Voltar

O que são os valores de uma empresa?

Publicado em | 0 comentários

Saber os valores que norteiam uma organização é importante para saber como se comportar nesta empresa! | shock

Quando uma empresa é criada ela já vem impregnada de motivações e identidades. Os valores organizacionais de uma empresa nada mais são do que essas motivações que determinam o modo como ela será gerida. São as crenças e atitudes que darão a determinada organização “sua cara”, sua identidade. Esses valores também pressupõem o conjunto de regras que os funcionários deverão cumprir em busca de obterem resultados positivos, portanto, são também a ética por trás dos comportamentos empresariais.

É muito importante não confundir valores com objetivos. Os valores são o que motivam a existência de uma organização, são a filosofia da empresa, aquilo que justifica ela ser e funcionar de determinada maneira, já os objetivos são as metas e conquistas que essa empresa deseja alcançar.

Uma empresa de embalagens recicláveis, por exemplo, tem por objetivo produzir produtos de qualidade, vender para o maior nicho de mercado que for possível e assim obter lucro e sucesso. Já os valores de uma empresa que recicla provavelmente estarão associados à preocupação ambiental e uso sustentável de materiais.

Como definir valores

Definir valores é muito importante para o progresso de uma empresa. Quando o consumidor acessa os produtos e serviços que lhe são ofertados ele gosta de agregar valor a esses produtos ou serviços. Ele gosta de saber que consome algo identificado com as visões de mundo que ele próprio possui.

Os valores de uma empresa também são importantes para estabelecer as normas de conduta que devem ser aplicadas por seus funcionários. Normas como “sempre tratar bem o cliente e os colegas”, “buscar solucionar problemas”, “ser proativo”, preenchem de qualidade e elevam a credibilidade de uma empresa.

Para definir valores os líderes e gestores de uma empresa devem refletir sobre quais são as convicções éticas, morais e filosóficas da organização e de seus colaboradores, que condutas seus colaboradores devem ter para que essas convicções sejam sempre postas em prática, e quais atitudes sua empresa deve ter para auxiliar na construção de uma sociedade melhor. Após refletir sobre esses três pontos é possível encontrar valores e missões que são confluentes com o espírito de sua organização.

A partir da construção de valores fica muito mais fácil perceber que os objetivos de uma empresa também passam por aquisições que não estão apenas no campo dos lucros financeiros, mas também dos ganhos em público consumidor fiel e imagem agradável no mercado.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!