Voltar

O que é reforço positivo?

Publicado em | 0 comentários
homem fazendo sinal de positivo

sharpshutter / Shutterstock O reforço positivo, ou patrocínio positivo, consiste em reforçar um comportamento positivo por meio de elogios.

O reforço positivo, ou patrocínio positivo, pode ser definido como ato de reforçar um comportamento positivo por meio de elogios. Trata-se de um método que motiva e reconhece quando uma pessoa fez alguma coisa com maestria.

Para entender melhor o que é reforço positivo, imagine que você está à frente de um projeto importante e que seu gestor, além de orientá-lo, sempre estimula seu trabalho com palavras de motivação como: “Parabéns pela ideia”, “você é muito importante para este sucesso”, “Seu foco é um exemplo”, “você está indo muito bem, continue assim!”.

Embora os exemplos acima sejam aplicados no ambiente de trabalho, o reforço positivo também pode ser aplicado nos ambientes familiar, religioso e social. Estes estímulos, quando executados na medida certa, são muito importantes para a autoestima profissional e pessoal.

Patrocínio positivo no trabalho

O excesso de patrocínio positivo, bem como a constante presença do reforço negativo, é altamente prejudicial. Ninguém acerta o tempo inteiro, e nem erra a toda hora. Por isso, os estores devem sempre tentar ter atitudes justas, e não apenas elogiar, mas também corrigir comportamentos e atitudes nocivas.

Ao focar nos aspectos positivos, o líder está ressaltando o esforço, a dedicação e as competências de seus liderados. Isso também ocorre nos feedbacks de melhoria, em que são apontadas falhas e o modo de corrigi-las. Assim, o gestor oferece oportunidades reais de aprendizado e crescimento aos profissionais de sua equipe.

Como fazer o reforço positivo

Não elogie ou critique demais

Seja justo em suas colocações e, por melhor que seu colaborador seja, evite o excesso de elogios. Reconheça as habilidades e competências de todos, e as evidencie no momento certo. Também tenha o cuidado de não valorizar demais os erros: busque o caminho da correção, e não da humilhação.

Seja claro

Foco, dedicação, comprometimento, atenção aos detalhes, pontualidade… deixe claros quais comportamentos você espera dos seus liderados, e não crie expectativas surreais.

Alinhe a comunicação

Ao elogiar publicamente, sempre explique os motivos pelos quais determinada equipe ou pessoa está recebendo a menção positiva. Nunca elogie sem razão e sempre seja justo e honesto com todos.

Dê oportunidades

Muitas vezes, por falta de chances ou por estarem na função errada, alguns profissionais não conseguem demonstrar todo o seu potencial e receber elogios. Observe todos de perto e tenha certeza de que nenhum talento está sendo desperdiçado.

Mostre a importância do patrocínio positivo

Tenha em mente que o elogio nem sempre precisa partir do gestor: colegas também podem fazer elogios entre si, motivando uns aos outros e corrigindo as falhas. Mostre aos seus liderados as melhores formas de se fazer isso, sem exagerar ou magoar ninguém.

E você, quer potencializar ainda mais os seus resultados e ser reconhecido por isso? Faça a Formação Professional & Self Coaching, desenvolva novas habilidades, maior autoconhecimento e prepare-se para o seu melhor com o PSC.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!