A âncora é um estímulo externo que causa uma reação interna. Pode ser um símbolo, uma imagem, um som, um cheiro ou outros itens que são capazes de despertar a sensação e/ou o sentimento de desencadear emoções e sensações. Para saber mais é só continuar lendo o artigo!

Afinal, o que é uma âncora?

A âncora de um navio ou de um barco está anexada em algum local estável com o intuito de evitar que eles saiam correndo sozinhos. Para dar mais sentido ainda a essa comparação, o navio pode ser considerado o ponto da nossa consciência no oceano das nossas experiências.

Para ilustrar a questão da âncora vou mostrar um exemplo. Imagine que no momento em que você ouviu uma notícia ruim estava tocando uma música qualquer. Apesar de não ser um estilo que você simpatiza, a canção ficou marcada por ser a trilha daquela hora difícil. Agora imagine que meses mais tarde, a mesma música tocou em uma festa de aniversário de um amigo. Logo, uma imagem recordada pode se tornar âncora para uma fantasia visual. Se a âncora mexe negativamente, como é o caso desse exemplo, você repele coisas. Caso mexa positivamente, você atrai coisas.

No fim das contas, as âncoras são como pontos de referência que auxiliam a pessoa a descobrir um local particular dentro de seu oceano de experiências. Essas âncoras mantém a atenção das pessoas dentro de suas próprias experiências.

A âncora no processo de coaching

Já ouviu falar de coaching? O método é uma poderosa forma de mudar a vida de uma pessoa de forma positiva, trazendo autoconhecimento, inteligência emocional e a capacidade de evoluir todos os dias.

Em uma sessão, o coach (treinador) pode pedir para o coachee (aprendiz, no caso você) fechar os olhos e visualizar uma situação enquanto segura a mão dele. Para completar, o coach ainda pode dizer “você também é capaz de desencadear essa emoção e segurança”, como se fosse um mantra. Ao ouvir isso, a pessoa, na maioria das vezes, aperta a própria mão. No momento em que o indivíduo que está com os olhos fechados tocar a própria mão, a âncora estará sendo instaurada.

PSC

O processo de estabelecer esse mecanismo envolve, ao mesmo tempo, a associação de duas experiências. Os modelos de condicionamento behavioristas trazem a concepção de que as conexões são mais efetivamente estabelecidas com a ajuda de repetições.

Algumas pessoas podem sentir a necessidade de usar esses mecanismos para fazer acessar novamente estados. Existe a possibilidade que um professor use uma “autoâncora” para alcançar o estado que ele deseja estar como professor de uma turma. Esta pode ser uma imagem interna de alguma coisa que, no momento em que se pensa sobre ela, traz na mesma hora esse estado. A “autoâncora” se pode fazer também por meio de exemplos, tais como falar sobre os pais de alguém ou alguma vivência que tenha associações muito complexas.

Resumindo, as âncoras aplicam o processo de informação para:

  • Obter acesso ao conhecimento cognitivo e aos estados internos;
  • Interligar experiências para aumentar re­sultados, consolidar conhecimentos, transferir o aprendizado e experiências para diversos contextos.

Por que usar esse mecanismo

As âncoras podem auxiliar a transferir aprendizados para outros contextos. A “recomendação” pode ser tanto verbal quanto não verbal ou simbólica. Alguns objetos comuns e recomendações que surgem dentro de casa ou do ambiente de trabalho de uma pessoa podem se firmar como âncoras definitivas.

Quanto mais a âncora puder ser estabelecida ou esclarecida com relação a um conceito privado ou a uma tentativa de alusão, mais fortalecida ela tende a se tornar. Uma pessoa pode elaborar uma âncora ao repetir algumas histórias, brincadeiras específicas etc. Esse indivíduo, ao pensar em seu grupo de amigos, quando retoma a história sobre determinada experiência que teve com eles, redescobre as mesmas sensações que teve quando todos estiveram juntos antes.

O que é a programação neurolinguística

É significante que a metáfora da “âncora” seja usada na formação de Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). A âncora de um navio ou de um barco está presa pelos participantes da tripulação a algum ponto estável. O objetivo é prender a embarcação marítima em uma área e impedir que ele saia de lá navegando sozinha. Como consequência, a proposta não é somente um impulso puramente mecânico que gera uma resposta, mas também é uma alusão que ajuda a tornar um estado estabilizado.

O curso é baseado na ciência de mesmo nome, desenvolvida pelos estudiosos por Richard Bandler e John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos. Segundo eles, é possível conectar os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento para alcançar uma só meta. Além dessa ciência, a formação também tem como referência uma metodologia do Tony Robbins, um treinador de performance mundialmente famoso. É uma técnica de modelagem, que funciona com a observação analítica das pessoas bem-sucedidas e os motivos pelos quais elas chegaram ao patamar que estão.

O conteúdo do PNL busca ensinar o coachee (aprendiz, ou seja, você) a ser a melhor versão de si mesmo. Para isso, você irá aprender mais profundamente a respeito da programação neurolinguística; processos de ancoragem; como instigar e exercitar o autoconhecimento e a inteligência emocional; o que é e como realizar o autodesenvolvimento constantemente; o que é hipnose Ericksoniana; como novos comportamentos e mudança de hábitos; como transformar a sua história pessoal para um lado positivo; como lidar com polaridades; o que é ressignificação e qual é o poder desse conceito; o que é o alinhamento de níveis neurológicos; como praticar a linguagem não verbal; quais são os canais representacionais; o que é e como funciona a estrutura do pensamento; como analisar uma mesma situação com mais de um ponto de vista; boas práticas de uma liderança efetiva, tais como gerar comprometimento da equipe; e muitos outros pontos importantíssimos para quem quer desempenhar um bom papel seja no mercado de trabalho ou na vida pessoal.

A formação de Programação Neurolinguística do Instituto Brasileiro de Coaching é uma excelente maneira de entender a simbologia da âncora e como isso irá acontecer na sua vida no dia a dia. Mais do isso, você ainda desenvolve sua capacidade de liderança, sua habilidade em transformar sonhos em objetivos reais com planos de ação tangíveis; suas competências relacionadas à estratégia; seu gerenciamento de pessoas e de atividades; e suas aptidões para compreender e desenvolver a autoestima. Além disso, você ainda aprende métodos fáceis para eliminar bloqueios, como desenvolver a criatividade com facilidade, como extrair o máximo de seu inconsciente aproveitando seu potencial, como criar estratégias inteligentes de decisão e automotivação e a como se comunicar melhor por meio de palavras faladas ou escritas.

Sua vez

Agora é a sua vez de mover a próxima peça do jogo e mergulhar no seu progresso pessoal e profissional. E é justamente com o coaching que você consegue atingir aqueles objetivos que parecem ser impossível até mesmo de planejar. Esteja em contato com você mesmo e, principalmente, entenda mais a si em todos os aspectos. O método da âncora e o processo de coaching como um todo coopera fortemente nesse sentido.

Superinteressante o tema âncora, não é mesmo? Comente e compartilhe estes conhecimentos nas suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por Lightspring – ID da ilustração stock livre de direitos: 614141174