colaborador irá despertar todo o potencial que possui. Planejamento e estipulação de metas e objetivos, além de motivação e descoberta dos pontos de melhoria são algumas das ferramentas utilizadas pelo processo.

E você, já fez uso do outplacement em sua empresa? Contribua com o seu comentário.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!