Image Point. Fr/Shutterstock A personalidade indica as características pessoais de cada indivíduo, sua forma de pensar e agir?

Personalidade indica características de liderança de cada indivíduo: o perfil forte, líder nato e confiante; perfil exigente, responsável e perfeccionista; o perfil tímido que e inteligente e observador; o perfil executor, líder e eficiente; o perfil mediador, paciente e receptivo; o perfil protetor, confiável e solícito; e o perfil decidido, ativo e persistente. Para identificar a personalidade podem ser feitos testes que se constituem como ferramentas importantes para quem busca o autoconhecimento.

A personalidade possui inúmeras facetas que são consideradas uma fração da integridade dela e que interferem nas atitudes de cada pessoa. A personalidade também pode ser influenciada pela inteligência e criatividade, em que, por meio delas, começa a encontrar soluções distintas para várias coisas, existindo, nesse caso, abertura para vivenciar novas experiências. Isso evidencia a capacidade de defender os seus interesses e, principalmente, a capacidade de construir relacionamentos.

É importante enfatizar que a postura e os valores de alguém são interligados com a personalidade, pois é ela que classifica as pessoas por suas atitudes, o que a pessoa enxerga de si mesma, o bem-estar que representa, também uma linha da personalidade e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Teste de Perfil Comportamental Para Identificar a Personalidade

Fazer um mapeamento completo, por meio de uma avaliação do perfil comportamental, permite conhecer habilidades e capacidades, bem como pontos fortes e as maneiras de potencializá-los em favor do sucesso profissional e pessoal.

A avaliação com objetivos profissionais deve incluir itens como: diferenciais, talentos, capacidade de tomar decisões, estilos de liderança, níveis de autoestima, estresse, forma de reação à pressão. Desta maneira, os profissionais certos são direcionados aos departamentos em que suas competências podem ser mais bem aproveitadas.

PSC

Tão importante quanto, os testes de personalidade, também possuem extremo valor no âmbito pessoal, porque a ferramenta auxilia o indivíduo a avaliar seu estado atual e tomar decisões para alcançar as mudanças e melhorias que deseja em sua vida. Seja em questões familiares ou nos relacionamentos afetivos e interpessoais, este mapeamento favorece o reconhecimento de habilidades, pontos fortes, atitudes nocivas e crenças limitantes.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Há algum tempo, os perfis de personalidade vem sendo estudados, em 1921, Carl G. JUNG, escreveu sua primeira grande obra científica sobre o tema: “Tipos Psicológicos”, esta obra foi baseada no conceito da Psicologia Analítica, criada por ele. O estudo foi realizado a partir de sua percepção de que as pessoas possuíam diferenças individuais típicas, deste modo, ele desenvolveu a primeira forma de classificação psicológica, com base em duas atitudes (EXTROVERSÃO e INTROVERSÃO) e quatro funções da consciência (PENSAMENTO, SENTIMENTO, SENSAÇÃO e INTUIÇÃO). A combinação destas características pode gerar 8 ou até mesmo 16 tipos psicológicos básicos.

“Tipo é uma disposição geral que se observa nos indivíduos, caracterizando-os quanto a interesses, referências e habilidades. Por disposição deve-se entender o estado da psique preparada para agir ou reagir numa determinada situação.” Jung (1967: 551). “Tipo é um aspecto unilateral do desenvolvimento.”  Jung (1971a: 477)