Voltar

O que é ser um Líder Coach?

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia O Líder Coach desenvolve sua liderança utilizando as poderosas técnicas e ferramentas do Coaching, visando sempre o alcance de grandes e efetivos resultados.

Desenvolver uma liderança eficiente é a busca constante de muitos gestores e chefes que procuram alcançar o sucesso profissional. Porém, alcançar esta tão almejada habilidade não é nem de longe uma tarefa fácil.

Gerir e administrar pessoas de forma assertiva e eficaz exige muitas habilidades específicas, como autoconhecimento, controle emocional, visão estratégica, autoconfiança, além de conhecimento técnico específico e necessário para a função.

Profissionais que desejam desenvolver esta capacidade para se tornar grandes líderes e alcançar bons resultados para a empresa podem procurar o auxílio de um eficiente método muito utilizado nos dias de hoje: o Coaching, a melhor e maior metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade.

Trata-se de um poderoso processo que visa o desenvolvimento contínuo de pessoas, profissionais e equipes em qualquer contexto, seja pessoal ou profissional.

Líder Coach: Entenda este estilo de liderança

Com ajuda do Coaching, os profissionais conseguem conquistar o tipo de liderança mais almejado do mercado: o Leader Coach, em que o líder desenvolve sua liderança utilizando as poderosas técnicas e ferramentas do Coaching, visando sempre o alcance de grandes e efetivos resultados.

O líder coach é um profissional que conduz sua gestão por meio do exemplo, pois o comportamento de seus liderados é o reflexo de suas próprias ações. Suas atitudes são inspiração e servem de motivação para a equipe diariamente.

Confira quais são as principais características e atitudes de um líder coach:

Desenvolver competências e promover melhorias

O foco do líder coach é o desenvolvimento e a capacitação de sua equipe. Seu objetivo é sempre trabalhar na melhoria de comportamentos prejudiciais e desenvolvimento de atitudes que visam melhora de desempenho e alcance de maior produtividade.

Contribuição com o aprendizado contínuo

Uma das principais competências deste grande líder é fazer com que a sua equipe obtenha aprendizado em cada uma das experiências vivenciadas no trabalho.

Em momentos de desafio, pressão, estresse ou quando algo não sair como planejado, o líder estimula seus colaboradores a refletirem sobre cada situação, buscando apresentar ferramentas necessárias para resolver os problemas e concluir cada demanda. Seu foco é contribuir para o aprendizado e crescimento de todo profissional.

Feedbacks assertivos

O líder coach sabe reconhecer e avaliar seus liderados de forma eficaz. Para isso, ele fornece feedbacks assertivos e construtivos com o objetivo de promover mudanças positivas e melhorias permanentes para a equipe.

Seus feedbacks são realizados ressaltando aspectos dos comportamentos positivos e o que pode ser feito da próxima vez para que aquela atividade ou tarefa seja realizada de forma ainda mais satisfatória.

Desenvolvimento de competências

Esta é uma das principais atitudes do líder coach: aperfeiçoar as habilidades de seus liderados e promover o desenvolvimento de novas competências e talentos, a fim de conquistar produtividade e ainda mais resultados para a organização.

Foco na resolução de problemas

Ao contrário de outros estilos de liderança, o líder coach exerce sua gestão de forma flexível e aberta. Ele não aponta erros e acertos, mas trabalha com foco na resolução dos problemas e melhorias para os profissionais e o departamento em questão.

Para isso, promove um ambiente de trabalho propício à cooperação, cocriação e colaboração de ideias, opiniões ou sugestões, focando na melhoria dos processos e solução dos problemas diários.

Gostou deste artigo? Então curta e compartilhe o conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!