Voltar

O que é Satisfação?

Publicado em | 0 comentários

Jeanette Dietl/ Shutterstock A Insatisfação também pode motivar mudanças positivas na vida!

Uma famosa música, da banda inglesa, Rolling Stones, começa com a frase: “I can’t get no satisfaction”; que traduzida quer dizer: eu não consigo me satisfazer. E você, está satisfeito com sua vida profissional, pessoal e com os seus resultados obtidos até aqui?

Satisfação pode ser definida como um estado de entusiasmo, deleite ou prazer com a realização de um objetivo ou meta muito desejados. Está diretamente ligada ao grau de expectativas da pessoa em relação às suas conquistas, por isso, em muitos casos, podemos perceber diferentes níveis de satisfação, mesmo em indivíduos que pleiteavam algo em comum.

Isso ocorre porque para algumas pessoas, a satisfação depende de grandes conquistas materiais, dinheiro e status social. Já para outras, um simples reconhecimento, por uma tarefa bem executada ou ajudar o próximo, já é o suficiente para que se sintam satisfeitas.

O que explica isso é o fato de cada ser humano ter sua própria visão de mundo. Todos nós temos nossas próprias motivações, anseios e desejos e, de acordo com isso, escolhemos diferentes formas para satisfazê-los.

Insatisfação – Um Convite a Sair da Zona de Conforto

Para alguns profissionais basta ter um emprego que lhe garanta um salário, no final de cada mês. Para outros, é importante ter expectativas de crescimento na carreira e possibilidades reais de progredir.

Neste sentido, podemos dizer que a insatisfação também é uma fonte de mudanças. Ela nos leva a sairmos da zona de conforto e a buscarmos alcançar realizações que realmente nos façam mais felizes com as nossas escolhas.

A insatisfação nos alerta de que algo não vai bem e de que aquilo que estamos fazendo está indo contra os nossos valores. Sem estes sinais, tendemos a permanecer fazendo sempre as mesmas coisas e obtendo sempre os mesmos resultados.

Tanto na vida profissional, quando não estamos satisfeitos com nosso trabalho, quanto na vida pessoal, quando um relacionamento amoroso não vai bem, é importante ter mecanismos que apontem estas insatisfações e nos guiem para as mudanças que trarão mais qualidade à nossa existência.

Por isso, é importante, de vez em quando, fazer perguntas poderosas e, com isso, reavaliar como está seu grau de satisfação com suas conquistas. E que tal começar a fazer isso agora?

Para começar, responda: De 0 a 10, o quanto você está satisfeito (a) com sua vida profissional, pessoal, amorosa, financeira, familiar e espiritual? E, o quanto você está satisfeito (a) com a atenção que dá à sua saúde, seus filhos, amigos, pais, comportamentos e atitudes?

Tenho certeza que estas respostas lhe trarão boas reflexões. Com isso, ouse descobrir as demais respostas e buscar atingir a satisfação que você merece ter, em todos os setores de sua vida. Permita-se ter uma jornada mais plena, satisfeita e equilibrada. Descubra o que é satisfação para você!

Gostou do texto? Curta e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!