âncora

© Depositphotos.com / Surovtseva Uma pessoa pode ter várias âncoras de carreira, que servem de apoio às decisões e motivação pessoal.

“Âncora de carreira” é um conceito desenvolvido por Edgar Schein, psicólogo e professor suíço, estudioso da cultura organizacional e sua importância no desenvolvimento das empresas. De acordo com o especialista, a âncora de carreira é um elemento que exerce bastante influência na tomada de decisões e no direcionamento da carreira das pessoas.

Para entender melhor o conceito, conhecer as âncoras de carreira e descobrir como utilizá-las em prol do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal, continue a leitura deste artigo!

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

O que são âncoras de carreira?

A âncora de carreira é um reflexo de toda a bagagem adquirida ao longo das diversas experiências que um indivíduo tem em sua vida pessoal e profissional, revelando as suas prioridades na carreira. Uma pessoa pode ter várias âncoras de carreira, que representam o seu “eu” na essência e evidenciam os seus ideais e os seus preceitos com relação ao trabalho.

São elas que apoiam o direcionamento profissional, alinhado às motivações e talentos pessoais. É válido destacar que se trata de um aspecto totalmente individual. Enquanto para alguns a âncora pode ser segurança e estabilidade, para outros pode ser o desafio puro, por exemplo. Não há certo ou errado, mas sim o que cada um considera mais importante na hora de fazer as suas escolhas profissionais.

Quais são as 8 âncoras de carreira de Edgar Schein?

PSC

De acordo com Edgar Schein, existem oito categorias principais de âncoras de carreira, e cada uma terá uma prioridade e importância diferente para cada pessoa. Ter conhecimento a respeito das suas preferências e prioridades o ajudará muito a fazer escolhas positivas e alcançar um excelente desempenho no trabalho. As 8 âncoras são:

  1. Autonomia e independência;
  2. Competência administrativa geral;
  3. Competência técnica e funcional;
  4. Criatividade empreendedora;
  5. Dedicação a uma causa;
  6. Desafio puro;
  7. Estilo de vida;
  8. Segurança e estabilidade.

Conheça, em detalhes, cada uma das âncoras de carreira, isso o ajudará a compreender melhor os resultados quando realizar o teste.

1. Autonomia e independência

Se a autonomia é importante para uma pessoa, ela vai querer uma carreira que consiga definir e moldar à sua maneira. Ela dará preferência para empregos que permitam certo grau de flexibilidade e capacidade de tomar decisões. Dependendo da carreira escolhida, o indivíduo poderá desejar trabalhar por conta própria, como um profissional liberal.

Uma pessoa que está mais motivada para ter autonomia ficará desmotivada se trabalhar em um local em que esteja rodeada por muitas regras e restrições, como ocorre em empresas muito tradicionais e resistentes às mudanças. Ela precisa de um pouco mais de liberdade e flexibilidade para agir ou propor as suas ideias. Como resultado, precisa encontrar oportunidades que atendam a essa necessidade de independência.

2. Competência administrativa geral

Indivíduos que priorizam essa âncora de carreira, provavelmente, se sentem motivados com ações como: tomar decisões, dar orientações e gerenciar outras pessoas. São profissionais com tendência a serem especialistas técnicos em suas áreas e que buscam trabalhar para ascender e assumir funções gerenciais.

Geralmente, são indivíduos com boas noções e talentos para planejamento, organização, administração e delegação de tarefas. Costumam ser pessoas que se sentem confortáveis em posição de liderança, pois lidam bem com outros indivíduos, orientando-lhes diante de atividades específicas.

3. Competência técnica e funcional

Esta é uma âncora de carreira que está relacionada à aplicação de habilidades, conhecimentos e experiências dentro de um contexto específico de trabalho. Pessoas que priorizam a competência técnica como uma importante âncora em sua carreira se sentem mais motivadas por serem conhecidas como especialistas. É aquele tipo de “expert”, que quando se fala em determinado assunto, o nome dele vem logo à cabeça.

As pessoas que se identificam com essa âncora encontram na execução do seu trabalho uma expressão legítima da sua própria identidade e, por isso, sentem-se realizadas ao enfrentar os desafios da sua área.

4. Criatividade empreendedora

Os empreendedores são criativos, inovadores e, muitas vezes, visionários. Eles costumam ter ótimas ideias e ser grandes líderes. Isso faz com que tenham boas chances de criar e administrar o seu próprio negócio.

Esse perfil de indivíduo se sente mais confortável em correr riscos e mais motivado para enfrentar e superar obstáculos. O sucesso é muito importante para essa pessoa, que quer provar ao mundo que é capaz de criar uma empresa por meio do seu próprio esforço. São profissionais atentos a tudo o que se passa ao seu redor, procurando identificar necessidades em sociedade que possam ser solucionadas por meio de novos produtos, serviços e empresas.

