Jirsak/Shutterstock Hoje o RH ganhou maior importância e passou a ser uma área estratégica nas organizações

Até pouco tempo, a maioria das pessoas viam o departamento de Recursos Humanos nas empresas apenas como mais um entre tantos outros. Atualmente este cenário mudou, a Gestão de Pessoas ganhou maior destaque, tornando-se o que chamamos de RH estratégico das organizações.

Esta mudança de status foi proporcionada graças a um movimento de maior valorização do capital humano, que passou a ser um dos focos principais das instituições. Isso ocorreu graças à conscientização quanto à importância de valorizar o colaborador e todos os processos onde está envolvido.

Sendo assim, o RH deixou de trabalhar apenas como um “departamento pessoal” e foi além, passando a atuar ativamente nas decisões estratégicas das organizações. Na prática, isto proporciona um melhor alinhamento com os objetivos que a empresa tem para seu negócio, em curto, médio e longo prazo.

 Como o RH Estratégico Atua

Sabemos que numa organização, os resultados são a soma dos esforços de um conjunto de pessoas. Entretanto, nos dias atuais, os profissionais mudaram quase que radicalmente o seu perfil. Hoje os colaboradores querem bem mais do que trabalhar apenas para garantir um salário ao final do mês.

O RH estratégico reconhece isso, e trabalha para oferecer capacitação, planos de carreira, cargos e salários, oportunidades de crescimento e para fazer a gestão do clima organizacional, bem como a atração e retenção efetiva dos talentos.

PSC

Este trabalho é determinante para o sucesso das empresas, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo, e neste contexto, saem na frente aquelas que possuem os melhores profissionais e as melhores estratégias.

Por isso, o departamento de Recursos Humanos tem o papel de não apenas contratar os novos colaboradores, mas de alinhar suas expectativas aos objetivos das empresas e fazê-los trabalhar juntos pelo alcance dos resultados.

Nesta via de mão-dupla, os profissionais são reconhecidos de várias maneiras por seu bom desempenho (promoções, aumento de salários, benefícios) e as empresas também aumentam sua boa reputação e os lucros, com a realização de um planejamento estratégico feito com maestria em conjunto com o RH.

Neste sentido, os cursos de Coaching são uma das melhores fontes de capacitação e se destacam como um dos principais modelos de Treinamento & Desenvolvimento, que as empresas oferecem aos seus líderes e demais profissionais.

Por ser um processo, dinâmico e efetivo, o Coaching se destaca como uma ferramenta extraordinária, que visa o desenvolvimento rápido e planejado dos colaboradores, no que tange suas competências: técnicas, emocionais e comportamentais.

Estes investimentos são essenciais para garantir o engajamento dos profissionais e, é mais um fruto positivo do crescimento do RH estratégico. Este, por sua vez, elegeu as formações em Coaching como um grande aliado, também estratégico, quando o assunto é desenvolvimento humano. Invista em Coaching!

Gostou do texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais!