Voltar

O que é Psicologia Empresarial?

Publicado em | 0 comentários

Wavebreakmedia/ Shutterstock A Psicologia Empresarial ajuda no desenvolvimento de profissionais e organizações.

A Psicologia Empresarial compreende o estudo dos problemas organizacionais, no que tange a gestão de pessoas. O objetivo, com isso, é construir nas empresas, um ambiente favorável ao trabalho e desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, ao alcance dos resultados que a organização almeja.

Também conhecida como Psicologia Organizacional, esta abordagem tem sido fundamental para a melhoria contínua dos processos de gestão dos profissionais. Neste sentido, estima-se que hoje, 23% dos psicólogos trabalhem nas organizações, fazendo este trabalho essencial.

O Papel do Psicólogo Empresarial

Nas empresas, a Psicologia Empresarial é representada pelo Departamento de Recursos Humanos. Os profissionais deste setor são essenciais na condução das estratégias de gestão e sua atuação é muito importante para todos.

Entre as atribuições do psicólogo organizacional, destacamos: recrutamento e seleção de candidatos, aplicação de Assessments (análises comportamentais) e a gestão do clima organizacional.

Além disso, também é seu papel definir os melhores treinamentos para a capacitação dos colaboradores, a exemplo do Coaching, fazer plano de cargos e salários, dirimir conflitos entre colegas e realizar avaliações de desempenho.

Benefícios da Psicologia nas Organizações

Graças a Psicologia Empresarial, hoje também é possível identificar, com mais assertividade, as lacunas no que tange problemas psicológicos relacionados a este ambiente.

Estresse, Síndrome de Burnout, Ansiedade entre outros distúrbios associados às condições de trabalho, podem ser diagnosticados de forma precoce, com o auxílio deste profissional, especializado em comportamento humano.

Esta gestão estratégica das pessoas, com certeza, facilita a atuação das lideranças, a atração e retenção dos talentos e na formação de um capital intelectual realmente capaz de atender os anseios das empresas. Por isso, é muito importante que o RH escolha treinamentos de capacitação e aprimoramento, realmente eficazes.

 Coaching – Um Poderoso Auxílio da Gestão de Pessoas

Os cursos de Coaching, tanto In Company como em grupos abertos, são um diferencial competitivo das empresas na formação dos profissionais. Seja o objetivo formar melhores líderes ou desenvolver novas habilidades e competências nos colaboradores, o Coaching é uma opção extraordinária.

Por isso, destaca-se a formação Professional & Self Coaching, com suas diversas técnicas e ferramentas, que proporcionam a melhoria contínua da comunicação, dos relacionamentos interpessoais, dos processos de liderança, de gestão do tempo e mudanças comportamentais bastante positivas.

No PSC, o profissional é convidado a expandir sua visão, conhecer-se profundamente, e deste modo, potencializar os resultados de seu trabalho. Isso aumenta sua automotivação, eleva sua autoestima e empodera o colaborador a ir cada vez mais além.

Gostou do texto? Curta e Compartilhe com seus amigos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!