No decorrer da vida, precisamos lidar com pessoas dos mais diferentes perfis, e cada uma delas pode nos ensinar algum tipo de lição. No artigo de hoje, abordaremos especificamente os indivíduos que agem com prepotência e se sentem superiores aos outros. 

É um assunto importante, pois, a pessoa, ao adotar um comportamento prepotente, pode afetar negativamente os seus relacionamentos no ambiente de trabalho e até mesmo na vida pessoal, criando um clima desarmônico e prejudicial. Nesse sentido, é importante saber como se comportar quando estivermos diante de situações assim. 

Neste artigo, você vai entender o que é ser prepotente, como reconhecer alguém com essa característica, como lidar com pessoas assim e o que fazer para que você mesmo não seja prepotente. Preparado? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

O que é ser prepotente?

Afinal, qual o significado da palavra prepotente? Essa palavra tem origem no latim praepotens, antis e se refere a uma pessoa com excesso de poder e que comete abusos relacionados a ele, exercendo tirania, opressão e autoritarismo.

Além disso, a palavra prepotência é sinônimo de arrogância, ou seja, as pessoas prepotentes são aquelas que gostam de impor a sua autoridade e se colocar sempre acima dos demais. Por isso, estão a todo o momento tentando provar o quanto são boas no que fazem e, principalmente, melhores do que os outros. É, basicamente, o contrário de ser humilde e consciente da sua pequenez em relação ao universo.

Quais são as principais características desse comportamento?

Não é difícil se deparar com pessoas que apresentam esse comportamento, e nem é difícil identificá-las, visto que as suas principais características, geralmente, os tornam pessoas que gostam de ser enaltecidas, notadas e reverenciadas. 

PSC

As principais características do comportamento de uma pessoa prepotente são:

  • Sempre encontra algum defeito no êxito de terceiros;
  • Está a todo o momento se autoafirmando em relação às qualidades que tem;
  • Não sabe aceitar críticas e reconhecer os seus pontos de melhoria;
  • Não assume as suas falhas e sempre encontra uma maneira de culpar terceiros;
  • Acha que todos a invejam e que é um “ser perfeito” e inquestionável;
  • Não tem muitos amigos, mas tenta passar uma ideia contrária;
  • Tem dificuldades em aceitar ordens e sugestões;
  • Possui um grande vislumbre relacionado ao poder;
  • É excessivamente vaidoso;
  • Quer sempre ter razão e não gosta de ser contrariado.

Percebeu como é bastante fácil identificar um ser prepotente? As atitudes dessas pessoas sempre demonstram que elas se consideram superiores. É por esses e outros motivos que comportamentos assim estão bastante presentes em governos absolutistas, tiranos e ditatoriais, pois são as melhores maneiras de as pessoas que cultivam essas características poderem legitimar o seu propósito.

Além disso, em menor abrangência, é possível se deparar com pessoas assim nas mais diversas situações cotidianas, como no meio acadêmico, em situações sociais, na vizinhança, na família e no trabalho.

O que leva uma pessoa a agir com prepotência?

Por mais que tentem parecer seguros, os indivíduos prepotentes são, na verdade, inseguros e têm grandes problemas de autoestima. Eles se utilizam de uma armadura de superioridade para esconder o quanto são frágeis. Aqueles que realmente são seguros das suas qualidades não sentem a necessidade de se autoafirmarem o tempo todo, pois têm consciência de quem são — de suas qualidades, dons, talentos e também dos pontos a melhorar.

Essas pessoas gostam de se gabar de determinadas características: a beleza física, o cargo que ocupam, a profissão que exercem, a universidade em que estudaram, as viagens que realizaram, o bairro onde moram, o carro que dirigem, as roupas que vestem, e por aí vai.

Entretanto, antes de se irritar com um amigo, familiar ou colega de trabalho que seja prepotente e arrogante, procure vê-lo com outros olhos. Se for alguém especial para você, talvez valha a pena ajudar. 

Analise a possibilidade de conversar para mostrar que essa atitude pode prejudicá-lo e, principalmente, incentive-o a buscar o autoconhecimento, de modo que possa entender a razão de agir desta forma e compreender melhor os seus sentimentos e emoções para que consiga utilizá-los positivamente.

Como a prepotência se manifesta no trabalho?

É no ambiente profissional que mais conseguimos encontrar situações onde há uma nítida presença de comportamentos prepotentes. Isso se justifica, muitas vezes, pela hierarquização, pois, à medida que algumas pessoas progridem e adquirem funções que oferecem mais poder, podem vir a exercê-lo de modo inadequado.

Esses profissionais tomam atitudes autoritárias, egocêntricas e que têm grandes chances de prejudicar os resultados de uma equipe. Um líder que não admite os seus erros, sempre quer ter razão, atua de forma centralizadora e exerce a sua liderança por meio da coerção, dificilmente conquistará o respeito dos seus subordinados, além do comprometimento e empenho de todos.

Além disso, essas atitudes podem não somente ter esses efeitos, mas também podem criar um ambiente sem harmonia, caótico e nocivo até mesmo para a saúde mental dos envolvidos.

Esse tipo de liderança bastante se assemelha ao tipo autocrático, que é caracterizado pela centralização e controle do líder no processo decisório. Embora esse tipo possa apresentar algumas vantagens relacionadas ao tempo em que as medidas são tomadas, as consequências geradas pelos fatores negativos tornam esse modelo bastante desvantajoso.

Todavia, não é só o líder que pode apresentar a prepotência como característica. Pode ser que um colega, funcionário comum, também aja dessa forma, vangloriando-se dos seus feitos e defendendo sempre as suas ideias como melhores do que as dos outros.

Como lidar com pessoas prepotentes?

