Voltar

O Que é Treinamento?

Publicado em | 0 comentários

Africa Studio/Shutterstock Os treinamentos fornecem o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos por meio do estudo

Exercitar-se na execução de uma tarefa, no aprimoramento de uma conduta ou prática é um método certeiro para o alcance da melhor performance. Repetir à execução, o exercício, a tarefa é algo que só nos aprimora e capacita para quando chega a hora decisiva naquela atividade. Por isso, o treinamento é algo tão decisivo na execução de qualquer atividade.

O treinamento nada mais é do que o processo pelo qual se adquire habilidades ou conhecimento através do estudo ou do ensino. O instrutor é detentor desse conhecimento, que uma vez adquirido deve dar ao indivíduo a capacidade de executar uma função com: competência, segurança e alcance dos resultados esperados.

Na prática, ele se torna um canal através do qual as empresas instruem seus funcionários a respeito das práticas, processos e visão de mundo que querem ver aplicados por todos aqueles que são parte dos seus quadros, funcionando também como uma estratégia para difundir uma filosofia corporativa.

Treinamento na Prática

Muito usado para finalidades de aprimoramento da capacidade profissional e técnica, o treinamento é um exercício de que as empresas não podem abrir mão no sentido de aumentar a produtividade do seu corpo de funcionários. É uma parte mais do que necessária para que cada profissional assuma seu posto mais ou menos ciente do que deve fazer.

Há muito o mercado já descobriu que o segredo da produtividade e diferenciação está na qualificação e preparo dos profissionais, o que é mais normalmente alcançado através do treinamento. Indo, além disso, o Coaching assume que treinar alguém para a vida não é algo nada simples, mas uma tarefa muito mais efetiva e transformadora. Afinal, o que nem todos os empresários descobriram, mas que nós coaches não cansamos de tentar ensiná-los é que por trás de uma pessoa feliz tende sempre a existir um profissional dedicado, compromissado e bem sucedido.

Quando alguém dá um treinamento é desejável que sejam recriados o ambiente e o contexto em que a ação para a qual se treina deverá ocorrer. Por isso, treinar uma pessoa ou uma equipe, embora seja algo de muito valor, é uma tarefa limitada. Isso porque nem sempre podemos prever, antecipar ou recriar situações problemáticas e desafiadoras com as quais iremos nos deparar na nossa vida.

Diferenças entre Coaching e Treinamento

Os horizontes de um treinamento são sempre limitados por um acúmulo de práticas que tem como o objetivo o desempenho de uma função específica. Acontece que a vida não é uma sucessão de protocolos técnicos e, é aí, que apenas bons treinamentos simplesmente não bastam para nos deixar a ponto de superar todos os desafios. Não há como treinar alguém para a vida, o que só demonstra que são bastante aumentadas as chances de desenvolvimento humano aprofundado de quem envereda pelo Coaching.

O diferencial do Coaching é justamente nos dar certo preparo e desenvoltura para lidarmos com o que há de mais difícil do que a vida se encarregará de trazer até nós. Não se trata de um mero treinamento, portanto, já que uma repetição robótica de todos os aspectos da vida, para os quais nos prepara o Coaching, é algo impossível, e talvez nem mesmo desejável, uma vez que a graça da vida está também em sermos surpreendidos por ela.

E se treinar é adquirir habilidades por meio de um processo de ensino e estudo, o Coaching guarda notáveis diferenciações dessa definição. Isso porque do coachee o que se espera é que haja um desenvolvimento natural das suas próprias habilidades, e não uma um acúmulo de um conhecimento que não potencialize sua essência.

Outra lição a mais que o Coaching nos dá e que faz sentido em contextos de treinamento é que é preciso planejar, estabelecer metas, ter compromissos com objetivos e arregaçar as mangas para alcançá-los. Treinar é sempre fundamental, claro, mas importante mesmo é não perder de vista que é preciso agir e dar a cara a tapa, se for o caso, para que acertemos. E esse sentido de pragmatismo, gana, e vontade de ir além nada nos fornece mais do que o Coaching.

Gostou do texto? Comente, curta e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!