Atualmente, existe a estimativa de que mais de 45 mil pessoas no mundo são coaches. Mas, você sabe o que é um coach? E se já sabe, você entende exatamente o que esse profissional faz? Para obter mais esclarecimentos sobre o assunto continue lendo o texto e confira!

A definição e a história do termo

Se você vê muitos filmes de esportes, provavelmente, já deve ter se deparado com esta palavra escrita na camisa ou no boné de algum técnico. Este termo em inglês representa exatamente a figura do treinador, aquele que leva seus jogadores para conquistarem a tão desejada vitória com suas técnicas, ferramentas, conhecimentos e experiências.

A origem da palavra vem de “coacher”, que ilustra como os condutores de carroças, que levavam os estudantes para os centros de educação, eram chamados no século XVIII. Essa movimentação de levar o aluno de um local para o outro, com o objetivo de adquirir mais conhecimento, foi usada como referência para que os alunos da Universidade de Oxford, na Inglaterra, chamassem seus tutores particulares. Estes eram responsáveis por ajudar os estudantes a passarem nas provas finais.

O termo ficou tão famoso que passou a ser usado em outras áreas. A universidade, por exemplo, deu o nome de coach aos técnicos de equipes esportivas. Nos anos 50, a palavra coach foi utilizada pela primeira vez na literatura de negócios.

Trazendo esta analogia para o contexto atual, o processo de Coaching tem um papel um pouco diferente do seu antecessor dos séculos passados. Assim, hoje em dia, um coach é conhecido como aquele profissional que auxilia seu cliente, o coachee, a sair de seu estado atual e chegar ao estado desejado, conduzindo-o a reflexões poderosas, que levam a mudanças de comportamento, ressignificação de crenças negativas, aprimoramento técnico e emocional e a atitudes mais positivas e bem-sucedidas.

O que um coach faz

Agora que você entendeu o que é um coach é hora de entender como ele faz seu trabalho. Inicialmente, o coach faz uma seleção de perguntas poderosas em sessões (semanais, quinzenais ou mensais), com duração de 1h a 1h30 para o seu coachee. A lista de questões é baseada em conversas prévias em que o profissional deve entender quais são as metas do coachee e o que este acredita que pode estar atrapalhando o seu avanço. 

PSC

O papel do coach é o de criar um verdadeiro ambiente de troca e sinergia, em que ambos se comunicam na mesma frequência e possuem os mesmos objetivos, que é chegar ao resultado desejado do cliente.

O coach é um expert em Coaching, que usa técnicas, ferramentas e métodos para ajudar seus clientes a definirem, de maneira assertiva, qual objetivo querem alcançar e a construírem e seguirem um plano de ações efetivo, que lhe ajudará a chegar ao resultado que almejam. 

Seus questionamentos produzem insights e reflexões, capazes de contribuir para que o coachee dê início ao seu processo de crescimento e amadurecimento pessoal e profissional. A partir disso, o indivíduo consegue exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento.

Além de oferecer a possibilidade de uma pessoa utilizar suas experiências conhecimentos e habilidades para fomentar o crescimento de pessoas e empresas, o coach também configura como uma atuação altamente rentável, tanto no sentido financeiro como nas possibilidades de evolução como ser humano. Para você ter uma ideia: só nos últimos 5 anos, o mercado brasileiro de Coaching cresceu mais de 300%.

Como se tornar um profissional do Coaching

Todo profissional pode tornar-se um coach e utilizar seus conhecimentos para ajudar outras pessoas. Para isso, entretanto, é preciso fazer uma formação em uma instituição certificada e reconhecida internacionalmente, a exemplo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, do qual sou fundador e presidente.

Como eu trabalho diretamente e diariamente no IBC tenho plena certeza de que as formações são construídas com o máximo de estudo e planejamento possível, para que o aluno realmente passe por um processo transformador e empoderador, saindo de cada curso verdadeiramente preparado para aplicar os conhecimentos que adquiriu e, dessa forma, dar início à uma nova carreira. 

Os resultados são positivos, tanto para aqueles que desejam evoluir nas próprias vidas e carreiras, como para aqueles que estão começando no mercado de Coaching.

Benefícios que um profissional de coach pode levar para você

Coaching é um processo que permite que clientes individuais e corporativos atinjam seu melhor potencial, um alto desempenho, bem como desenvolvam assertivamente suas habilidades, a fim de alcançarem suas metas e objetivos de forma ainda mais acelerada. Muitas pessoas ainda têm uma infinidade de dúvidas sobre o papel do coach ou o que o Coaching pode fazer, quais ferramentas usa, para que as pessoas alcancem tais resultados extraordinários. 

