A reprogramação mental é um assunto que, de início, pode assustar aqueles que não o conhecem, mas basta saber mais a respeito para que as dúvidas deixem de existir. Para começo de conversa, é necessário falar da programação mental formada a partir das experiências e crenças, que é o que irá determinar a forma com a qual cada um irá enxergar sua própria existência. Nesse sentido, alguém que cresceu sendo reprimido e colocado como inferior, por exemplo, possivelmente irá crescer com essa ideia que, se não for modificada e eliminada, poderá impactar em sua autoestima, felicidade, paz interior, relacionamentos, bem como em seus resultados ao longo da vida.

Você sabe qual melhor método para potencializar suas habilidades?
Clique aqui, baixe meu ebook e conheça o Coaching! É um presente!

Então, eu te pergunto: será que uma pessoa precisa carregar esse fardo por toda a vida? A resposta é não! Através da reprogramação mental é possível alterar esse mindset, ou seja, aquelas ideias negativas e auto sabotadoras que alimentamos sobre nós mesmos e que nos impedem de conquistar qualidade de vida, plenitude e sucesso. Esta mudança de mentalidade é essencial para virar a chave, mudar atitudes, incorporar novos comportamentos, para honrar e respeitar a própria história e, enfim, reconhecer o seu próprio valor.

Para isso acontecer é necessário se conhecer, na essência, buscar entender as fontes de tantos autoquestionamentos e autoboicotes. Isso quer dizer que para poder ressignificar acontecimentos passados que geram insegurança e mal-estar hoje, você precisa se permitir acessar o seu “eu interior”, e identificar pessoas, momentos, emoções e crenças limitantes que tem te impedido de seguir em frente e conquistar seus sonhos, metas e objetivos. Este é, com certeza, o primeiro passo para se libertar de todos os bloqueios criados pela sua própria mente.

O Coaching Como Ferramenta de Reprogramação Mental

Uma das metodologias mais poderosas para realizar esse tipo de mudança de pensamento e atitude, sem dúvida, é o Coaching. Ao passar pelo processo, a pessoa tem todo o suporte que precisa para compreender como suas ideias sabotam ou beneficiam os seus resultados e para iniciar seu processo de mudança.

Com isso, por meio de técnicas e ferramentas de Coaching e, claro, de perguntas poderosas que levam ao autoconhecimento e a reflexão, o indivíduo tem a chance de fazer uma auto análise mais profunda sobre sua história. Também consegue identificar com mais clareza quais são os seus pontos fortes (habilidades, competências e talentos), como aqueles pontos de melhoria ( o que precisa mudar) em relação aos seus comportamentos e mindset atuais.  

PSC

Coaching é uma grande oportunidade de mudança e evolução porque ajuda a despertar o seu poder interior e, assim, mudar a imagem negativa que tem de si mesmo. É um aliado da reprogramação mental porque conta com técnicas que auxiliam uma pessoa a sair do ponto A e chegar ao ponto B, ou seja, sair do estado atual (insatisfação) e chegar ao seu estado desejado (autossatisfação).

Isso acontece porque o coach, profissional de Coaching, irá guiar o seu coachee, nome dado ao cliente, através de perguntas que o façam refletir e se conhecer verdadeiramente. Após este passo torna-se possível definir metas para que os objetivos sejam alcançados e o desenvolvimento aconteça de modo organizado, positivo, planejado e contínuo.

Sempre se pode ver as coisas por perspectivas distintas e o estado mental que norteia a maneira de interpretar a realidade antecede a forma como os acontecimentos são conhecidos. A forma com que encaramos as coisas que chegaram até nós, moldam o resultado final de todos os acontecimentos que preenchem nossas vidas.

Dessa forma, compreendemos que enxergar o copo meio cheio ou meio vazio faz parte de nossa existência, e depende única a exclusivamente da maneira como nossa mente está programada.

Sim! Podemos programar e reprogramar nossa mente, e é isso que nos possibilita alterar os resultados e a dinâmica de tudo o que acontece à nossa volta. Temos total condição de determinar o que queremos, como queremos e porque queremos algo em nossas vidas, da mesma maneira que podemos determinar o que não queremos.

A forma como lidamos com os acontecimentos, a forma como agimos e reagimos diante das situações e a maneira como enxergamos cada momento, será sempre resultado da programação mental de cada indivíduo.

Responda para si mesmo(a): Como seria para você se ao chegar ao trabalho, você fosse desligado da empresa? Seria uma tragédia ou uma oportunidade de colocar em prática seus sonhos de ter um negócio próprio? E se no caminho para uma viagem de férias, seu carro quebra ou bloqueiam a estrada? Será que realmente é um problema ou é uma oportunidade de escolher outra forma de locomoção e conhecer novas rotas e lugares?

Seja o que for que esteja acontecendo em nosso dia a dia, quando paramos para pensar e compreendemos que o atraso pela manhã não pode ser mudado, o transito intenso não pode ser eliminado e que o melhor a fazer é pensar naquilo que de positivo aconteceu, viveremos de forma mais leve e com a mente focada no positivo.

