Voltar

O Que São Ferramentas de Coaching?

Publicado em | 0 comentários

Aycatcher/Shutterstock As ferramentas de Coaching ajudam no desenvolvimento do Coachee e no alcance de suas metas e obejtivos

Em seu sentido amplo/geral, uma ferramenta é um suporte que permite as pessoas desenvolverem determinadas atividades.  No processo de Coaching, as ferramentas de Coaching são adaptadas e desenvolvidas em prol do desenvolvimento humano e do alcance do estado desejado do coachee.

Nesse caso, são chamadas de ferramentas algumas técnicas que fundamentam a estrutura básica de uma sessão de Coaching.  Em outros contextos, ferramentas são objetos que facilitam um trabalho mecânico. Logo, são ferramentas, nesse contexto, o martelo, a chave de fenda, entre outras.

Ferramentas de Coaching

Enquanto um marceneiro usa um martelo para consertar uma porta, um coach faz uso de rapport (técnica de recapitulação + expansão: cocriação) e acompanhamento, tema da sessão/proposta permeada pelo Shazam (perguntas mágicas para identificar e nomear o estado atual do coachee), desenvolvimento da sessão (criar e acompanhar o flow), dentre outras.

Como foi visto, além do objeto físico em si, o conceito de ferramenta também é usado para fazer referência a suportes que melhorem a capacidade de desenvolver algumas tarefas em nosso dia a dia e nos ajudar a alcançar as metas e objetivos estipulados por coach e coachee semanalmente.

Por isso, é possível falar de ferramentas de Coaching também no sentido da carreira e vida pessoal do cliente. Digo isso porque elas são poderosos instrumentos de apoio em seu processo de autoconhecimento, no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e de evolução continua como ser humano.

O Processo de Coaching

Coaching é uma metodologia fantástica de desenvolvimento humano e aceleração de resultados. Diferencia-se das outras abordagens comportamentais porque trabalha com foco no presente e proporciona uma evolução pessoal e profissional de forma objetiva, planejada e rápida.

Se, por exemplo, a meta é conquistar novos patamares na carreira ou como líder, o método trabalhará neste sentido e dispondo de ferramentas específicas para isso. Do mesmo modo, se os alvos são em âmbito privado e pessoal, outras técnicas e abordagens serão aplicadas visando o alcance efetivo destas demandas.

De modo geral, as ferramentas de Coaching são métodos realmente efetivos e assertivos na construção de novos comportamentos, ressignificação de crenças e alcance de resultados fantásticos em todas as áreas da vida.

Se você também busca esta evolução sistêmica e potencializar suas competências e habilidades, conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC; o mais completo curso de Coaching do Brasil e o treinamento ideal para quem busca ir cada vez mais além em sua história e construir um legado fantástico.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!