Para esclarecer estas e diversas outras questões, relacionei alguns benefícios que você ou sua equipe encontrarão ao passarem pelo processo de Coaching, aplicado por um coach profissional, devidamente certificado para isso:

  • Ajuda a perceber melhor as necessidades, motivações, desejos, habilidades e atitudes, para levar o indivíduo a fazer uma mudança real e expressiva em sua vida; 
  • Trabalha técnicas de questionamento, facilitando os processos de pensamento e cognição, a fim de identificar soluções e ações, ao invés de adotar uma abordagem totalmente diretiva. O Coaching estimula o indivíduo a pensar fora da caixa, saindo da alienação;
  • Identifica padrões de liderança. Estimula o indivíduo a estabelecer metas e métodos apropriados, para avaliar o progresso em relação a essas metas;
  • Trabalha o indivíduo para ser mais observador, ou seja, a importância de observar e não apenas ver. O coach faz o trabalho de escuta para entender a real situação para depois fazer uma devolutiva consciente e apropriada;
  • Aplica de forma criativa e assertiva as ferramentas e técnicas, para um treinamento individual, facilitação, aconselhamento e trabalho em rede;
  • Incentiva o compromisso com a ação e o desenvolvimento de crescimento e mudança pessoal do coachee. Esse compromisso é sempre duradouro; 
  • Mantém uma relação positiva com o cliente. Isso significa que o coach está sempre apoiando e não julgando o coachee, validando seus pontos de vista, seu estilo de vida e suas aspirações;
  • Assegura que o coachee desenvolva suas competências pessoais e profissionais, trabalhando para que ele não desenvolva uma dependência não saudável no relacionamento entre coach e coachee;
  • Avalia com constância e comprometimento os resultados do treinamento, do processo, usando de muita objetividade e clareza para garantir que o relacionamento seja bem-sucedido e o cliente esteja atingindo suas metas pessoais ou profissionais;
  • Incentiva o coachee na melhora contínua de suas competências e o seu desenvolvimento, quando houver necessidade, para alçar vôos mais altos, ou seja, alcançar seus objetivos;
  • Uma vantagem em contratar um coachee para cuidar de você é que ele trabalhará dentro da área de sua competência pessoal; suas habilidades, na identificação de suas qualificações, baseadas na sua experiência; 
  • Gerencia o relacionamento entre coach e coachee, para garantir que o cliente receba o nível apropriado de serviço e que os programas não sejam nem muito curtos nem longos demais.

Nichos de atuação do coach

Conheça quais são os principais nichos de atuação do coach:

Coach de Carreira

Quem é especializado nesta área atua auxiliando os profissionais na definição dos seus planos de carreira, no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e emocionais, na melhoria ou mudança de comportamentos e no desenvolvimento/aperfeiçoamento da liderança.

Life Coach

O trabalho do coach de vida, ou life coach, consiste em ajudar seu cliente a melhorar aspectos de sua vida pessoal, que necessitam de atenção e maior equilíbrio. Aqui o profissional pode trabalhar em diversas esferas: em âmbito afetivo como o Coaching de Relacionamento; em algo mais pessoal como o autoconhecimento; na área familiar; na área da saúde, por exemplo, com o Coaching de Emagrecimento; na área financeira, contribuindo para a criação de uma consciência economia, entre diversas outras.

Coach Executivo

Aqui o coach atua com empresas e executivos, para o desenvolvimento dos processos decisórios; no aprimoramento das habilidades de gestão dos profissionais em posições estratégicas; no progresso dos relacionamentos interpessoais; no entendimento da inteligência emocional; na construção de ações para melhorar o clima organizacional e aumentar a taxa de retenção de talentos; na evolução dos processos de criação e sustentação da cultura organizacional; e muito mais.

Leader Coach

Nesse item o profissional é capacitado com as ferramentas de Coaching, estando apto a implantar esta cultura nas empresas e na melhoria dos processos de liderança de pessoas. Assim, todos os colaboradores podem aproveitar os benefícios da metodologia. Com o tempo, esse trabalho contribui fortemente para o alcance e até superação de metas.

O que é necessário para que uma pessoa se torne coach?

Para que uma pessoa se torne coach profissional, não é necessário que ela seja formada em alguma outra área específica. Como dissemos, é essencial que faça uma formação em Coaching, de preferência em uma instituição devidamente certificada e reconhecida, pois isso dará maior credibilidade para que o indivíduo atue, consiga formar a sua carteira de clientes e os ajude, efetivamente e na prática, a atingirem os resultados extraordinários que almejam.

