O perfil profissiográfico é, basicamente, o perfil que uma empresa deseja buscar em um processo seletivo. Nele, o responsável pelo recrutamento irá colocar todas as competências e habilidades desejáveis em um candidato, que costumam ser: faixa etária, escolaridade, experiência, conhecimentos específicos, além de características relacionadas ao comportamento.

Siga a leitura para entender como essa ferramenta pode ser utilizada para facilitar os processos seletivos da sua empresa e torná-los mais eficientes.

Perfil Profissiográfico: por que é importante?

Caso uma empresa esteja com uma vaga para o setor de contabilidade, é muito importante, para uma contratação assertiva, que os selecionadores saibam quais são as características essenciais ao profissional que desejam contratar para essa área. Em todos os casos, basear-se apenas no conhecimento técnico não é interessante porque é necessário levar em conta o indivíduo como um todo.

As equipes precisam de profissionais com diversos perfis e se, por exemplo, já há alguém que tem uma personalidade forte, pode não ser interessante contratar alguém com o mesmo temperamento, porque isso pode gerar atritos. Então, por meio do perfil profissiográfico, o responsável pelo setor de Recursos Humanos, juntamente com o líder da equipe, pode definir as características que espera em um candidato.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

As informações necessárias a um Perfil Profissiográfico

As informações em um perfil profissiográfico são divididas em três categorias diferentes: habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais. Saiba mais sobre cada uma delas.

Habilidades Cognitivas

PSC

A palavra cognitiva se refere ao processo mental relacionado à percepção, ao raciocínio, à memória e ao aprendizado. As habilidades cognitivas são importantes no que se refere à criatividade, capacidade de resolver problemas com rapidez, inteligência e para a obtenção de conhecimento de forma geral.

Habilidades Técnicas

Nesta categoria estão incluídos os conhecimentos adquiridos em cursos, na universidade, formações, estudos e mesmo por meio de experiências práticas em outras empresas. É um aspecto de grande relevância para se fazer uma boa contratação, entretanto, não é um critério que dá mais para ser considerado sozinho, por isso traçar o perfil desejado é tão importante.

Habilidades Comportamentais

São aquelas habilidades que fazem parte da personalidade do indivíduo, como a capacidade de criar bons relacionamentos interpessoais, o temperamento positivo, a proatividade, liderança, comunicação assertiva, gestão do tempo, inteligência emocional para trabalhar sob pressão e em equipe, forma como lida com emoções, entre outras.

Cada categoria deve conter as habilidades desejáveis para o cargo em questão. Além disso, é importante que a empresa tenha uma descrição com cada uma de suas funções, considerando também os Aspectos técnicos, de forma a cruzar as informações para montar a ficha de perfil profissiográfico.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Como utilizar o Perfil Profissiográfico em processos seletivos

Depois de ter as fichas prontas, é hora de começar o processo de recrutamento de candidatos para a vaga em questão. Em primeiro lugar, as empresas costumam utilizar as habilidades técnicas descritas no currículo para escolher os profissionais que serão chamados para as entrevistas. Dessa forma, é possível eliminar aqueles que não possuem as características desejadas.

Então, durante a entrevista, são observadas as habilidades cognitivas e comportamentais dos indivíduos. Muitas organizações fazem uso de dinâmicas em grupo para ter uma melhor percepção sobre o perfil do candidato, que são atividades em que é possível avaliar cada indivíduo na prática, tornando mais fácil a identificação daqueles que estão dentro do perfil que a organização deseja.

Dessa forma, os recrutadores podem preencher outra ficha com as informações cognitivas e comportamentais identificadas e, então, comparar com as características desejáveis para o cargo. Assim, ficará mais simples encontrar o profissional ideal para preencher a vaga e obter os resultados esperados na contratação.

Banco de talentos 2.0 – Uma estratégia complementar ao Perfil Profissiográfico

Além de traçar o perfil profissiográfico para cada vaga, a empresa pode lançar mão de outra estratégia que pode também tornar o processo de recrutamento e seleção mais eficaz. Trata-se de uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada pelo setor de recursos humanos de empresas de todos os portes para facilitar o armazenamento e manejo de informações sobre os profissionais disponíveis para uma determinada vaga.

É uma evolução do tradicional banco de currículos, aquele arquivo físico em que as companhias deixavam currículos impressos guardados para consultar quando uma nova vaga surgia. O banco de talentos 2.0 é um sistema informatizado e otimizado em que os dados dos profissionais podem ser atualizados.

