homem desenhando plano de negócios

© Depositphotos.com / hjalmeida O plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados.

Um plano de negócios é o ponto de partida de qualquer empresa, independentemente de seu ramo de atividade. Ele é fundamental para todos que desejam abrir seu próprio negócio ou consolidar um estabelecimento já existente.

Segundo a definição dada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

O plano de negócios é fundamental para qualquer empreendedor, bem como para qualquer organização que busca alcançar seus objetivos. A elaboração de um plano de negócios é uma maneira eficaz e assertiva de planejar um determinado empreendimento, definindo estratégias, objetivos, metas, mercado e público-alvo, a fim de alcançar lucros financeiros e sucesso diante do mercado.

Uma das principais finalidades deste importante documento é definir se uma determinada ideia pode ser executada ou não, bem como fazer um relatório detalhado sobre o segmento do estabelecimento que será criado, os serviços ou produtos que serão oferecidos, potenciais clientes, quem serão os fornecedores, análise do mercado e seus concorrentes.

Elaborar este planejamento não é uma tarefa fácil. Pelo contrário: ela é complexa e demorada, mas traz resultados benéficos e fundamentais para o sucesso da empresa.

Benefícios de elaborar um plano de negócios

PSC

Confira alguns dos muitos benefícios que um plano de negócios oferece para empresários e empreendedores:

  • Orientação para o empreendimento;
  • Redução dos riscos do negócio;
  • Aumento da vantagem competitiva;
  • Definição de objetivos financeiros e estratégicos;
  • Mapeamento detalhado de o que, por quem e como será feito cada objetivo;
  • Mapeamento de investimentos necessários;
  • Definição de planos;
  • Identificação de pontos fortes e fracos;
  • Análise do mercado e dos concorrentes;
  • Análise de desempenho e performance;
  • Melhoria das idéias do empreendimento;
  • Análise de riscos e oportunidades;
  • Orientação para as tomadas de decisão.

Estrutura de um plano de negócios eficiente:

Confira a estrutura básica para iniciar o seu próprio plano de negócios:

Descrição do plano de negócios

  • O que é o negócio;
  • Produtos/serviços oferecidos;
  • Público alvo;
  • Localização;
  • Indicadores de viabilidade;
  • Lucratividade;
  • Rentabilidade;
  • Prazo de retorno do investimento;
  • Ponto de equilíbrio.

Informações do empreendedor

  • Nome;
  • Endereço;
  • Cidade e estado;
  • Telefones;
  • Resumo do perfil profissional.

Informações do negócio

  • Nome da empresa;
  • CNPJ/CPF;
  • Missão;
  • Ramo de atividade;
  • Forma jurídica;
  • Enquadramento tributário;
  • Capital Social;
  • Fonte de recursos.

Análise de mercado

  • Perfil do público alvo;
  • Comportamento;
  • Área de abrangência do público alvo;
  • Análise dos concorrentes;
  • Análise dos fornecedores;
  • Plano de marketing;
  • Plano operacional;
  • Plano financeiro;
  • Avaliação estratégica;
  • Avaliação do plano de negócios.

Faça download do modelo de plano de negócios desenvolvido pelo SEBRAE

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