Voltar

O Que São os Relacionamentos Interpessoais?

Publicado em | 0 comentários
Pessoas reunidas em um ambiente corporativo

Rawpixel.com Grupo de pessoas conversando em um ambiente corporativo

Os relacionamentos interpessoais são as relações que temos com as pessoas à nossa volta como, por exemplo, nossos parentes, amigos, parceiros, colegas de trabalho, funcionários ou clientes. Como somos seres relacionais, esta interação é importante em muitos sentidos, pois nos dá a noção de pertencimento àquele grupo ou sociedade onde estamos inseridos.

Os relacionamentos podem ser positivos quando nós construímos com outras pessoas relações de respeito, amizade, amor, reconhecimento, gratidão e reciprocidade. Por outro lado, quando as ligações com outros indivíduos são focos de estresse, brigas, conflitos, agressões verbais e físicas e desrespeito; isso se caracteriza como uma convivência bastante depreciativa e até perigosa.

Devemos buscar desenvolver relacionamentos interpessoais construtivos e recíprocos, onde todos os envolvidos sintam-se importantes, reconhecidos, respeitados, amados e tenham o direito de errar e ser perdoados. Isso vale para a relação com nossa família (pai, mãe, marido, esposa, irmãos, filhos, avós) nossos amigos, como também colegas de trabalho e liderados.

 

Como Construir Relacionamentos Interpessoais Positivos

Ninguém é perfeito, nem mesmo você. Essa é a grande verdade. E para que nossas interligações sejam duradouras e produtivas é essencial, em primeiro plano, cuidar da relação que temos com nós mesmos. Estou falando aqui do relacionamento intrapessoal, aquele que permite olhar para nosso eu interior, conhecer nosso íntimo, nossa luz e sombra, vivenciar um intenso processo de autoconhecimento, autocura e evoluir como ser humano.

Antes de cobrar determinadas posturas e comportamentos dos outros, precisamos nos autoavaliar e compreender quem somos verdadeiramente. A partir desta autodescoberta podemos começar a aparar nossas arestas, rever comportamentos, mudar nossa forma de pensar e agir em alguns aspectos, eliminar julgamentos e viver relações mais positivas em todos os sentidos.

Quanto ao seu trato com o outro, reflita – Será que você tem sido um bom amigo, filho, pai, irmão? Será que não cobra demais as pessoas? Será que você consegue realmente construir e manter relações positivas? Estas são perguntas que devemos nos fazer para melhorar os nossos relacionamentos interpessoais e também nossa convivência, amizade e relação com os demais.

Com certeza, conviver é sempre um desafio. Por outro lado é um das formas mais naturais para evoluirmos, pois ao estar em contato com pessoas diferentes de nós, temos a chance de conhecer outros mapas de mundo, outras formas de enxergar as coisas, de ver, entender e sentir a realidade.

Ao observarmos o outro, nós aprendemos muito sobre nós, refletimos sobre quem somos agora e sobre quem queremos ser amanhã. Este é um processo enriquecedor e poderoso, onde temos a chance de junto com outras pessoas crescer, evoluir, errar, acertar, aprender, crescer e nos tornamos o melhor ser humano que podemos ser.

Permita-se enxergar a vida sob esta ótica e ouse construir relacionamentos interpessoais positivos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!