placa de trabalho temporário

© Depositphotos.com / gwolters O contrato de trabalho temporário consiste na contratação de uma pessoa física por um tempo determinado, podendo ser de no mínimo 3 meses e no máximo 9 meses.

Em determinados períodos do ano — especialmente quando Páscoa, Dia das Mães ou Natal estão próximos —, surge no mercado uma infinidade de novos postos de emprego. Estas vagas são oportunidades reais para quem está desempregado conquistar uma ocupação e, quem sabe, conseguir um cargo fixo na empresa contratante.

O contrato de trabalho temporário consiste na contratação de uma pessoa física por um tempo determinado, seja para substituir um colaborador que está de saída ou em transição para outro cargo, ou para ajudar a atender um momentâneo aumento de demanda. O contrato de trabalho pode ser de no mínimo três e de no máximo nove meses, conforme a nova regulamentação, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2014.

A importância do trabalho temporário

Para muitos profissionais, as vagas temporárias são a porta de entrada no mercado de trabalho. Geralmente, estas vagas não exigem experiência e, além de ser uma chance de incrementar o currículo, o empregado tem a oportunidade de aprender e mostrar suas qualidades, competências e potencial ao seu empregador.

Após os meses de trabalho, o profissional tem grandes chances de manter-se empregado e tornar-se um colaborador fixo da empresa. Por isso, é importante aproveitar bem esta oportunidade, pois ela pode impulsionar sua carreira.

Dicas para fazer o emprego temporário tornar-se fixo

  1. Respeite os horários (entrada, almoços, lanches);
  2. Esteja atento a tudo e mostre disponibilidade em ajudar seus colegas;
  3. Mostre-se aberto a aprender novas coisas e disponível a ensinar;
  4. Seja responsável e mostre comprometimento e proatividade;
  5. Evite ser indiscreto e falar demais sobre sua vida pessoal;
  6. Caso já tenha tido outros trabalhos, nunca critique seu antigo empregador ou fale mal de antigos colegas;
  7. Não utilize a infraestrutura da empresa em benefício próprio (internet, impressoras, telefones);
  8. Respeite a individualidade dos seus colegas e superiores, seja sempre ético e profissional;
  9. Esteja atento aos clientes, busque apoiá-los e oferecer soluções práticas para resolver seus problemas de forma ágil;
  10. Tenha foco e trabalhe corretamente, de acordo com as normas e instruções conferidas a você, sempre dando seu melhor.

Além de seguir estas dicas, os profissionais devem encarar o emprego temporário como uma oportunidade de agregar conhecimentos e experiências profissionais e de vida. Quando estamos em contato com outras pessoas — sejam nossos colegas, líderes ou clientes —, temos a oportunidade de aprender a nos relacionar com diferentes formas de pensar e agir, o que testa nossa capacidade de lidar com as diferenças e crescer com elas.

Esteja atento a seus comportamentos, verifique se seu comportamento está adequado e tente sempre melhorar. Seja qual for a modalidade de sua ocupação atual, quanto mais preparado estiver, maiores serão as suas chances de manter-se empregado, garantir crescimento e um melhor futuro profissional.

PSC

Boa sorte!