A entrevista de emprego, com certeza, é um dos momentos mais importantes no processo de recrutamento e seleção de pessoas. Nela, tanto o entrevistador deve estar preparado para perguntar, quanto os candidatos para responder, de forma precisa, aos seus questionamentos. Por isso mesmo, a definição dessas perguntas é como Maiêutica, de Sócrates, uma arte que você precisa dominar.

Todavia, no dia a dia dos profissionais de RH, sempre surgem muitas dúvidas sobre o que perguntar em uma entrevista de emprego. Isso é um fato recorrente, pois, embora haja alguns questionamentos que podem ser usados de modo recorrente, sempre é preciso inovar e trazer algo diferente para que essas dinâmicas de seleção fiquem mais atrativas e menos repetitivas.

Fazer perguntas diferentes também é uma forma de testar a criatividade dos candidatos, pois muitos profissionais que participam de muitas seleções, já têm respostas pré-prontas, e isso as torna mais mecânicas e menos realistas. Criar perguntas inovadoras evita que isso ocorra. Neste artigo, vamos conferir algumas dicas de perguntas para a entrevista de emprego. Continue a leitura a seguir e saiba mais!

1. Qual música melhor define a sua vida?

Aqui, a ideia é conhecer um pouco mais o candidato, por meio de uma canção que apresente as suas características, crenças, sonhos, superações ou estilo de vida mesmo. Para isso, o entrevistador deve pedir que a pessoa escolha um trecho da música escolhida para explicar a relação com a sua vida. Essa pergunta testa a criatividade e também permite que as pessoas falem um pouco mais sobre si, a partir da letra da musica e até do ritmo escolhido.

2. Como seria a sua carta de recomendação?

O objetivo é fazer com que o profissional faça um autoavaliação/autoapresentação e apresente as suas experiências, conhecimentos, habilidades e competências, segundo outra pessoa. Para isso, o candidato deve ser convidado a escrever uma breve carta, em terceira pessoa, recomendando a si mesmo. Algumas empresas solicitam essa carta por escrito, enquanto outras apenas pedem uma descrição oral durante a própria entrevista. É um meio de testar o autoconhecimento do candidato.

3. Como seria um dia de trabalho perfeito?

Peça para a pessoa descrever como seria um dia extraordinário na sua jornada de trabalho. Como seria? O que precisaria acontecer? Como ela colaboraria para isso? E como os colegas e gestores fariam parte disso? Essa pergunta indiretamente permite que a empresa conheça as expectativas do candidato, tanto para a sua carreira como para aquele emprego especificamente. Assim, a organização pode verificar se aquele ambiente é compatível com as expectativas descritas.

4. Se você fosse um animal, qual você seria?

Ok, essa não é uma pergunta exatamente original. No entanto, ela continua sendo bastante válida, pois testa o autoconhecimento do indivíduo, bem como a sua capacidade de explicar e de fazer analogias entre o seu jeito de ser e as características do animal escolhido. Entre as características a serem abordadas, a pessoa pode abordar tanto aspectos gerais do seu ser quanto aspectos específicos da sua profissão e do seu dia a dia de trabalho.

5. Conte um exemplo de uma situação em que você foi capaz de usar a sua (característica).

Essa pergunta é importante por dois motivos. O primeiro deles é testar a capacidade do candidato de narrar fatos de forma lógica e coerente, verificando se as suas competências de comunicação são eficazes. O segundo é saber se o candidato tem como comprovar que as qualidades que ele citou como sendo suas de fato aparecem no seu dia a dia profissional e como isso ocorre.

6. Por que você gostaria de trabalhar aqui?

Essa pergunta é importante para que o candidato possa explicar as suas expectativas para esse novo emprego, indo além dos fatores óbvios, como o salário e os demais benefícios oferecidos pela empresa. Além disso, ao fazer essa pergunta, o recrutador tem a oportunidade de saber se o candidato pesquisou um pouco sobre aquela organização. Isso revela traços importantes do indivíduo (inclusive na vida profissional), como: curiosidade, proatividade, preparação, planejamento, e por aí vai.

7. Qual foi o maior desafio que você já superou?

Essa pergunta também aparece com frequência nas entrevistas de emprego, e não é à toa. Ela serve para que os recrutadores conheçam, de forma prática, a capacidade do candidato de resolver problemas — o que faz parte do dia a dia de absolutamente qualquer profissão. Não necessariamente precisa ser um fato de trabalho, podendo ser também uma superação na vida pessoal do indivíduo. Isso pode evidenciar a resiliência, a inteligência, a criatividade, entre outros traços importantes da pessoa.

Conclusão

PSC

Esses são alguns exemplos de perguntas diferentes que o recrutador também pode incluir no seu roteiro para entrevista de emprego. Por mais simples que pareçam, por serem inesperados, esses questionamentos podem levar o candidato a se esforçar mais para respondê-los, o que torna o processo mais efetivo e menos engessado.

As seleções podem ser mais interessantes quando saem do óbvio e levam o futuro colaborador a expandir a sua mente. Assim, propor reflexões sobre si mesmo é interessante para avaliar o nível de autoconhecimento profissional e também pessoal de cada candidato.

Quanto mais a pessoa sabe quem ela é, mais condições têm de desempenhar um bom trabalho, pois, ao identificar os seus pontos fortes e de melhoria, ela mostra que deseja progredir e conquistar grandes resultados na sua carreira — indo ao encontro dos propósitos das organizações.

Se você é selecionador, ficam aqui as nossas dicas para propor perguntas diferentes. Caso você seja a pessoa avaliada, conheça bem a si mesmo e esteja sempre preparado para responder a qualquer pergunta. Para treinar, responda às perguntas acima!

E você, ser de luz, se lembra de alguma pergunta que achou criativa nas entrevistas de emprego das quais já participou? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!