Voltar

O que é ser um Líder Coach?

Publicado em | 0 comentários
Importância do líder coach

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia O Líder Coach desenvolve sua liderança utilizando as poderosas técnicas e ferramentas do Coaching, visando sempre o alcance de grandes e efetivos resultados.

Desenvolver uma liderança eficiente é a busca constante de muitos gestores e chefes que procuram alcançar o sucesso profissional. Porém, alcançar está tão almejada habilidade não é nem de longe uma tarefa fácil.

Gerir e administrar pessoas de forma assertiva e eficaz exige muitas habilidades específicas, como autoconhecimento, controle emocional, visão estratégica, autoconfiança, além de conhecimento técnico específico e necessário para a função.

TIPOS DE LÍDERES

Existem no meio corporativo, diferentes tipos de líderes conheça alguns:

  • Exigente: aquele que é atento aos detalhes que ocorrem na sua equipe e nas atividades da mesma. Ele é altamente crítico e perfeccionista e muitas vezes isso afeta negativamente o rendimento dos seus colaboradores;
  • Liberal: nesse perfil, o líder preza pela diversidade, liberdade e realiza poucas interferências no trabalho da equipe. Portanto, caso os profissionais precisem de orientação e supervisão, esse tipo de liderança acaba prejudicando a entrega de resultados;
  • Autocrático: o líder não abre espaço para a equipe participar na tomada de decisões, não valoriza as competências dos colaboradores e os enxerga como potenciais concorrentes, o que acaba limitando a produtividade dos mesmos.

Nesse sentido, é evidente que um líder que não consegue conduzir de forma correta e assertiva os colaboradores, pode trazer consequências negativas não apenas para a sua própria carreira, como também para os demais profissionais, a performance de cada um deles e os resultados da empresa.

Profissionais que desejam se tornar grandes líderes e alcançar bons resultados para a empresa, podem procurar o auxílio de um eficiente método muito utilizado nos dias de hoje: o Coaching, a melhor e maior metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade.

Trata-se de um poderoso processo que visa o desenvolvimento contínuo de pessoas, profissionais e equipes em qualquer contexto, seja pessoal ou profissional.

LÍDER COACH: ENTENDA ESTE ESTILO DE LIDERANÇA

Com ajuda do Coaching, os profissionais conseguem conquistar o tipo de liderança mais almejado do mercado: o Leader Coach, em que o líder desenvolve sua liderança utilizando as poderosas técnicas e ferramentas do Coaching, visando sempre o alcance de grandes e efetivos resultados.

O Líder Coach é um profissional que conduz sua gestão por meio do exemplo, pois o comportamento de seus liderados é o reflexo de suas próprias ações. Suas atitudes são inspiração e servem de motivação para a equipe diariamente.

Pode ser definido ainda como um gestor diferenciado, atento às novas demandas corporativas, sociais e humanas, especialmente, no que tange o desenvolvimento e evolução das pessoas à sua volta.

Em momentos de desafio, pressão, estresse ou quando algo não sair como planejado, o líder estimula seus colaboradores a refletirem sobre cada situação, buscando apresentar ferramentas necessárias para resolver os problemas e concluir cada demanda. Seu foco é contribuir para o aprendizado e crescimento de todo profissional.

Ao incorporar o Coaching ao seu trabalho, comportamentos e atitudes, um Líder Coach tem ainda mais chances de alcançar sucesso em sua carreira. Deste modo, ele pode promover melhorias sistêmicas no ambiente da empresa e fazer com que seus liderados compreendam com mais facilidade a importância do papel de cada um no alcance dos resultados.

Mas então, como se tornar um Líder Coach de sucesso? Existe uma fórmula para ter êxito de forma contínua e acelerada? Separei algumas dicas poderosas para que possa entender como criar os caminhos para alcançar uma liderança, verdadeiramente, extraordinária:

VIVENCIE O PROCESSO DE COACHING

Mais que saber utilizar as técnicas e ferramentas, para se tornar um Líder Coach efetivo, é importante vivenciar e experimentar, na prática, o que é um processo de Coaching. Isso possibilita antes de tudo, “conhecer a si mesmo”, os pontos fortes, de melhoria, trabalhar seu autoconhecimento. Confere ainda maior assertividade em suas atitudes e comportamentos como gestor, e também maior credibilidade na aplicação, formal ou informal, dos princípios do Coaching no dia a dia, com os seus liderados.

