Voltar

O que é Terapia e Como Funciona?

Publicado em | 0 comentários

Africa Studio/Shutterstock A Terapia trabalha situações negativas, vivenciadas no passado, e que interferem na vida atual da pessoa

Designamos terapia tudo o que nos ajuda a superar uma condição física, mental, psicológica, fisiológica ou até mesmo circunstancial. O conjunto das práticas, exercícios, fundamentos, condutas, modelos etc. que visam restabelecer a alguém uma condição de melhoria pode ser legitimamente chamado de terapia.

Temos por hábito, no entanto, atribuir como psicoterapia o exercício de tratamento com fundo psicológico, seja ele de inspiração médica-científica ou não. Mas a verdade é que terapia é bem mais do que isso e até mesmo um tratamento que não envolva nenhuma ingestão de medicamentos ou algo do tipo pode ser considerado como uma conduta terapêutica.

Trazer a terapia para os domínios do Coaching não é algo nada estapafúrdio. Tratar e desenvolver as pessoas também é algo que um coach faz com muita maestria até, sem ficar para trás quando comparado a muitos terapeutas. Um exemplo das possibilidades dessa associação está no caso de Milton Erickson, criador da Hipnose Ericksoniana, terapeuta de mão cheia, e que nos deu as bases para aquilo que no IBC criamos como o Coaching Ericksoniano, em um processo que potencializa os efeitos e resultados das duas vertentes.

A Cura Vai Além

O fim esperado de um processo terapêutico é a cura, que pode, sim, a depender das circunstâncias e do que chamamos de cura, ser alcançada através do processo de Coaching. Mas não necessariamente é essa a pretensão final quando vamos ao encontro de um coach. Quem entra em um coachtório certamente sairá de lá bem melhor, mas nem por isso está em busca de uma cura de um mal ou alguma limitação crônica, como normalmente é o caso de quem está em busca de um tratamento.

O terapeuta, em seu estilo clássico, tem um caráter de ouvinte das auguras e perturbações de seu cliente, fazendo, quando muito, intervenções pontuais. A lógica por trás do Coaching é outra. Ao coach cabe envolvimento, participação nos planos e projetos do coachee. Contemplar pura e simplesmente as expectativas do seu coachee, sem tomar parte delas, mantendo-se distante não é nem de longe o que se espera ou o que efetivamente se recebe de um coach.

Diferenças entre a Terapia e o Coaching

A mais substancial das diferenciações entre Coaching e terapia, contundo, diz respeito à perspectiva para melhoria do cliente, ou seja, o ponto de partida efetivamente utilizado. Para os terapeutas, não só o pontapé inicial, mas todo o escopo do tratamento está voltado para o passado, para as experiências pregressas, para tudo o que o indivíduo viveu até chegar ali.

Em direção oposta, o Coaching, por sua vez, tem a oferecer uma visão de futuro, que encara tão somente as oportunidades e possibilidades do porvir e que ainda estão por serem aproveitadas. Enquanto para os entusiastas da terapia o foco é o olhar pelo retrovisor que molda e interpreta a realidade, para um coach o que interessa de fato é a paisagem que se anuncia pelo para-brisa – e de preferência em um veículo conversível para que não percamos nenhuma das possibilidades de contato com o futuro.

O olhar para frente é que é o grande diferencial. Aprendemos com o Coaching que é um gesto de imensa sabedoria honrar a respeitar a história de cada um, mas esse respeito ao passado não significa que para ele esteja direcionado o nosso foco.

Transformar e moldar o futuro da melhor forma é o grande desafio que coach e coachee se propõem a realizar. O cliente é sempre encorajado a alcançar metas, ajustando seus objetivos, obtendo novas conquistas e realizações sem perder de vista, neste processo, que o passado pode ser um meio, mas nunca um fim.

No Coaching, todos os exercícios, objetivos e esforços estão voltados para ressignificar os pontos vulneráveis do passado, mas apenas como ponte para se chegar mais adequadamente ao futuro. Das experiências já vividas devemos extrair o que há de melhor para seguirmos em frente com uma bagagem composta apenas de suprimentos e ferramentas que nos ajudem a fazer com que tenhamos o melhor futuro possível.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!