buscando-caminho-feliz

O Que Fazer Para Ser Feliz?

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de outubro de 2017

Você sabe o que fazer para ser feliz? Bem, podemos dizer, sem errar, que esta é uma pergunta que ecoa incessantemente na mente do ser humano desde sempre. Não por acaso, as ciências e religiões tentam avidamente respondê-la com suas fórmulas ou preceitos do que fazer e não fazer para ser feliz. Neste sentido, tenho certeza que já ouviu muitas teorias a respeito, o que em muitos casos, pode confundir mais até do que ajudar a encontrar uma boa resposta para conquistar aquele sentimento de satisfação e alegria que busca.

Depois de muito ouvir e vivenciar, podemos concluir que a felicidade é uma definição sempre muito pessoal. Ou seja, cada um tem sua forma de definir o que é ou não ser e estar feliz. Eu tenho a minha ideia e aposto que você também tem a sua. Por isso mesmo, se nós somos seres únicos, é tempo perdido tentar nos enquadrar em alguma determinação específica de felicidade.

O Caminho da Felicidade

Quando falamos em autossatisfação, gosto de uma frase atribuída a Mahatma Gandhi que diz que – “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”. Já parou para pensar no que isso quer dizer? Bem, hoje mais do que nunca, as pessoas vivem buscando fórmulas prontas para serem felizes em seu trabalho, em seu casamento ou mesmo com seu corpo. Isso acaba fazendo com que percam grande parte da sua existência replicando o que deu certo para o outro, mas que não necessariamente será bom para elas.

Na prática, estes indivíduos não vivem a sua realidade ou caminham o seu próprio caminho, mas sim a vida de terceiros. Por isso, quando algo não dá certo, logo se sentem ainda mais infelizes e perdidos em seu sem número de questionamentos e lamentações. E sabe por que isso acontece? Porque se esquecem de olhar para dentro, de ouvir sua voz interior, porque negam seus pontos de melhoria, porque não trabalham suas crenças limitantes e não buscam conquistar um autoconhecimento que finalmente lhes permita viver a sua felicidade autêntica.

O Que Fazer Para Ser Feliz?

Bem, eu honro e respeito à individualidade e história de cada ser humano. Por isso mesmo, não vou dizer o que você deve fazer ou não para ser feliz. Esta verdade é apenas sua! Porém, eu tenho algumas boas ideias para compartilhar que podem ajudar você a encontrar seu próprio caminho e a resposta que busca para esta importante pergunta. Continue lendo e conheça três passos que podem lhe direcionar para a sua plenitude existencial.

Invista em seu Autoconhecimento

Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. Acredito e repito sempre esta frase, pois sei que o autoconhecimento é realmente a chave de todo amadurecimento e evolução humana. Portanto, é importante saber quem você é; quais são os seus sonhos e desejos; quais são suas crenças e valores; suas motivações e frustrações; conhecer seus pontos fortes e de melhoria; procurar entender aquilo que lhe incomoda e trabalhar no sentido de encontrar um alinhamento entre quem você é hoje e quem você deseja ser.

Quando uma pessoa se sente bem consigo mesma, a felicidade se torna algo mais natural e não uma imposição. Para isso, o processo de Coaching, com suas técnicas, métodos e ferramentas, é poderoso um aliado no desenvolvimento de maior autoconsciência e empoderamento. Também auxilia a identificar e melhorar os aspectos comportamentais que estão limitando seu sucesso, bem como a aprimorar as competências e habilidades emocionais que podem ajudar você a ser verdadeiramente mais realizado em sua vida.

Cure suas Dores

Acontecimentos negativos não ressignificados são um dos principais empecilhos a que uma pessoa possa ser feliz. Digo isso, porque quando as memórias de traumas, mágoas, ressentimentos e tristezas se repetem dia após dia, estas dores acabam sabotando a felicidade do indivíduo e baixando sua energia totalmente também.

Portanto, se você deseja encontrar o seu melhor, é essencial trabalhar para vencer os sentimentos negativos que minam seu bem-estar, lhe mantém atrelado a momentos ruins do passado e a pessoas não tão boas. Como fazer isso? Investindo em seu processo de autoconhecimento, exercitando o perdão e o autoperdão e também emoções positivas como o amor próprio e autovalorização. Se não estiver conseguindo sozinho, um Life Coach pode ajudar neste caminho.

Exercite o Autoperdão!

Com certeza a pessoa que você é hoje é bem diferente da que era há 10 ou 20 anos. E eu não estou falando apenas dos aspectos físicos. Certamente, a sua mentalidade e o seu modo de ver a vida também passaram por mudanças ao longo do tempo. Porém, dependendo da forma como você lidou com tudo que lhe aconteceu até aqui, a sua felicidade possa ter ficado limitada também. Já parou para pensar nisso – em como sua forma de encarar seus momentos pode ter impactado no quanto você é feliz?

Pois bem, talvez este seja o momento certo para refletir a respeito e para avaliar qual é, hoje, o seu grau de satisfação com a sua vida atual. A sua resposta franca vai te ajudar a esclarecer aqueles assuntos que ficaram em aberto e, que mesmo lhe incomodando, você nunca teve coragem de mexer.

Talvez esta seja a hora certa para se perdoar por seus erros, pois acredite: você fez o melhor que podia fazer, naquele momento, com aquilo que tinha, sabia e era. Toda felicidade verdadeira começa pela capacidade de reconhecer o próprio direito de errar e de ter uma nova chance de mudar e fazer diferente.

Eu tenho certeza que você já aprendeu muito com seus erros. Por isso, é hora de parar de se punir, de se lamentar e se perdoar. Na prática isso quer dizer aceitar que você é humano e se permitir seguir em frente sem tanta culpa e autoflagelação. Seria bem melhor, não é mesmo? Então, se dê este importante voto de confiança e perdoe-se! Faça isso e veja sua vida melhorar poderosamente em todos os aspectos.

Por fim, agora que você entende melhor o que fazer para ser feliz é hora de colocar em prática estes importantes aprendizados, que em resumo são – autoconhecimento, cura e autoperdão. Conhecer-se, curar-se e perdoar-se; são elementos essenciais para incorporar pensamentos e comportamentos mais positivos e que, verdadeiramente, te levem a conquistar sua autossatisfação pessoal e profissional e a felicidade em existir. Permita-se!

 

Copyright: 303566159 Gajus – https://www.shutterstock.com/pt/g/gajus