Mas mesmo não tendo pré-requisitos obrigatórios, é essencial que se tenha alguns elementos bem desenvolvidos, que vão contribuir, da melhor maneira possível, com a atuação do coach profissional. Uma delas é a vontade e disposição para ajudar pessoas. 

Esta característica é fundamental neste meio, porque trata-se de um profissional que trabalhará o tempo todo com pessoas, sendo assim, será primordial que ele conheça e se interesse pelo comportamento humano com profundidade, pois isso lhe ajudará a ter uma performance de excelência. 

Além disso, dentro da atuação do coach, é fundamental que ele aja com respeito e ética, sempre levando em consideração os valores humanos com os quais vai trabalhar. Este aspecto é essencial, porque o profissional da área de Coaching vai lidar com os mais diversos tipos de pessoas, com a vida delas e com as informações que elas vão lhe passar, sendo que tudo isso deve acontecer no mais absoluto sigilo, ou seja, é preciso respeitar o princípio da confidencialidade, para que, dessa maneira, seja possível obter resultados positivos a partir do seu trabalho. 

Seguindo adiante, outro elemento que também se faz fundamental na atuação do coach é a flexibilidade. Por mais que em cada sessão haja um roteiro prévio a ser seguido, surpresas e mudanças podem acontecer, o que vai exigir do profissional bastante jogo de cintura, bem como o uso das ferramentas, técnicas e conhecimentos de que dispõe, para ajudar o coachee que está diante dele nas questões que ele apresentar, sejam elas pessoais, profissionais ou empresariais. 

Por fim, mas não menos importante, algo com o que o coach profissional também deve contar é com a inteligência emocional, que vai lhe ajudar a lidar, da melhor maneira possível, com as mais diversas situações que seus coachees lhes apresentarem, principalmente aquelas que forem mais difíceis e delicadas. 

Como se trata de um processo de pode durar até um ano, dependendo do objetivo do coachee, muitas coisas podem acontecer ao longo deste período, sendo assim, é fundamental que o coach tenha a sua inteligência e o seu equilíbrio emocional bem desenvolvidos, para que, dessa maneira, ele caminhe lado a lado com o seu cliente, ajudando-lhe a encontrar os melhores trajetos para chegar ao seu estado desejado. 

Além dos pontos que apresentei acima, existem outros pilares que também pautam a atuação de um coach profissional. Veja quais são eles no vídeo abaixo:

Por onde começar?

Se depois de ler tudo isso você ficou interessado em se tornar um coach profissional e expandir a sua área de atuação, mas não sabe por onde começar, existe um caminho que você pode trilhar, para dar início, da melhor maneira possível, a esta carreira, que está, cada vez mais, em franco crescimento no Brasil e no mundo. 

Neste sentido, algo que você pode fazer para começar a construção da sua carreira como coach de sucesso é conhecer e realizar a formação aqui do IBC, o Professional & Self Coaching – PSC.

Trata-se da mais completa e moderna formação em Coaching do Brasil. O IBC promove um curso de 180 horas, com um conteúdo exclusivo e super rico em informações, ferramentas e técnicas. 

São conteúdos teóricos e práticos, que ensinam sobre: a história e conceitos do Coaching; o que são crenças limitadoras e como evitá-las; o que é e como aplicar o patrocínio positivo, autofeedback e feedback 360°; o que são auxiliares linguísticos; como fazer a aprendizagem acelerada: quais são os princípios da Psicologia Positiva e da Programação Neurolinguística – PNL; como liderar com sabedoria; quais são as regras do código de ética; como fazer o gerenciamento de pessoas, atividades e do tempo; e muito mais. 

Após passar por esse aprendizado, você se tornará, em sua área de atuação, um profissional de alto desempenho, não importando o cargo que ocupe, assim como um coach de sucesso, capaz de contribuir para que pessoas e empresas também alcancem a alta performance que almejam.

Incrível, não é mesmo? Não perca mais tempo e invista em você mesmo!

O que você achou de conhecer um pouco mais sobre o coach? Suas dúvidas foram esclarecidas? Deixe nos comentários a sua opinião e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e espalhar este conhecimento com todas as pessoas que queiram também tirar suas dúvidas sobre o Coaching e seus processos.

Copyright: 389737432 – https://www.shutterstock.com/pt/g/baranq