Voltar

O Que é Vitimização e Como ela Prejudica sua Vida?

Publicado em | 0 comentários
Vitimização

Pathdoc/Shutterstock A pessoa que se vitimiza jamais assume a responsabilidade por seus erros e sempre culpa os otros por eles

Sabe aquela pessoa que culpa tudo e a todos por seus fracassos? Bem, podemos dizer que entre seus problemas também figura o que chamamos de vitimização. Esta, por sua vez, é o ato de sempre colocar-se na posição de vítima das situações e das pessoas e nunca como alguém responsável por aquilo que acontece em sua vida.

Este comportamento é muito negativo, pois o indivíduo que se vitimiza assume uma postura de “coitadinho”, reverbera pensamentos a ações negativas, jamais assume seus erros e pontos de melhoria. Também é ruim porque ao invés de ver oportunidades nas dificuldades, ele enxerga o copo sempre meio vazio e tende a culpar repetidamente os outros pelo que de adverso lhe acontece, sejam em âmbito pessoal ou profissional.

Como reflexo disso, a pessoa que se considera “vítima” não consegue construir relacionamentos positivos em nenhuma área da vida, uma vez que mesmo nas situações onde está errada, tende a querer inverter a situação e culpar os outros por suas falhas, problemas e dificuldades.

Estas atitudes nocivas denotam indivíduos carentes, com nenhuma inteligência emocional, baixa autoestima e que desejam, por meio do sentimento de pena, atrair o carinho e a atenção dos outros. Com certeza, esta é a pior forma que buscar amor.

Sinais e Efeitos da Vitimização

Quando a pessoa sofre de vitimização, de maneira alguma consegue compreender que ela e, não os outros, é a protagonista de sua história e, como tal, que também é a responsável por tudo que de bom ou ruim acontece em sua vida. Ter esta consciência é essencial para vencermos nossos medos e crenças limitantes, identificar e eliminar nossas dificuldades e aprender e crescer com os nossos erros e falhas, afinal, não somos perfeitos.

Numa conversa com o parceiro ou parceira, por exemplo, a pessoa que se vitimiza sempre tenta reverter à situação, trazendo o sentimento de pena para a conversa, e jamais assumindo as responsabilidades por suas atitudes negativas. No trabalho, quando algo sai errado, também já trata de dizer “a culpa é de fulano, da empresa, do trânsito, do colega, do líder, mas não minha”.

Por isso, entre os sinais da vitimização destacamos distorção da realidade (sempre para pior), não reconhecimento dos seus defeitos e imperfeições, atribuição dos problemas pessoais e profissionais a terceiros, ou seja, culpabilização dos outros e do mundo por suas infelicidades, dificuldades e fracassos.

Para evitar que estes comportamentos acabem prejudicando ainda mais sua vida e seus resultados, é importante que a pessoa que se faz de “vítima” busque identificar as origens de sua vitimização e entender de fato porque ela pensa e age desta maneira tão negativa.

Coaching Para Eliminar a Vitimização

É importante ressaltar que, muitas vezes, esta situação é sinal de problemas na infância, da falta de autoconfiança da pessoa ou de um movimento de fuga da realidade, pois reconhecer suas limitações e imperfeições causa ainda mais sofrimento ao que se vitima.

Para eliminar o problema é importante que a pessoa reconheça que realmente precisa de ajuda especializada, perceba os prejuízos que o problema lhe traz e, especialmente, que esteja aberta a mudar as crenças e os comportamentos negativos que lhe acompanham diariamente.

Uma boa dica para isso é o processo de Coaching, que com suas técnicas, métodos e ferramentas, pode ajudar no processo de autoconhecimento da pessoa, na identificação das origens de seus problemas. Também ajuda a trabalhar na eliminação dos seus efeitos, ou seja, das atitudes ruins que prejudicam sua vida e a fazem colocar-se na posição de vítima sempre.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!