Acordar atrasado e ter que encarar um transito intenso por exemplo em um dia em que teria aquela reunião importante na empresa, pode ser estressante realmente. Mas, e se pararmos para pensar que talvez o Universo tenha conspirado a nosso favor, e que aquele atraso pela manhã nos livrou de um acidente, que causou um engarrafamento no trajeto?

O que poderia ter acontecido se tivéssemos saído dentro do horário previsto? De que adianta alterar nosso humor por um atraso por exemplo, se o atraso já aconteceu e não podemos mudar os fatos?

E se em vez de nos focar no atraso, nos focássemos em agradecer por termos acordado bem, e termos saúde? E se nos permitíssemos respirar e ouvir uma boa música enquanto o transito não flui? E se buscássemos diariamente enxergar o que há de positivo em cada situação?

Onde você tem depositado o foco de suas energias e pensamentos? Quais hábitos você tem hoje que considera inadequados, e gostaria de abandonar?

Não há nada mais libertador do que a certeza de que somos nós quem controlamos nossas vidas e nossos resultados, e que por meio do processo de Coaching, fazendo uso de ferramentas das quais a metodologia dispõe, podemos reprogramar nossa mente, deixando de lado hábitos nocivos ou inadequados.

O processo de reprogramação mental, com o auxílio de um profissional de Coaching é tão efetivo que chega ao limite de realizar mudanças pessoais, transformações reais e curas espirituais.

Quando reconhecemos nossas frustrações, traumas, vontades reprimidas, decepções, dúvidas e dificuldades, podemos, por meio da reprogramação mental, ressignificar, compreender e perdoar acontecimentos, pessoas e situações do passado, que até então limitavam nossa vida e nossas conquistas.

Devemos cuidar de nossos pensamentos, pois eles dão origem a nossas palavras, que motivam ações, que dão origem a nossos hábitos, e esses hábitos, sejam eles quais forem, dão origem à nossa personalidade e direcionam nosso destino.

Como o Coaching ajuda a formar sua mentalidade

O sucesso não aparece com o estalar dos dedos. Para obtê-lo em qualquer área da vida, é preciso alimentar atitudes mentais progressivas, que nos estimulem a crescer, identificar e utilizar os nossos pontos fortes, como também os comportamentos que precisam ser melhorados e as crenças sabotadoras que precisam ser eliminadas.

O Coaching pode ser um poderoso aliado nesse processo. A formação “Psicologia positiva” é uma junção de um dos estudos mais modernos da área psicológica somada à metodologia de desenvolvimento de pessoas. Essa formação tem o objetivo de usar as emoções positivas, o engajamento, a fluidez, os relacionamentos construtivos, os propósitos e as realizações como impulsos para o desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo. Esse curso feito dessa forma, disponível somente no Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), usa todo esse conhecimento e a visão multifocal para alcançar o mais alto nível de desempenho para o coachee. Pode ser uma ótima oportunidade para você que se identificou como uma pessoa com mentalidade fixa. Ou ainda, mesmo com mentalidade progressiva, acredita que pode desenvolver-se ainda mais.

Ouse Ir Além

O Coaching é uma metodologia focada, principalmente, no desenvolvimento humano e as mudanças são parte fundamental desse processo. Costumo sempre dizer que para ter resultados diferentes, é preciso fazer diferente e ousar ir além. Com isso, quero dizer que toda mudança que desejar realizar em sua vida, deve começar dentro de você. Substitua o mindset do medo e da insegurança, pelo da coragem, do empoderamento e da ousadia de querer chegar mais longe e evoluir sempre.

A partir do momento em que aceitar que as mudanças são uma parte fundamental do crescimento humano em todos os aspectos, saberá extrair o melhor de cada uma delas e tornar sua vida melhor. Aproveite cada oportunidade para ir além e fazer diferente. Dessa forma, conseguirá alcançar os resultados que deseja; os amadurecimentos que precisa para evoluir e descobrirá um universo de novas e infinitas possibilidades. Permita-se!

A Importância da Reprogramação Mental

Observando isso do alto de uma perspectiva coach, não há nada mais libertador do que a certeza de que podemos moldar nossa programação mental da melhor forma possível. Ter em mãos os instrumentos para lidar com a própria vida, em suma, foi sempre um dos maiores desejos da Alma humana.

Já me deparei com os casos de alguns coachees que no primeiro momento se espantam diante da ideia de que podem reprogramar a própria mente a fim de acolher antecipadamente tudo o que lhes acontece.

A mudança de mindset coincide com o momento em que experimentam as transformações advindas da programação que eles ousaram aplicar. O espanto inicial se torna rapidamente um entusiasmo com as possibilidades abertas.

Esse processo é incrível porque chega a um limite de mudanças pessoais, transformações, curas interiores e exteriores que é impressionante até mesmo para os padrões do Coaching. Todos temos uma carga de questões incômodas em nossas vidas. E essas questões podem ser tanto frustrações, traumas, vontades reprimidas, como decepções, dúvidas ou dificuldades de relacionamento.

