A psicologia é a ciência humana que estuda os processos mentais das pessoas: emoções, sentimentos, pensamentos e como tudo isso se converte em atitudes e hábitos. A compreensão da mente humana tem se mostrado de fundamental importância, não apenas na resolução dos transtornos mentais, mas também na promoção de uma vida com mais qualidade e bem-estar.

Dentro da psicologia, existe a psicologia cognitiva, de onde vem a famosa TCC — Terapia Cognitivo-Coportamental. Neste artigo, vamos compreender melhor as bases desse ramo da psicologia e os seus benefícios para as pessoas e até mesmo para as empresas. Continue a leitura e saiba mais!

O que é cognição e o que é psicologia cognitiva?

A psicologia cognitiva comportamental é um ramo da psicologia que estuda o comportamento humano, analisando o processo de cognição, ou seja, a forma como os indivíduos aprendem, percebem e pensam sobre os acontecimentos das suas vidas. Ela está ligada ao estudo das atitudes físicas e mentais que interferem nas ações.

A cognição é a capacidade de compreender as sensações, percepções e aprendizagens. Sendo assim, a psicologia cognitiva busca entender as emoções e pensamentos humanos e como as ações são desenvolvidas e derivadas desses processos mentais — como pensar, falar, recordar, memorizar e fazer escolhas em geral.

Como funciona a psicologia cognitiva?

Esse é o ramo da psicologia que busca fazer uma análise de como o processo mental acontece, dissecando-o por meio do método científico para a obtenção de uma maior compreensão do comportamento humano. Essa ciência estuda tanto os diversos aspectos do pensamento quanto as estruturas biológicas pelas quais ele é formado. O seu estudo é focado principalmente em 3 elementos:

  • Atenção

Tomando como base a definição criada pela psicóloga Jennifer Preece, atenção é a nossa capacidade de selecionar, em meio a uma grade quantidade de informações, aquilo em que vamos focar em determinado momento. Por exemplo, enquanto você lê esse texto, a sua pele capta o toque da roupa nas suas costas, porém, você só o sentiu após esse trecho lembrá-lo disso.

PSC

Os nossos sentidos não “desligam”. Eles captam todos os estímulos ao nosso redor, mas a mente filtra o que é mais importante. Sem que houvesse uma “filtragem” do que é realmente importante, seria impossível executar qualquer ação. Por isso, a capacidade de focar em alguns fatores, mas não em outros, é muito importante.

  • Memória

De acordo com o psicólogo Robert Sternberg, esse é o processo em que armazenamos informações referentes a experiências relevantes para que possam ser acessadas e utilizadas para a resolução de um problema. A memória é a pedra fundamental para o pensamento humano, pois é por meio dela que conseguimos aprender e desenvolver o conhecimento.

Todavia, nem sempre nos lembramos de tudo o que ocorre. Muitos eventos do passado, que têm consequências diretas na forma como agimos hoje, podem estar enraizados na sua mente mais profunda, sem memórias tão vivas. Por isso, a psicologia cognitivo-comportamental também analisa a trajetória do indivíduo até aqui, disposta a encontrar as origens dos problemas da pessoa e a encontrar meios de resolvê-los.

  • Ação

Esse processo pode ser definido como o resultado de uma resposta a determinado estímulo. A psicologia cognitiva estuda tanto o fator motivador quanto a forma como esse pensamento se forma. O pesquisador Wallter Cybis aponta a existência de 3 etapas principais para que uma ação seja realizada:

  1. Análise da situação
  2. Planificação
  1. Controle

Dessa forma, se a psicologia ajuda um indivíduo a compreender as causas da sua ansiedade, ela também o ajuda a desenvolver novos comportamentos para lidar com ela: ressignificar determinados fatos, analisar as situações sob outros pontos de vista, desenvolver técnicas de relaxamento em momentos de crise, adotar hábitos mais saudáveis, e por aí vai. Assim, a cognição se transforma em comportamento, ou seja, a teoria ganha a prática, rumo a uma vida de mais qualidade.

Qual é a relação entre a psicologia cognitiva e o coaching?

Essa área do conhecimento pode ser bastante benéfica quando aliada ao coaching, a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente atualmente. Isso se deve ao fato de que, com o auxílio do coaching, a psicologia cognitiva oferece maior apoio ao coach (profissional que conduz o processo de coaching) para compreender, de forma eficaz, as crenças, valores, legado e experiências de cada pessoa, a partir dos seus comportamentos.

Essa abordagem, aliada ao processo de coaching, pode gerar resultados positivos quando utilizada no contexto profissional ou pessoal. É por isso que o coaching se utiliza de muitos dos conhecimentos da psicologia nas suas técnicas e ferramentas. Contudo, ressaltamos que o coaching tem o objetivo de auxiliar as pessoas no alcance dos seus objetivos, mas não deve ser entendido como um tratamento para transtornos mentais — nesse caso, a psicoterapia e a medicina são os meios indicados.

Como se dá a sua aplicação no âmbito pessoal?

A psicologia comportamental apoiada à metodologia do coaching pode trazer grandes benefícios no que se refere à vida pessoal dos indivíduos, pois promove a conquista do autoconhecimento e do aprimoramento de habilidades, como: foco, controle das emoções, automotivação, alinhamento de valores e crenças e capacidade para quebrar crenças/pensamentos limitantes e comportamentos sabotadores.

Além disso, as técnicas auxiliam o indivíduo a lidar com os sentimentos e momentos negativos, transformando-os em pontos úteis para crescimento pessoal e melhoria contínua. Assim, sempre que um indivíduo desanima no meio do caminho, o coach consegue motivá-lo e renovar as suas forças emocionais com os conhecimentos da psicologia.

Como se dá a sua aplicação nas organizações?

Quando aplicadas no meio empresarial, as duas abordagens permitem conhecer cada profissional e entender os seus comportamentos em momentos de pressão, desafios, conflitos, remanejamento, retenção e promoção. Isso auxilia no autoconhecimento profissional e na resolução de conflitos.

Além disso, elas geram maior eficácia na distribuição de tarefas de acordo com o perfil de cada colaborador e na condução de processos e demandas organizacionais (tarefas, recompensas, feedbacks, comunicação etc.).

Portanto, são ciências complementares, que podem beneficiar todos os colaboradores nas suas vidas profissionais, além de fornecer um grande auxílio às lideranças de equipes e ao próprio departamento de gestão de pessoas (que, não por caso, costuma contar também com psicólogos).

Concluindo, a psicologia cognitiva comportamental tem o objetivo de compreender os mecanismos mentais do indivíduo (emoções, sentimentos e pensamentos) e promover mudanças nas atitudes e, consequentemente, nos resultados a serem alcançados. Isso pode beneficiar tanto as pessoas, individualmente, como as organizações.

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com a psicologia e com o coaching? O que pensa a respeito dessas ciências tão benéficas ao desenvolvimento humano? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!