Inclusive, muitas companhias adicionam dados dos seus funcionários já contratados como uma forma de tê-los como alternativa no caso de uma promoção. O que antes era armazenado em papel dentro de uma gaveta agora está disponível online na nuvem. Assim, ao surgir uma vaga, basta cruzar as informações armazenadas com o perfil profissiográfico, a fim de verificar se há registros de algum profissional com aquele perfil.

Dicas para desenvolver um Banco de Talentos 2.0

Veja, a seguir, algumas dicas bastante úteis para desenvolver um banco de talentos 2.0 na sua empresa e usá-lo em conjunto com o perfil profissiográfico.

LinkedIn Recruiter

Uma ferramenta que contribui para tornar o processo de pesquisa e recrutamento mais efetivo, considerando dados como localidade do candidato e habilidades específicas. A sua companhia pode inserir filtros que ajudarão o LinkedIn Recruiter a selecionar os melhores currículos para aquela vaga. No momento de desenvolvimento, é possível ter acesso a um manual que ajudará a entender como tornar o sistema mais efetivo.

Portais de recrutamento

Organizações que contam com os serviços de portais especializados em recrutamento, como Vagas e Catho, podem utilizar o sistema para construir um banco de dados efetivo com currículos relevantes.

Uma das facilidades desse tipo de sistema é ter um espaço de envio de formulário em que os candidatos podem preencher suas informações e enviá-las. É criada uma base de dados bastante ampla para fazer a triagem para o preenchimento de uma série de vagas. Permite, inclusive, reduzir custos e eliminar currículos duplicados.

Softwares para recrutamento

As empresas que desejam formar o seu banco de talentos 2.0 também podem se valer do uso de softwares especializados para essa função. Esses recursos tecnológicos permitem organizar as informações recebidas através de um site dedicado somente ao preenchimento de dados pelos candidatos. Quanto mais prático for o sistema, melhor para a finalidade a que se destina. O RH passa a contar com informações centralizadas.

Principais vantagens do Perfil Profissiográfico e do Banco de Talentos

Agora que você já sabe o que é perfil profissiográfico e banco de talentos 2.0, vai gostar de conferir a lista com as principais vantagens de adotar esse tipo de sistema.

Rapidez do processo seletivo

Sabia que a média de um processo seletivo de contratação no Brasil é de 40 dias? Esse período inclui a abertura da vaga, divulgação, seleção de currículos, entrevistas e a escolha do candidato.

Quando a empresa cria um perfil profissiográfico e utiliza o sistema de banco de talentos 2.0, acelera significativamente esse processo porque sabe exatamente o que está buscando e já tem uma base de currículos para pesquisar. Um menor tempo dedicado à seleção de candidatos se torna mais tempo para resolver questões estratégicas.

Processo de triagem mais eficaz

Como permite atualização constante dos dados, esse tipo de sistema torna mais eficaz a triagem dos melhores candidatos para uma determinada vaga. A busca é realizada de maneira automática e com filtros relevantes para definir os candidatos mais alinhados com o perfil profissiográfico. Os gestores poderão encontrar candidatos mais preparados de acordo com as suas expectativas.

Aproveitamento dos talentos internos

Muitos profissionais qualificados não têm seus talentos reconhecidos pelos seus empregadores por pura falta de conhecimento de seus pontos positivos. Esse tipo de sistema de armazenamento de dados permite que o setor de recursos humanos fique a par do aumento de qualificação dos funcionários, considerando quem já faz parte da equipe como uma opção para uma promoção.

Em médio e longo prazo, os colaboradores podem se tornar frustrados por não serem considerados para cargos mais altos na escala hierárquica. Então, através do cruzamento de dados armazenados com o perfil profissiográfico, fica mais simples identificar esses possíveis candidatos a promoções.

Redução de custos do processo seletivo

Uma das principais vantagens de adotar o uso de um sistema de banco de talentos 2.0 e o perfil profissiográfico é reduzir os custos do processo seletivo. Os currículos já estão disponíveis no sistema, não sendo necessário fazer uma divulgação tão massiva da vaga.

Além disso, o tempo que transcorre da abertura da vaga até o seu preenchimento tende a ser menor porque a organização sabe exatamente o que está buscando. Todos esses pontos também se refletem positivamente em relação aos custos, que são naturalmente reduzidos.

E aí, a sua empresa utiliza o perfil profissiográfico para processos seletivos, possui um banco de dados com possíveis candidatos? Qual a sua opinião sobre esse assunto? Comente a respeito abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para passar o conhecimento adiante!