Coach e coachee na psicogeografia da sessão de Coaching

GaudiLab/Shutterstock Levar em conta a psicogeografia da sala de Coaching é importante para criar um ambiente seguro para o cliente!

Em se tratando de Psicogeografia, não tenho dúvidas de que você, alguma vez na vida, usou a expressão “não gosto da energia desse lugar”, ou “a energia desse lugar é tão boa…”.  Até mesmo os mais céticos conseguem perceber que todos os lugares, abertos ou fechados, públicos ou privados, emanam uma energia que é facilmente captada e sentida pelo nosso corpo. Há diversos estudos sobre como os espaços influenciam nosso bem-estar e nossa vida, no Coaching usamos o conceito de Psicogeografia.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

A Psicogeografia se resume na tarefa de fornecer uma demarcação simbólica, mas visualmente perceptível, que gere psiquicamente estímulos associados ao valor daquele espaço. Como método, a Psicogeografia faz com que, determinada organização do lugar, a disposição dos objetos, as cores, os sons, produzam determinadas emoções, insights e percepções.

O processo de Coaching (seja em que modalidade for), ao ser iniciado, seja através de uma formação ou com o apoio de um profissional (coach), tem como uma das primeiras técnicas utilizadas, a Psicogeografia. Psicogeografia nada mais é que criar “um ambiente seguro” para que as sessões sejam desen­volvidas. No caso do Coaching Group essa preocupação deve ser ampliada, especialmente se o ambiente for empresarial, que, geralmente, gera uma série de reservas e de monitora­mento do comportamento.

Os coachees necessitam se sentir amparados e con­fortáveis para se envolverem inteiramente no processo e é dever do coach proporcionar esse local de abrigo, proteção, segurança e discrição absoluta. É através do ambiente que o processo será iniciado. O coachee começa a confiar na pessoa que está te apoiando e um ambiente permeado pelo clima de intimidade e respeito mútuo se inicia. Todas as coisas que são combinadas durante as sessões permanecem nas sessões e fazem parte exclusivamente da vida do cliente.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

A Importância da Psicogeografia na Sessão de Coaching

PSC

Não existem regras para a criação desse local que também é denominado de “coachtório” (caso seja o exclusivo espaço do coach). Cada profissional pode montar o seu ambiente seguro de acordo com o seu critério, mas é preciso mencionar que existem itens fundamentais para essa criação. É essencial escolher um ambiente limpo, com uma iluminação boa e ar acolhedor. As cadeiras precisam ser iguais e estar uma de frente para a outra, em círculo ou em U.

O profissional coach precisa se sentar, exclusivamente, ao lado direito em relação ao espaço maior do ambiente e seus coachees, ao lado esquerdo. Uma boa ideia é incluir músicas voltadas para a meditação ou clássicas, que ajudam a diminuir a frequência cerebral e trazem calma para a mente – e quando necessário retirar a música para que a conversa tenha mais foco e produtividade.

A Psicogeografia faz a análise do efeito do ambiente durante as emoções e comportamentos dos indivíduos. O posicionamento de um colaborador em uma reunião de tra­balho, por exemplo, diz bastante sobre ele. Essa ferramenta está sendo utilizada por gerentes e líderes no dia a dia das empresas para entender o comportamento dos profissionais. Sentar-se de frente ou de costas para uma pessoa em espe­cífico causa sensações extremamente diferentes.