Numa consultoria em Coaching, um coach consultor usa seus conhecimentos e experiências para apoiar os resultados do cliente. / Copyright: Jirsak.

Você sabe o que é uma consultoria? Como o nome mesmo sugere este é um processo de prestação de serviços, oferecido por um consultor, que é o profissional especializado em temas específicos. Seu objetivo é apoiar o cliente, por meio de mapeamentos, avaliações, instruções e transferência de conhecimentos e experiências que possibilitem a este, elevar seu desempenho no mercado de atuação.

Neste sentido, se destacam as consultorias empresariais e também as consultorias em Coaching, que diferente dos processos de Coaching, que são realizados em sessões, e refere-se a um trabalho onde o coach atua como um consultor, oferecendo sua expertise para ajudar um profissional ou organização a chegar ao seu estado desejado. Já um treinamento em Coaching é a formação do profissional em coach.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

CONSULTORIA DE COACHING – COMO FUNCIONA

Em um processo de Coaching, o coach não diz ao seu coachee o que fazer, mas sim, o convida, por meio de perguntas poderosas, a refletir sobre suas crenças, ações e comportamentos, expandir sua visão, chegar as suas conclusões e fazer as mudanças que precisa para evoluir.

Já numa consultoria de Coaching, o consultor usa suas experiências e especialidades de forma mais direta, mostrando ao cliente quais são os caminhos mais corretos para conquistar os resultados pleiteados.

Se, por exemplo, uma empresa contrata uma consultoria de Coaching para melhorar suas estratégias de Gestão de Pessoas e a efetividade de suas lideranças, o coach como consultor irá trabalhar no sentido de identificar os gaps, suas origens e irá oferecer um conjunto de soluções para o problema.

PSC

Este tipo de serviço é um diferencial importante para as empresas e para os consultores, pois expande suas possibilidades de atuação e sua efetividade. O Coaching traz inúmeros benefícios às organizações, pois além de defender uma visão mais humana e sistêmica, por meio de suas metodologias e técnicas, este método consegue acessar informações mais profundas sobre a qualidade dos relacionamentos, comunicação, processos e da gestão de pessoas; que é um ponto essencial em toda instituição.

TIPOS DE CONSULTORIA DE COACHING

O tipo de consultoria varia de acordo com a necessidade do cliente, portanto, existem inúmeras consultorias presentes no mercado. Conheça algumas delas:

  • Consultoria organizacional;
  • Consultoria de recursos humanos;
  • Consultoria de finanças;
  • Consultoria de emagrecimento;
  • Consultoria de carreira;
  • Consultoria de liderança;
  • Consultoria profissional;
  • Consultoria pessoal;
  • Consultoria jurídica;
  • Consultoria de imagem.

QUANDO CONTRATAR UM COACH OU UM CONSULTOR

Um consultor vai atuar de maneira mais consultiva, ou seja, sua abordagem ao problema e necessidade do cliente se dará por meio do compartilhamento de seus conhecimentos e experiências na área.

Um consultor visa trabalhar em prol da resolução de um problema específico do cliente. Tal profissional deve ter know-how e experiência na área em que o mesmo necessita de auxílio, informações e assessoria, nesse sentido, ele não se envolve em setores fora da sua especialidade.

Podem buscar por consultoria, empresas que desejam realizar um mapeamento da sua situação, identificar suas qualidades, pontos de melhoria, ameaças e oportunidades e potencializar suas entregas e resultados.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Pessoas físicas que procuram auxílio quanto a tomada de decisão, diagnóstico de problemas, aconselhamento e implementação de soluções em uma área específica, também podem contratar os serviços de um consultor.

Para escolher uma boa consultoria, o cliente deve estar atento quanto a especialidade da área do consultor, ou seja, se o mesmo possui know-how e experiência suficientes para assessorar de forma assertiva o cliente, para que ele consiga então, atingir seus objetivos e resultados desejados.

Já um coach, usará seus conhecimentos de forma indireta, utilizando suas habilidades, conhecimentos e ferramentas de coaching de forma holística para apoiar seu coachee em seu processo de autoconhecimento, aprimoramento intelectual, emocional, técnico e comportamental.

Escolha o processo ideal ao seu momento e objetivo e contrate o coach mais adequado para sua vida, empresa ou carreira. E se você deseja fazer parte deste seleto grupo de profissionais, faça uma formação em Coaching – Professional & Self Coaching – PSC e use sua expertise para potencializar seu sucesso em todos os setores da vida.