A psicologia é uma área do conhecimento que estuda essencialmente o funcionamento da mente humana e a sua capacidade de processar emoções e pensamentos, determinando as atitudes e o comportamento de um indivíduo. Ela é fundamental em diversos contextos, como na resolução de transtornos da mente (psicologia clínica), nas empresas, nas escolas, entre outros ambientes.

Diante de tamanha importância e complexidade, a psicologia foi, ao longo do tempo, se desdobrando em diferentes subcategorias, entre as quais se encontra a psicologia social. Neste artigo, você vai compreender de que se trata essa área e qual é a sua importância. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Psicologia social: compreendendo o conceito

A psicologia social é um ramo dos estudos científicos que tem por finalidade identificar a interdependência dos comportamentos, sentimentos e pensamentos entre os indivíduos. Por buscar compreender como o homem se comporta em suas relações sociais, ela também bebe de alguns conceitos sociológicos.

A psicologia social tenta revelar as conexões existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um alguém oposto ao grupo social. Ela lida com o conceito de uma mente coletiva, já que percebe que indivíduos, quando inseridos em contextos sociais específicos, têm a tendência a se comportarem de modo coerente com o grupo social a que pertencem.

Essa área do conhecimento também estuda o condicionamento, ou seja, o processo que ocorre quando recebemos um estímulo e respondemos a ele de alguma maneira. Certos estímulos, inseridos em contextos sociais, fazem com que os indivíduos produzam respostas semelhantes. Tal estudo é muito importante para quem precisa inserir condutas e comportamentos que são esperados dentro de uma organização ou de algum grupo específico.

Psicologia social e serviço social são a mesma coisa?

Apesar de os nomes serem parecidos, são atividades distintas. O psicólogo social é graduado em psicologia e trabalha junto com determinados grupos para contribuir com o desenvolvimento de comportamentos saudáveis, no que diz respeito à mente, de forma coletiva.

PSC

O assistente social não é um psicólogo, pois é formado em serviço social. O seu objetivo é garantir que sejam respeitados os direitos humanos, especialmente das pessoas que estiverem em situação de vulnerabilidade de alguma forma. É comum que esses profissionais trabalhem juntos, mas as suas atividades são complementares, e não iguais.

Em quais áreas atua um psicólogo social?

O trabalho do psicólogo social pode ocorrer em diferentes áreas. Na sequência, você conferirá os exemplos mais comuns.

  • Com pessoas socialmente excluídas

O aconselhamento do psicólogo social é especialmente necessário a grupos marginalizados, como presidiários, mães adolescentes de baixa renda, pessoas viciadas em drogas, indivíduos em situação de rua etc. A reinserção dessas pessoas na sociedade pode ser conduzida por psicólogos sociais em sessões de terapia em grupo, onde todos podem compartilhar as suas ideias. O psicólogo social também pode fazer trabalhos de pesquisa e assistência a grupos historicamente oprimidos, como mulheres e pessoas negras.

  • Com diversos grupos de indivíduos

A sociedade costuma atribuir determinadas funções aos papéis que as pessoas ocupam: o pai, a mãe, o filho, o professor, o médico, o policial etc. Nem sempre é fácil lidar com as expectativas geradas pela sociedade acerca desses papéis que assumimos, o que pode provocar conflitos internos. Os psicólogos sociais podem se reunir com essas categorias de pessoas e auxiliá-las a lidar com essas questões de forma mais saudável, com consciência de classe, mas sem perder a individualidade.

  • Com as áreas de marketing

As áreas de marketing e comunicação das empresas precisam muito de conhecimentos de psicologia, sobretudo para conhecer e lidar adequadamente com o comportamento do consumidor. Nesse caso, o psicólogo contribui com a criação das campanhas a partir dos seus conhecimentos do perfil do público a ser impactado. Isso ajuda no desenvolvimento de ações mais atrativas às pessoas, de modo que o psicólogo contribui assessorando as marcas e os próprios veículos de comunicação.

  • Nas empresas em geral

Por fim, o psicólogo social também pode ser extremamente útil nas empresas, desenvolvendo políticas internas, criando iniciativas de integração, promovendo uma gestão de conflitos adequada e atuando na motivação e na melhora do clima organizacional. Assim, ele atua na prevenção e na resolução de questões que afetem a “parte humana” do ambiente corporativo, o que paralelamente beneficia a própria produtividade da organização. É comum que esses profissionais façam parte da área de recursos humanos/ gestão de pessoas.

A psicologia social no contexto das organizações

Entender o modo como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras é muito importante para um profissional que oferece orientação a uma empresa ou organização. É nas interações sociais que os indivíduos mostram as suas habilidades e dificuldades. Trabalhar essas questões dentro de uma empresa é crucial para a gestão das equipes, a obtenção de bons resultados de produtividade e a harmonia no ambiente de trabalho.

O curso para Consultor em Análise Comportamental do IBC Coaching é focado em preparar o profissional que trabalha com desenvolvimento humano para aplicar/utilizar a Avaliação Comportamental em vários contextos, como: gestão de pessoas, gerenciamento de relações interpessoais, avaliação e treinamento, motivação, orientação profissional e ou pessoal. Não se trata de uma formação em psicologia, mas de um programa que certamente traz grandes contribuições da psicologia social.

Um consultor em Análise Comportamental deve estar sempre preocupado em maximizar o potencial da equipe ou do indivíduo, trabalhando de forma a identificar as suas qualidades e a contribuir para o desenvolvimento contínuo das suas competências e talentos. O objetivo é trazer satisfação e desejo de sucesso para que o trabalho dê bons resultados, em consonância com a própria psicologia social.

Desenvolver pessoas é o caminho a seguir nos novos modelos de gestão e liderança de pessoas. Conheça e se especialize em nossos cursos de Consultor em Análise Comportamental, desenvolva-se na sua vida pessoal e profissional e torne-se um analista apto a conduzir pessoas e empresas ao sucesso!

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!