Robert Kneschke/Shutterstock Em tempos de crise, ter ferramentas efetivas para motivar sua equipe é ainda mais fundamental

Por todos os lugares o que vemos são os retratos da atual crise financeira e política de nosso país. Nas ruas, na tv, nos jornais, no supermercado com o aumento dos preços, nas estatísticas com o alto volume no número de desempregados e com a diminuição do nosso poder de compra.

Diante deste cenário de tantas incertezas é até natural que também, nas empresas, haja um clima de apreensão por parte dos profissionais. Hoje, muitas organizações não estão resistindo e fechando suas portas e, consequentemente, mandando seus colaboradores embora. Entretanto, mesmo com tantas adversidades, outras resistem bravamente e até mesmo crescem em meio à crise.

Por isso, é importante saber o que fazer para motivar uma equipe, seja ela de qual área for, para que não desanimem e mantenham sua motivação, especialmente, nestes momentos onde tudo muda tão rapidamente. Pensando nisso, hoje eu trouxe algumas dicas para você inspirar e motivar seus colaboradores e mantê-los firmes, positivos e produtivos em seu trabalho mesmo na crise do Brasil.

Dicas Para Motivar uma Equipe na Crise

Honre seus Compromissos – Busque manter sua palavra e honrar seus compromissos com seus funcionários. Garanta o pagamento dos salários e benefícios sociais, em dia, cuide da qualidade do ambiente de trabalho, da gestão de pessoas e alimente um clima organizacional positivo na organização.

Foque no Positivo – Nada de ficar reclamando para sua equipe da situação do país, da empresa e plantando o sentimento de incerteza entre seus profissionais. Guarde suas dúvidas para você e compartilhe apenas com seus pares e superiores. Preserve seus colaboradores e faça o possível para manter um ambiente positivo, produtivo, onde todos dão o seu melhor e, juntos, superam e conquistam grandes resultados.

Respeite as Diferenças – Todos têm o direito a livre expressão, por isso, respeite as diferentes opiniões de seus profissionais em relação à política, aos partidos e à situação do Brasil. Entretanto, peça que no horário do expediente seus colaboradores foquem apenas nas questões pertinentes ao seu trabalho, evitando assim, discussões, conflitos entre colegas e inimizades.

PSC

Além disso, para motivar sua equipe, o empreendedor pode compartilhar com sua empresa seu planejamento estratégico para os próximos meses, os projetos e as ações que serão tomadas para alavancar os resultados. Isso aumenta o sentimento de pertencimento, anima e encoraja os profissionais a seguirem comprometidos, focados, firmes e fortes.

Por isso, se você deseja expandir ainda mais sua capacidade de gestão de pessoas e ter as ferramentas efetivas para lidar e superar estes momentos de crise, eu te convido a viver uma experiência fantástica de autodesenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências profissionais e pessoais. Faça o Professional & Self Coaching – PSC e potencialize seus resultados e de sua equipe, com ou sem crise.