DESENVOLVA COMPETÊNCIAS E PROMOVA MELHORIAS

O foco do Líder Coach é o desenvolvimento e a capacitação de sua equipe. Seu objetivo é sempre trabalhar na melhoria de comportamentos prejudiciais e desenvolvimento de atitudes que visam melhorias de desempenho e alcance de maior produtividade.

OUÇA NA ESSÊNCIA

Um Líder Coach deve ser antes de tudo, um bom ouvinte. É muito importante desenvolver a capacidade de ouvir “além das palavras”, captar os sentimentos, gestos, olhares, emoções, e, principalmente, as intenções contidas em cada afirmação ou negação. Isso permite avaliar com mais clareza as mensagens e compreender, avaliar e definir quais as melhores maneiras de lidar com as situações apresentadas por seus liderados e resolvê-las.

SUSPENDA O JULGAMENTO

Para ser um líder justo é fundamental suspender qualquer tipo de pré-conceito com relação aos seus colaboradores. Cada pessoa tem uma razão para ser como é. Cada profissional tem seus pontos fortes e pontos de melhoria e merece ser respeitado em suas diferenças e individualidade. O papel do Líder Coach é suspender qualquer tipo de julgamento e permitir que todos tenham oportunidades iguais de mostrar suas capacidades e crescer. E mais, é dele a responsabilidade de fazer com que sua equipe incorpore esta mentalidade e aprenda a conviver, da melhor maneira possível, entre si, somando forças e habilidades distintas em prol do resultado comum.

REALIZE FEEDBACKS ASSERTIVOS

O Líder Coach sabe reconhecer e avaliar seus liderados de forma eficaz. Para isso, ele fornece feedbacks assertivos e construtivos com o objetivo de promover mudanças positivas e melhorias permanentes para a equipe.

Seus feedbacks são realizados ressaltando aspectos dos comportamentos positivos e o que pode ser feito da próxima vez para que aquela atividade ou tarefa seja realizada de forma ainda mais satisfatória.

AMPLIE O CONHECIMENTO SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO

Quanto mais o Líder Coach busca conhecer as fontes de motivação; os valores; crenças positivas e limitantes; princípios; âncoras de carreira e os perfis comportamentais dos liderados; mais preparado estará para desenvolver e extrair o melhor de cada profissional sob sua gestão. Por isso mesmo é fundamental sempre investir em leituras e treinamentos que explorem este tema e possam lhe dar mais embasamento sobre o assunto.

TENHA VISÃO SISTÊMICA

Um líder coach de sucesso é como uma águia; possui visão diferenciada ao enxergar o negócio e as pessoas sob uma ótica ampliada. Isso permite inovar, criar novos projetos, traçar estratégias mais assertivas para executar as demandas com êxito, antecipar tendências, como também diminuir e evitar problemas interpessoais.

FOQUE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Ao contrário de outros estilos de liderança, o Líder Coach exerce sua gestão de forma flexível e aberta. Ele não aponta erros e acertos, mas trabalha com foco na resolução dos problemas e melhorias para os profissionais e o departamento em questão.

Para isso, promove um ambiente de trabalho propício à cooperação, cocriação e colaboração de ideias, opiniões ou sugestões, focando na melhoria dos processos e solução dos problemas diários.

SEJA EXEMPLO

Mais do que palavras, são as ações que mostram quem realmente o Líder Coach é. Não estou falando de um ser humano perfeito, mas sim de um profissional que entende a importância de compartilhar experiências e conhecimentos, de dividir o mérito pelas conquistas e que busca ser correto, conciso e justo com todos os seus liderados.

BUSQUE EVOLUÇÃO CONTÍNUA

Tenho uma frase que diz – quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. Esse é um dos fundamentos de um Líder Coach de sucesso: buscar progressivamente formas de evoluir como gestor de pessoas e ser humano. Seja por meio de treinamentos de liderança, de Coaching que abordam as facetas do comportamento humano, dentro e fora das organizações, ou ainda de cursos com foco mais técnico, este profissional está incessantemente em busca de desenvolvimento.

Este conjunto de habilidades e competências colabora diretamente para o sucesso do Líder Coach e faz com que ele seja hoje, um dos profissionais mais desejados por todos os tipos de organizações.

Inspire-se e seja um Líder Coach de sucesso também!

Comments

comments