Nito/Shutterstock Coach é o profissional que pode ajudar você a sair do estado atual e conquistar seu estado desejado

Essa é uma pergunta que eu respondo, quase que semanalmente, em minhas formações. Faz parte do que chamamos de Coaching Education, etapa do processo de Coaching, onde o Coach apresenta todas as informações sobre esta fantástica metodologia aos seus clientes.

Mas afinal de contas, o que significa a palavra Coach? Se você vê muitos filmes de esportes, com certeza, já deve ter visto esta palavra escrita na camisa ou no boné de algum técnico. Não por acaso, este termo, em inglês, representa exatamente a figura do treinador, aquele que leva seus jogadores a conquistarem seu estado desejado, a tão desejada vitória.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Origem da Palavra Coach

A palavra Coach, como nós a conhecemos hoje, deriva de outra palavra de origem inglesa, o termo “Coacher”. No século XVIII era assim que eram chamados os cocheiros que levavam os estudantes britânicos para suas universidades.  A nomenclatura ficou tão conhecida nesta época, que em 1830, a palavra coacher passou a representar a ideia de “tutor”, ou seja, do condutor particular que levava os alunos de seu estado atual (local onde estavam) ao estado desejado (universidades).

Nos dias atuais a ideia é a mesma, porém o coach, profissional que aplica o processo de Coaching, tem um papel diferente do seu antecessor do século 18, que apenas dirigia as carruagens. É dele a responsabilidade de conduzir reflexões poderosas que levam a mudanças de comportamento, ressignificação de crenças negativas, aprimoramento técnico e emocional e a atitudes mais positivas e bem-sucedidas.

O Que um Coach Faz?

Como ele faz isso? Por meio de perguntas poderosas, realizadas em sessões: semanais, quinzenais ou mensais; com duração de 1h a 1h30; e onde, em parceria com seu coachee (cliente), ele cria um verdadeiro ambiente de troca e sinergia, em que ambos se comunicam na mesma frequência e possuem os mesmos objetivos – chegar ao resultado desejado do cliente.

PSC

O coach é um expert em Coaching que usa técnicas, ferramentas e métodos para auxiliar seus clientes a definirem, assertivamente, o seu estado desejado, fazer um bom plano de ações e realizar suas metas e objetivos efetivamente. Seus questionamentos produzem insights e reflexões que ajudam o coachee em seu processo de crescimento e amadurecimento pessoal e profissional.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!Acesse gratuitamente nosso Teste
” O Termômetro da Felicidade”!

Além de tudo isso, coach é uma das profissões que mais crescem no mundo. Além de oferecer a possibilidade de um profissional utilizar suas experiências conhecimentos e habilidades para fomentar o crescimento de pessoas e empresas, também configura como uma atuação altamente rentável, tanto no sentido financeiro como nas possibilidades de evolução como ser humano.

Então, tá esperando o quê para iniciar um novo momento em sua carreira? Invista em você. Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC; forme-se e seja certificado pela melhor escola do Brasil; e aprenda tudo sobre como ser o melhor Coach que você pode ser!