imagem de cabeça humana

© Depositphotos.com / cherezoff A Programação Neurolinguística (PNL) é a ciência que estuda como a linguagem e as emoções afetam as ações, levando pessoas a conquistarem resultados extraordinários.

A Programação Neurolinguística (PNL) é a ciência que estuda como a linguagem e as emoções afetam nas ações. A metodologia foi desenvolvida na década de 1970, na Universidade da Santa Cruz, na Califórnia, pelos americanos John Grinder e Richard Bandler.

Com o objetivo de entender porque algumas pessoas conseguem atingir desempenho acima da média e outras não, os pesquisadores identificaram um conjunto de modelos e padrões que influenciam a mente e o comportamento do indivíduo. A partir daí, descreveram a relação entre a mente (neuro) e a linguagem verbal e não verbal (linguística), e como essa interação pode ser organizada (programação).

Benefícios da PNL

  • Mudança de pensamentos e comportamentos;
  • Eliminação de crenças sabotadoras;
  • Mudança na linguagem e forma de expressão;
  • Melhoria efetiva na comunicação;
  • Aceleração dos processos de aprendizagem;
  • Melhoria na capacidade de persuadir.

Técnicas da PNL utilizadas no Coaching

Como uma metodologia composta por um mix de ciências, o Coaching agrega também os recursos da PNL, sempre visando fazer com que as pessoas desenvolvam a habilidade de influenciar a si mesmo, adquirindo hábitos, visões de mundo, percepções, linguagem e comportamentos ideais para alcançar metas, objetivos e obter alto desempenho.

Confira abaixo as técnicas utilizadas na junção da PNL com Coaching, o mais poderoso processo de desenvolvimento humano da atualidade:

Ponte ao futuro

Para alcançar uma meta, é primordial ter clareza sobre o que se quer e como chegar até lá. Além disso, preparar a mente para receber e lidar com as mudanças contribui significativamente para a aceleração do resultado.

PSC

Nesse contexto, uma das ferramentas mais utilizadas no Coaching é a ponte ao futuro.  O objetivo é ajudar o coachee (cliente) a induzir o estado favorável da mente, fazendo uma ligação imagética do momento presente até o ponto desejado.

Essa técnica convida o coachee a se visualizar evoluindo gradualmente, até atingir seu objetivo final. Durante a aplicação da técnica, a pessoa vivencia todas as sensações e emoções positivas da vitória alcançada. Gera-se, assim, um estado de empoderamento e motivação para entrar em ação.

Ancoragem

Os pensamentos são reflexos de nossas escolhas e da forma como percebemos o mundo. Portanto, o estado emocional conduz diretamente as ações e reações. Nesse contexto, o Coaching utiliza a âncora positiva — uma poderosa técnica da PNL — para estimular hábitos construtivos para o desenvolvimento contínuo.

Âncora é uma ferramenta que fixa uma lembrança imediata, criando uma âncora fortalecedora a partir de uma palavra ou gesto que lembra uma determinada situação positiva e importante para o indivíduo.

Assim, quando estiver numa situação de medo, desânimo, ou alguma outra sensação negativa, a âncora servirá como um atalho para despertar instantaneamente um estado mental favorável e positivo.

Metáfora

A metáfora é uma analogia que faz indução a outra, como contos, fábulas, provérbios, citações, parábolas e histórias, proporcionando percepções inconscientes como forma de sugestão ou alternativas que antes não eram percebidas por conta de um bloqueio racional.

É uma forma de transmitir aprendizado por meio da reflexão, com o objetivo de estimular as melhores atitudes que contribuam para o alcance do estado desejado. O desenvolvimento de habilidades para utilização desta técnica é útil para obter excelência na comunicação, negociação, relacionamentos, persuasão, oratória ou em qualquer atividade.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos!