Voltar

O Que é Produtividade?

Publicado em | 0 comentários

Lightspring/Shutterstock Um profissional produtivo é aquele que faz mais em menos tempo e com muito mais qualidade

Responda rápido – De 0 a 10 o quanto você realmente é uma pessoa produtiva? Saber o que é produtividade é importante mensurar nosso trabalho de forma objetiva e faz toda diferença para sermos mais efetivos em nossas ações diárias, conquistar crescimento e melhores resultados em todos os sentidos.

Assim, segundo o dicionário informal, produtividade é a qualidade daquilo que é produtivo. Em resumo e de maneira mais prática, refere-se tanto à quantidade como a qualidade das tarefas e atividades que desempenhamos em nosso trabalho e vida pessoal.

O Que é Produtividade na Prática

Um profissional produtivo é aquele que é proativo, engajado, automotivado e assertivo em suas decisões. Sempre entrega suas demandas antes ou dentro dos prazos, uma vez que consegue ser multitarefa, ou seja, desempenhar bem várias atividades ao mesmo tempo.

Este é um exemplo de modelo de colaborador que sempre se destaca nas empresas, pois seu espírito empreendedor lhe faz agir de modo diferenciado, sempre pensando de maneira sistêmica, observando as lacunas e possibilidades ao seu redor , se antecipando, trazendo soluções para os problemas, criando formas de aproveitar as oportunidades e atendendo com maestria suas funções.

No dia a dia é aquele profissional que sabe gerenciar bem o seu tempo, que não espera receber uma ordem para agir e que sempre faz mais do que é esperado. Suas atitudes e comportamentos positivos, no ambiente de trabalho, surpreendem a todos, colegas, líderes e liderados, instaura uma competitividade positiva, o que inspira as pessoas ao ser redor a fazerem o mesmo e ser tão produtivas quanto.

Em nossa vida pessoal não é diferente. Ao longo do dia nos deparamos com uma série de tarefas e responsabilidades que exigem de nós que aproveitemos do melhor modo possível o nosso tempo e sejamos mais produtivos também. Cuidados pessoais, com filhos, casa, família, compromissos, projetos, eventos; é preciso saber lidar, atender e resolver cada situação e fazer as horas renderem.

Em resumo, ser produtivo, no trabalho e em âmbito privado, é fazer mais em menos tempo e ainda ter tempo para não fazer nada se você assim o quiser. Assim, por mais que muitas vezes seja cansativo ter um milhão de coisas para fazer, nada mais recompensador do que chegar a casa, depois de um longo e cheio dia de trabalho, e ter a certeza de que fizemos o nosso melhor e fomos muito produtivos.

Por isso, a produtividade é uma aliada do ser humano, não lhe deixa fica estagnado, cair na zona de conforto e fazer as coisas de qualquer jeito. Ser efetivo é ir além, dar o seu melhor e ter a certeza de que fizemos tudo que era possível e, às vezes, até mesmo o impossível, para construir resultados extraordinários. Permita-se e seja mais produtivo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!