O termo “case” é muito importante para o mercado e em um processo de coaching. Para quem ainda não sabe, os cases são relatos de trabalhos marcantes com aspectos positivos e negativos que servem como aprendizado para quem está buscando por referências. Para entender mais sobre o assunto é só continuar lendo esse artigo!

Porque os cases são importantes

Os cases chamam a atenção das pessoas, pois permitem que elas se espelhem nos resultados obtidos por outros indivíduos e tenha uma âncora de motivação para buscar seus próprios objetivos. São histórias verdadeiras, que podem se tornar realidade na vida de quem está as estudando.

Por isso, relatar os cases ajuda o profissional organizar melhor seu trabalho, sintetizar as informações, identificar os aprendizados obtidos e estimular outras pessoas a fazerem o mesmo. No fim das contas, cada atividade relevante que você realiza deve ser registrada. Esse pode ser o começo do seu portfólio, inclusive! Este banco de dados é como um histórico do profissional, que pode acompanhar seu próprio desenvolvimento, ao longo da carreira, por meio destas transcrições.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

Como os cases ajudam na carreira

Talvez você ainda não tenha entendido o potencial que um case pode ter na carreira de um profissional. Por isso, selecionei algumas situações interessantes para você analisar:

  • É claro que o seu primeiro case de sucesso é você mesmo. A sua história é a primeira história de sucesso a ser destacada. Entretanto, lembre-se de criar o hábito de escrever e guardar seus cases de sucesso para usá-los, tanto como ferramenta de marketing quanto como estratégia de empatia com seus outros clientes. Os cases que você participou podem ser ótimas propagandas da sua competência e dos seus feitos em um processo seletivo para uma nova oportunidade.
  • Do mesmo modo, a reunião dos seus cases de sucesso pode ajudar você a conseguir um aumento salarial ou promoção de cargo.
  • A apresentação dos casos de sucesso da empresa em que você trabalha para um possível novo cliente pode encurtar o caminho do fechamento do negócio.
  • Como líder, a apresentação dos cases do seu time pode abrir portas para o aumento da verba da área ou até a sua promoção ou dos seus liderados. O que será verificado, por meio dos cases, é justamente se a solução de problemas, adotada por você, pode também ajudá-la a ultrapassar os desafios.

  • No método coaching, a apresentação do case funciona como motivação para que o coachee consiga encontrar seu estímulo interno e seguir em frente sozinho.
  • Em um momento negativo da carreira, como após uma demissão, a revisitação dos seus cases pode ser uma forma de incentivo para refletir sobre o seu momento profissional e buscar por oportunidades melhores.
  • Os estudos para uma pós-graduação, mestrado ou doutorado podem ser complementados com a análise de cases.
  • Os cases da sua carreira podem se tornar uma inspiração para outras pessoas também. Já pensou nisso? No quanto a sua dedicação para o seu trabalho pode ser uma forma de motivar outros profissionais a serem melhores!

Você tem algum case na sua carreira? Então, compartilhe conosco e escreva nos comentários no fim do artigo. Assim, todo mundo aprende mais e junto.

O resultado como forma de aprendizado

PSC

O que falei acima sobre o compartilhamento e o aprendizado é a mais pura verdade. Se não pudermos explorar os ensinamentos dos sucessos dos nossos pares profissionais, vamos simplesmente continuar errando naqueles mesmos pontos. É importante o que geralmente dá certo e o que não dá.

A partir dos acertos e dos erros, podemos compreender quais foram os fatos da linha do tempo que levaram para esse caminho. Com cada um dos atos, é possível fazer uma análise profunda para dissecar a importância deles e até onde eles influenciaram no resultado final.

Essa verificação deve conter um estudo a respeito do contexto interno e externo, pois esses fatores são essenciais para o bom ou mau andamento de um trabalho. Além disso, é importante considerar o time envolvido e a importância do trabalho individual.

Olhar para o case isoladamente sem considerar os itens que falei acima, pode ser um trabalho perdido. A visão sistêmica é essencial para qualquer profissional, ainda mais para aqueles que estão estudando o sucesso de outras atividades.

Após considerar todos os fatos, é possível chegar a conclusões reais e absorver somente aquilo que é válido para a sua situação atual. Afinal, não adianta aplicar todos os novos conhecimentos de uma vez no seu dia a dia. Comece com aquilo que realmente vai fazer efeito no seu cotidiano e, aos poucos, tente encaixar o resto.

O planejamento das ações é essencial para que se evite erros superficiais e mais profundos. Ninguém merece não finalizar uma tarefa por conta de um erro pequeno, não é mesmo? Por isso, é importantíssimo que você seja organizado e esteja por dentro de tudo que está acontecendo.

A importância da confidencialidade

Durante os treinamentos de coaching, os cases de sucesso só devem ser divulgados com a autorização prévia do cliente. Este é o respeito ao princípio da confidencialidade, em que o coach (orientador) e o coachee (aprendiz) assumem um compromisso real em manter o sigilo em relação a tudo o que acontece durante o processo.

Com a autorização do cliente, os cases também podem se tornam excelentes ferramentas de divulgação de trabalhos. Além disso, ainda são fontes de pesquisa, muito utilizadas por universidades e por grandes empresas.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Vamos começar?

Agora que você já sabe o significado de case e qual é o destaque que ele tem no mercado, é hora de investir na sua história!

Por que não começar a analisar agora mesmo como os seus pares de trabalho estão construindo os próprios cases? Se bobear, você já tem um case na carreira, mas ainda não entende a relevância dele.

Tendo cases ou não, por que não começar a elaborar os seus próprios cases? Nunca é tarde demais para começar evoluir. Aliás, o autodesenvolvimento é um dos ensinamentos mais poderosos do coaching. O método pode ser muito efetivo no seu caminho em busca do sucesso.

Até a próxima!

Copyright: MSSA/Shutterstock