Quando um atleta profissional se prepara para uma competição, o que ele precisa fazer? Treinar. O conceito de treinamento é quase sempre associado ao universo dos esportes e das competições. No entanto, treinar significa desenvolver qualquer habilidade que desejamos possuir. Isso não vale apenas para um bom desempenho físico, mas também intelectual e emocional.

Assim, uma pessoa pode treinar a sua oratória, a sua inteligência emocional, a sua capacidade de fazer networking, os seus conhecimentos com um novo software empresarial, enfim, todas as competências que deseja dominar e utilizar a seu favor — tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Para saber mais sobre o conceito de treinamento e sobre a sua importância na atualidade, continue a leitura deste artigo.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

O conceito de treinamento

Exercitar-se na execução de uma tarefa, no aprimoramento de uma conduta ou prática é um método certeiro para o alcance da melhor performance. Repetir a execução, o exercício, a tarefa é algo que só nos aprimora e capacita para quando chega a hora decisiva naquela atividade. Por isso, o treinamento é algo tão decisivo na execução de qualquer tarefa.

O treinamento nada mais é do que o processo por meio do qual habilidades e conhecimentos são adquiridos e desenvolvidos. Para que isso ocorra, o aprendiz deve se expor repetidamente a situações em que essas habilidades sejam empregadas. É a repetição que promove a experiência e lapida as técnicas. Um aluno, por exemplo, só descobrirá que sabe fazer contas de divisão se conseguir resolver várias delas corretamente. Em outras palavras, ele treina antes de fazer a prova.

PSC

O instrutor é o detentor desse conhecimento, que, uma vez adquirido, deve dar ao indivíduo a capacidade de executar uma função com: competência, segurança e alcance dos resultados esperados.

Treinamentos nas empresas

No mercado de trabalho, os processos de treinamento e capacitação de profissionais têm se tornado muito frequentes. O desenvolvimento de diferentes competências nos funcionários de uma organização naturalmente promove mais eficiência, produtividade, redução de erros e alcance de resultados mais expressivos.

Na prática, o instrutor se torna um canal por meio do qual as empresas instruem os seus funcionários a respeito das práticas, processos e visão de mundo que querem ver aplicados por todos aqueles que são parte dos seus quadros, funcionando também como uma estratégia para difundir uma filosofia corporativa.

Essa prática, portanto, não apenas fortalece as competências profissionais do indivíduo, dentro das suas atividades, como também aumenta a sua compatibilidade com a cultura daquela organização, especificamente.

O treinamento na prática

Muito usado para finalidades de aprimoramento da capacidade profissional e técnica, o treinamento é um exercício de que as empresas não podem abrir mão no sentido de aumentar a produtividade do seu corpo de funcionários. É uma parte mais do que necessária para que cada profissional assuma o seu posto mais ou menos ciente do que deve fazer.

Há muito, o mercado já descobriu que o segredo da produtividade e da diferenciação competitiva está na qualificação e no preparo dos profissionais, o que é mais frequentemente alcançado por meio do treinamento.

Além disso, o coaching assume que treinar alguém para a vida não é algo simples, mas uma tarefa muito mais efetiva e transformadora. Afinal, o que nem todos os empresários descobriram, mas que os coaches não se cansam de tentar ensiná-los, é que por trás de uma pessoa feliz tende sempre a existir um profissional dedicado, compromissado e bem-sucedido.

Quando alguém oferece um treinamento, é desejável que sejam recriados o ambiente e o contexto em que a ação para a qual se treina deverá ocorrer. Por isso, treinar uma pessoa ou uma equipe, embora seja algo de muito valor, é uma tarefa limitada. Isso ocorre porque nem sempre podemos prever, antecipar ou recriar situações problemáticas e desafiadoras com as quais iremos nos deparar na nossa vida — ao menos não com tanto realismo.

Diferenças entre coaching e treinamento

Os horizontes de um treinamento são sempre limitados por um acúmulo de práticas que têm como o objetivo o desempenho de uma função específica. Entretanto, a vida não é uma sucessão de protocolos técnicos — e é aí que apenas bons treinamentos simplesmente não bastam para nos deixar a ponto de superar todos os desafios.

Não há como treinar alguém para a vida, o que só demonstra que são bastante aumentadas as chances de desenvolvimento humano aprofundado de quem envereda pelo Coaching.

O diferencial do Coaching é justamente nos dar certo preparo e desenvoltura para lidarmos com o que há de mais difícil do que a vida se encarregará de trazer até nós. Não se trata de um mero treinamento, portanto, já que uma repetição robótica de todos os aspectos da vida, para os quais nos prepara o Coaching é algo impossível, e talvez nem mesmo desejável, uma vez que a graça da vida está também em sermos surpreendidos por ela.

Se treinar é adquirir habilidades por meio de um processo de ensino e estudo, o coaching guarda notáveis diferenciações dessa definição. Isso ocorre porque do coachee (o indivíduo que passa por um processo de coaching) o que se espera é que haja um desenvolvimento natural das suas próprias habilidades, e não uma um acúmulo de um conhecimento que não potencialize a sua essência.

Outra lição a mais que o coaching nos dá e que faz sentido em contextos de treinamento é que é preciso planejar, estabelecer metas, ter compromissos com objetivos e arregaçar as mangas para alcançá-los. Treinar é sempre fundamental, claro, mas importante mesmo é não perder de vista que é preciso agir. E esse sentido de pragmatismo, gana, e vontade de ir além não é tão bem oferecido por outros meios, quanto o coaching.

Resumidamente, podemos dizer que os treinamentos desenvolvem habilidades específicas para um fim específico. O coaching, porém, é um processo mais amplo, que interliga diferentes áreas do conhecimento e que promove o desenvolvimento simultâneo de diferentes capacidades.

O treinamento faz parte do coaching, mas não é tudo. Assim, os seus benefícios não se limitam a uma determinada tarefa, mas envolvem toda uma área da vida do indivíduo — pessoal, profissional, espiritual, financeira, social etc.

É comprovado que os sentimentos influenciam na sua produtividade.
Clique aqui, faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

A importância da persistência

Seja no treinamento, seja no coaching, o fato é que há uma característica essencial para que habilidades sejam desenvolvidas: a persistência. Para praticar um esporte, falar em público ou aprender a lidar com um novo programa da empresa, é preciso ter persistência.

Nas primeiras vezes em que uma pessoa se expõe ao que é novo para ela, é natural que o desempenho seja ruim. No entanto, cabe ao indivíduo ter inteligência emocional para entender que a prática leva a melhores resultados. Quanto mais uma pessoa se expõe ao risco, mais ela aprende a lidar com ele, mas isso leva algum tempo.

É por isso que a motivação é tão importante. É ela que nos leva a persistir e a não desistir. Com o passar do tempo, os obstáculos não ficam mais fáceis, mas a nossa capacidade de superá-los fica muito maior. O segredo é ter paciência e persistência para chegarmos a esse ponto.

E você, já participou de algum treinamento ou sessão de coaching? Quais competências você desenvolveu ou está em processo de desenvolvimento? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais, levando esta reflexão aos seus amigos e familiares!

Imagem: Por UfaBizPhoto