É possível aprender a lidar de forma natural com pessoas prepotentes e impedir que a energia negativa delas o contamine. Para isso, confira as dicas a seguir e coloque-as em prática no seu dia a dia.

  • Atente-se ao seu comportamento

Observe o nível de incômodo que o comportamento da pessoa prepotente causa em você. Se as atitudes dela o estiverem incomodando em um grau muito alto, pode ser um sinal de que, talvez, precise se atentar para a sua própria autoestima. Quando se tem consciência a respeito das suas qualidades, o fato de alguém tentar se mostrar superior dificilmente vai afetá-lo. Então, procure voltar a sua atenção para si, a fim de se conhecer melhor e se tornar mais confiante e seguro — menos sensível ao que o outro diz.

  • Recuse o papel de competidor

Uma pessoa prepotente parece estar sempre querendo competir para mostrar o quanto é superior. Para combater isso, demonstre que não tem a menor intenção de se colocar como rival. Dependendo do tipo de relação que tem com ela, se é pessoal ou profissional, coloque-se como alguém que pode ajudá-la e trabalhar em conjunto, mas sem a necessidade de alguém ser considerado melhor. Não dar atenção é a melhor maneira de neutralizar um comportamento prepotente.

  • Tenha humildade

Podemos ensinar muitas coisas para outras pessoas com base no nosso próprio comportamento. Dessa forma, se alguém o tratar com falta de educação, seja educado. O mesmo vale para a arrogância e a prepotência. Por isso, procure retribuir com humildade. Se resolver pagar na mesma moeda, apenas estará alimentando um comportamento nocivo, então, prefira sempre agir positivamente. Mostre a todos que agir com humildade não é rebaixar-se, mas apenas ser sensato e amigável.

  • Foque nas qualidades da pessoa

Por mais que um indivíduo prepotente seja irritante em muitas situações, certamente ele tem qualidades. Então, aprenda a enxergar além da arrogância e identifique esses pontos positivos. Ao mudar o foco, aos poucos, você deixará de se incomodar com esse ar de superioridade e passará a vê-lo sob uma nova e positiva perspectiva. É um exercício difícil, mas muito útil, especialmente se você não tiver como se afastar da pessoa — um familiar ou alguém com quem você tem que trabalhar todo dia.

  • Desenvolva a sua inteligência emocional

Aqueles que se conhecem verdadeiramente conseguem desenvolver a chamada inteligência emocional, o que proporciona o controle sobre as emoções e conhecimento sobre a origem delas. Assim, pessoas emocionalmente inteligentes conseguem lidar com indivíduos com os mais diversos perfis comportamentais, sem se abalarem ou perderem a calma. Além disso, essas pessoas conseguem se afastar de quem lhes faz mal (quando possível), sendo mais seletivas e felizes na escolha das suas companhias.

Como não se tornar prepotente?

Depois de conhecer formas positivas de lidar com pessoas prepotentes, veja algumas dicas para que você mesmo não se deixe levar por esse sentimento. Saiba que esses indivíduos agem dessa maneira sem se dar conta (na maioria das vezes), então, é importante manter a atenção para evitar cair nas armadilhas da arrogância.

  • Conheça as suas características pessoais

Em primeiro lugar, é necessário que você busque conhecer as suas qualidades, a fim de que se torne uma pessoa segura daquilo que é, sem a necessidade de se autoafirmar constantemente. O mesmo vale para aqueles pontos que precisa desenvolver. Dessa forma, será possível ajustar a imagem que você tem de si com aquilo que realmente é, e poderá traçar estratégias para se tornar o que deseja. A ideia é não sentir-se superior ou inferior a ninguém, com uma autoestima saudável.

  • Saiba ouvir outras pessoas

Aceite que você nem sempre está certo, por isso é fundamental que saiba ouvir outras opiniões. Aqueles indivíduos com os quais convive, e que gostam verdadeiramente de você, certamente terão bons conselhos a dar. Isso não significa que você precisará acatar tudo o que disserem, mas sim que pode ouvi-los com atenção e selecionar aquilo que considera relevante para a sua vida. Ouvir o outro pode gerar aprendizados importantes, afinal de contas, cada um tem conhecimentos e talentos diferenciados.

  • Evite elogiar-se a todo o momento

Lembre-se sempre de que aqueles que têm consciência sobre as suas próprias qualidades não sentem a necessidade de repetir a todo o momento o quanto são bons. Por isso, substitua esse comportamento pelo hábito de elogiar as pessoas ao seu redor quando elas fizerem algo que você considere positivo. Um simples reconhecimento pode transformar o dia de alguém e motivá-lo a continuar. Isso demonstra sabedoria e humildade, o que tende a fortalecer as suas relações.

  • Tenha gratidão

Por fim, a gratidão é um dos sentimentos mais transformadores que alguém pode ter. Por meio dela, se demonstra humildade e reconhecimento por alguém que lhe oferece algum tipo de ajuda. Quando se é grato pelo que se conquistou, o sentimento de prepotência passa longe, pois são comportamentos completamente opostos. Além disso, lembre-se de que a sua atitude de gratidão e humildade certamente influencia outras pessoas a agirem da mesma forma, quebrando as correntes de prepotência que existem em certos ambientes.

Em conclusão, a prepotência é um grande sinal de insegurança e apenas traz prejuízos para quem age dessa maneira e para as pessoas ao redor. Ao se deparar com alguém assim, procure manter uma postura positiva e evite entrar em uma competição, pois o resultado disso será negativo para ambos os lados. A melhor maneira de combater a arrogância é com humildade e autoconfiança. Lembre-se disso e sucesso!

E você, ser de luz, já teve que lidar com alguma pessoa prepotente? Como fez ou faz para conviver? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!