5. Dedicação a uma causa

Aqueles que possuem essa âncora de carreira desejam um trabalho que alcance algo de valor, fazendo a diferença no mundo. Eles são movidos por uma causa e, com isso, buscam oportunidades que estejam de acordo com os valores que pregam.

Um bom exemplo são as pessoas engajadas em causas ambientais, que geralmente se recusam a trabalhar em empresas que não funcionem de acordo com as regras de preservação do meio ambiente. Pessoas assim procuram levar os seus ideais por onde quer que passem, divulgando as suas crenças às empresas e fazendo com que as suas ações sejam mais direcionadas ao alcance daquele objetivo.

6. Desafio puro

Ter o desafio puro como a principal âncora de carreira mostra que se trata de uma pessoa que gosta de resolver problemas. São indivíduos que sentem prazer em trabalhar com oponentes difíceis, pois isso os motiva a seguirem adiante. Para eles, a única razão significativa para buscar um emprego é se superar a cada dia, vencendo barreiras e obstáculos.

Indivíduos que se identificam com essa âncora entendem que a dificuldade da trajetória apenas engrandece a conquista final. Por isso, não têm medo das barreiras que precisam ser superadas. São pessoas muito autoconfiantes.

7. Estilo de vida

Um grande número de pessoas tem demonstrado interesse pela busca do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Assim, buscam maneiras de criar as suas próprias carreiras e gerar renda. Quem prioriza a âncora estilo de vida costuma buscar a chamada carreira de portfólio.

Trata-se de um tipo de carreira que é constituído a partir de todas as coisas que uma pessoa adora fazer, aliadas aos seus talentos e habilidades. Ao criar a sua própria carreira ou negócio, esses indivíduos conseguem obter a flexibilidade necessária para alcançar o estilo de vida desejado, equilibrando a vida pessoal (saúde, família, amigos, valores pessoais) e a vida profissional.

8. Segurança e estabilidade

Algumas pessoas têm como prioridade a segurança e a estabilidade em suas carreiras e, como resultado, provavelmente escolherão opções de trabalho mais estáveis ​​e de longo prazo. Esse perfil profissional prefere uma rotina constante, na qual consiga ter controle sobre as coisas e saber como será o dia seguinte. São indivíduos que podem crescer dentro de uma empresa ao longo do tempo e passar anos trabalhando no mesmo lugar.

Paixões por determinadas atividades e iniciativas empreendedoras podem ficar em segundo plano, já que esse indivíduo tem uma menor tolerância ao risco. Assim, prefere os empregos tradicionais, sabendo quantas horas deverá trabalhar por dia e quanto dinheiro deverá ganhar ao fim do mês.

Com qual âncora de carreira você mais se identificou? Faça o teste!

Apenas lendo as descrições de cada âncora de carreira, com qual delas você mais se identificou? Anote as suas respostas, registrando a opção que se mostrou mais parecida com o que busca para a sua vida profissional, seguidas daquelas que aparecem em menor grau.

Depois, ao fazer o teste, você poderá comparar as suas percepções com o resultado oficial e verificar se realmente se conhece, ou se existem pontos que não havia percebido. Essa experiência dará a você uma visão interessante sobre a forma como enxerga a si mesmo.

Para identificar quais são as suas principais âncoras de carreira, é preciso responder a um questionário com 40 perguntas e fazer alguns cálculos para chegar ao resultado. Faça o teste chamado Como você faz suas escolhas de carreira?” no site da Exame e descubra!

Qual a relação entre o coaching e as âncoras de carreira?

Se você deseja contar com suporte para planejar a sua vida de acordo com suas âncoras de carreira, o coaching certamente poderá ajudá-lo. Por meio de técnicas e ferramentas poderosas, o seu coach o conduzirá por um caminho de autoconhecimento e desenvolvimento contínuos, para viver com propósito e motivação.

Dessa forma, você identificará o que é prioridade em sua vida, definirá objetivos consoantes com essa prioridade e desenhará uma trajetória que o permita viver de acordo com o seu propósito!

Para finalizar, fique com uma citação do criador do conceito de “âncora de carreira”, Edgar Schein: “O líder do futuro será uma pessoa que pode conduzir e seguir, ser central e marginal, estar hierarquicamente acima e abaixo, ser individualista e membro da equipe e, acima de tudo, ser um eterno aprendiz”.

E você, querida pessoa, qual é a sua âncora de carreira? Deixe um comentário no espaço abaixo, citando o seu resultado. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por gualtiero boffi