A simples possibilidade de podermos acomodar esses tópicos tão delicados da vida de cada um, em compartimentos devidamente preparados para recebê-los, ou seja, organizando uma rede de almofadas e acolchoados mentais para evitar que os temas espinhosos entrem em conflito, já significa uma mudança na qualidade de vida de muitos coachees.  Experimente e permita-se viver isso! Comece hoje a sua Reprogramação Mental.

Entenda o Funcionamento da Mente Humana

A mente humana é extremamente poderosa, entender como se dá o seu funcionamento é essencial para usá-la de forma consciente e desfrutar de todas as suas possibilidades. Apesar de ser um assunto bastante complexo, existem maneiras simples de compreender como a mente funciona.

Veja, por exemplo, como acontece o recebimento de informações pelo cérebro e como elas são repassadas: o núcleo do neurônio recebe e armazena informações, então elas são conduzidas pelos axônios até chegarem na região onde ocorre a sinapse, que é o que gera os impulsos nervosos em todo o corpo. São milhares de neurônios trabalhando juntos, reforçando as mensagens que são captadas.

Esse foi o processo pelo qual todas as informações que hoje estão armazenadas em sua mente passaram um dia, incluindo as crenças limitantes que te impedem de se desenvolver. Nesse sentido, alguém que apenas enxerga o lado ruim das coisas age assim de forma inconsciente, porque é dessa maneira que as informações foram recebidas e armazenadas pelos seus neurônios. Então, essa é a única forma que essa pessoa conhece de ver o mundo.

A boa notícia é que, assim como acontece de modo inconsciente, é possível realizar esse processo com consciência, através da reprogramação mental. Dessa forma, poderão ser absorvidas informações novas que irão gerar um mindset positivo e vencedor. É por conta de tudo isso que dizemos que tudo acontece na mente, porque é realmente dentro dela que tudo se inicia.

Uma pessoa de grande sucesso na carreira, por exemplo, apenas atinge esse patamar quando conhece e acredita em seu potencial e usa seus conhecimentos técnicos e suas habilidades emocionais e comportamentais para transformar suas ideias em realidade e conquistar os seus resultados.

Os Benefícios da Reprogramação Mental

Um dos temas de maior destaque quando o assunto é reprogramação mental é a inteligência emocional, a habilidade de gerenciar emoções com eficácia. Através de um mergulho profundo em seu mundo interior, torna-se possível identificar sentimentos e suas origens, possibilitando resolver questões pendentes e lidar com cada um deles com mais sabedoria.

Atualmente, ser emocionalmente inteligente é um grande diferencial inclusive no mercado profissional, afinal, mais do que pessoas com competências técnicas, as empresas também querem colaboradores seguros, proativos, produtivos, engajados, automotivados e que saibam trabalhar bem em equipe.

Além de impactar em nossas ações e comportamento, as crenças que carregamos também podem influenciar a saúde do nosso corpo. Um indivíduo inseguro, por exemplo, tende a sofrer frequentemente com ansiedade e estresse, o que pode levar a quadros de gastrite, além de problemas cardíacos e intestinais. Através da reprogramação mental é possível se libertar dessas sensações ruins e, consequentemente, reduzir o risco de apresentar essas e outras doenças.

Em se tratando de energia e disposição para realizar as atividades do dia a dia e para viver, de uma forma geral, a reprogramação também se mostra como uma excelente alternativa. Acreditar em si, valorizar o que possui e ter metas a realizar são coisas altamente motivadoras, que podem transformar o pensamento de alguém de uma forma extraordinária. Este é um benefício que impacta positivamente em todas as áreas da vida, incluindo a saúde, o bem-estar, os relacionamentos pessoais, familiares e a produtividade.

Você sabe qual melhor método para potencializar suas habilidades?
Clique aqui, baixe meu ebook e conheça o Coaching! É um presente!

Dicas ao Passar Por um Processo de Reprogramação Mental

Como você pode perceber ao ler este artigo, a mente humana é capaz de coisas que muitos não imaginam e as informações recebidas por ela irão determinar suas ações. Nesse sentido, é muito importante tomar certos cuidados ao passar por um processo de reprogramação mental.

Em primeiro lugar, é fundamental estar consciente em relação às mudanças que deseja realizar em seu mindset e realmente acreditar que essa transformação pode acontecer. Estar aberto também é importante para conseguir entrar no processo e vencer os aspectos que te sabotam. Outro cuidado está relacionado ao profissional que irá te orientar, procure alguém que seja capacitado e tenha boas referências.

Se você deseja passar por um processo de reprogramação mental e transformar a sua vida para melhor, conheça o PSC – Professional & Self Coaching – PSC, um programa de Coaching de excelência. Invista no seu desenvolvimento e bem-estar, reprograme sua mente para melhor e conquiste maior qualidade de vida e o empoderamento para realizar os seus sonhos!

Copyright: 622200797 – https://www.shutterstock.com/pt/g/liado