Algumas pessoas de nosso convívio podem ter comportamentos exagerados em relação à comida, compras, uso do computador, celular e até mesmo ao trabalho, por exemplo. Por isso, é importante saber o que é uma pessoa compulsiva e como identificá-la, diferenciando de quem apenas comete excessos eventuais. Assim, embora o Transtorno Obsessivo Compulsivo possua algumas características de Transtorno de Personalidade, eles se distanciam exatamente pelo foco no motivo da obsessão.

Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

O Que é uma Pessoa Compulsiva?

A principal característica que define uma pessoa compulsiva é a repetição de comportamentos que têm como objetivo reduzir a ansiedade, tristeza ou vazio. Trata-se de uma forma de tornar a vida “mais fácil”, usando sempre uma válvula de escape para os momentos mais complicados. Por exemplo, algumas pessoas, mesmo não tendo mais limite no cartão de crédito, compram alguma coisa só para que possam ter a sensação de alívio que a compra lhes oferece.

Outras pessoas podem comer para aliviar sua tensão, roer as unhas quando se sentem estressadas, enquanto outras podem permanecer muito tempo jogando no computador negligenciando as tarefas de trabalho e, até mesmo, o relacionamento familiar. O compulsivo deixa de lado questões pessoais e profissionais para que possa se sentir realizado e relaxado vivendo a sua obsessão. Devemos, ainda, ressaltar que boa parte das pessoas compulsivas não sabe que tem um problema, pois elas não conseguem enxergar seus exageros como um problema a ser tratado.

Como Identificar uma Pessoa Compulsiva?

Se você convive com uma pessoa que parece apresentar algum tipo de compulsão é interessante conferir as dicas que listei abaixo de como identificar os compulsivos.

Comportamento Repetitivo

A base do Transtorno Obsessivo Compulsivo está na repetição de atitudes que não são racionais e, em grande parte dos casos, nem apropriados. Uma pessoa que estoura o limite do cartão de crédito comprando coisas de que não precisa, que come até sentir-se mal fisicamente ou que perde trabalhos por estar jogando, apresenta um comportamento severamente danoso para si.

Medo de “Perder” a Obsessão

PSC

Geralmente, uma pessoa compulsiva te dirá que consegue parar com o comportamento obsessivo quando desejar, mas assim que percebe que será posta à prova, dá um jeito de retornar à sua atividade. A impossibilidade de deixar determinadas atitudes, mesmo que estas sejam prejudiciais, é um dos fatores-chave para identificar o transtorno.

O Tratamento da Compulsão

Os especialistas apontam que cerca de 70% das pessoas que sofrem com alguma compulsão também apresentam diagnóstico de outros distúrbios emocionais, como depressão e ansiedade generalizada. Neste sentido, consultar um médico especialista nestes tipos de transtorno é fundamental para tratar o problema e assegurar a sua saúde física, mental e emocional.

Somente um médico poderá determinar qual é o tratamento ideal para uma pessoa compulsiva e fazer o diagnóstico adequado do seu caso. Sabemos de modo geral que as intervenções podem ser com medicamentos, grupos de apoio, terapia e atividades físicas entre outros métodos. É importante dizer que nem todos respondem da mesma forma ao tratamento, sendo que 25% dos pacientes podem necessitar do acompanhamento constante de um especialista.

Agora que você sabe o que é uma pessoa compulsiva e que não é culpa dela ter esses comportamentos, você pode ajudá-la a procurar tratamento médico adequado. Compartilhe este artigo com a pessoa e ajude-a a iniciar seu processo para libertar-se das compulsões.