Voltar

O Que é um Business Partner?

Publicado em | 0 comentários

Maksym Poriechkin/Shutterstock O Business Partner é um parceiro estratégico das empresas e um importante aliado de seu desenvolvimento

Você sabe o que é um Business Partner? Sabe onde e como ele atua? Pois bem, o Business Partner é um consultor interno de Recursos Humanos. O termo foi criado por David Ulrich, guru em Gestão Estratégica de Pessoas, e apresentado em seu livro “Human Resource Champions”, encontrado em Português com o título - Os Campeões de Recursos Humanos.

O objetivo de Ulrich, ao lançar há mais de 20 anos esta função, era unir o trabalho do RH ao do setor de negócios e envolvê-lo, de maneia mais estratégica, nas decisões das empresas. Até então, cada setor agia de maneira quase que independente, trabalhando sem necessariamente compreender os objetivos sistêmicos da organização.

Para mudar isso, se fez necessário a presença do Business Partner. Este profissional, por sua vez, deve compreender profundamente, tantos os processos de gestão de pessoas como os de cunho empresarial, ou seja, tudo aquilo que envolve todas as operações da empresa.

O BP atua como um conselheiro dos altos gestores, oferecendo-lhes dados, informações e relatórios, que lhes permitam tomar as melhores decisões. Faz também a interface entre líderes e liderados, objetivando a manutenção de um bom clima organizacional e o alcance efetivo dos resultados.

Business Partner e o Crescimento do RH

Como influência da criação do Business Partner, nos últimos anos, testemunhamos um poderoso crescimento estratégico do departamento de Recursos Humanos. Atualmente, a Gestão de Pessoas assumiu um papel ainda mais importante nas organizações, passou a atuar junto à alta hierarquia, aumentando também o seu poder de decisão.

Este parceiro do negócio atua ainda no estudo e definição dos melhores cursos de capacitação dos colaboradores. Assim, também ajuda a formatar o planejamento de Treinamento & Desenvolvimento T&D e escolher as formações mais adequadas às necessidades das empresas.

Neste contexto, se destacam os cursos de Coaching, como um dos mecanismos de desenvolvimento humano mais utilizados, em todo o mundo, pelas organizações para desenvolver de maneira rápida, planejada e assertiva e, seus profissionais.

Além disso, também temos na figura do Business Partner um tipo de analista de processos. Assim, ele tanto observa como identifica quais são as práticas organizacionais mais efetivas e quais aquelas que podem e precisam ser melhoradas ou mesmo eliminadas no dia a dia da empresa.

Com isso, podemos dizer que BF atua de forma sistêmica, colaborando significativamente, para o crescimento de todos os departamentos, para a melhoria do processo de decisão, o aprimoramento dos altos líderes e para a qualificação contínua do capital humano. Invista em Business Partner!

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!