Desenvolvimento pessoal

O plano de desenvolvimento individual é o primeiro passo para o sucesso
Créditos da Imagem: 2Nix   Via: Depositphotos

O Plano de Desenvolvimento Individual — PDI é um processo constituído por um plano de ações que levarão o indivíduo de um estado atual para um estado desejado. Imagine-o como um roteiro para escrever sua história ideal.

O fato é que a vida é uma trajetória não linear, repleta de surpresas e acontecimentos inesperados. Nesse sentido, o PDI serve como apoio para que você não saia do foco, dando passos estrategicamente pensados e não se deixando levar por escolhas aleatórias que podem te conduzir a qualquer lugar.

Como elaborar um plano de desenvolvimento individual

Montar um plano de desenvolvimento pessoal vai requerer bastante tempo e atenção, uma vez que você vai precisar analisar diversos segmentos de sua vida, aonde você está. Aonde quer chegar e como fazer esse percurso.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

Análise situacional

Observe todas as áreas de sua vida e avalie seu nível de satisfação com cada uma. Busque uma visão abrangente, incluindo aspectos como família, carreira, relacionamento, saúde, espiritualidade, finanças, qualidade de vida, equilíbrio emocional e tudo que envolva seu universo. Assim, você tem maior clareza sobre o que precisa e o que não precisa melhorar.

Mapa de competências

PSC

Identifique, selecione, desenvolva e potencialize as competências necessárias para atingir seu objetivo. A partir do mapeamento de seus recursos pessoais (habilidades e capacidades), é possível identificar também os pontos que precisam de melhoria e direcionar com assertividade as ações que serão favoráveis para acessar seu potencial pleno.

Definição e validação de metas e objetivos

“Quem tudo quer, nada tem”. É natural que tenhamos em mente inúmeros sonhos e desejos, mas é preciso direcionar as energias em uma meta por vez para alcançá-los. Assim, você coloca em prática o poder do foco, atingindo seu estado desejado em curto espaço de tempo, obtendo resultados extraordinários. Este é o momento definir os objetivos, pessoais ou profissionais, alinhados com seus propósitos, valores, visão e missão. É hora de se visualizar, imaginar como você gostaria de estar daqui a 3, 5 ou 10 anos. Sonhe alto e acredite sempre em seu potencial!

Plano de Ação

Agora é hora de sair do campo das ideias e definir as ações concretas que levarão ao alcance do objetivo desejado, elaborar estratégias que contribuirão positivamente no caminho a ser trilhado.

Planejamento profissional

O Plano de Desenvolvimento Individual irá abranger todos os aspectos de sua vida, porém, é aconselhável também ter um dedicado apenas para o seu lado profissional. Saber como fazer um Plano de Desenvolvimento Profissional é o primeiro passo para orientar, com mais assertividade, suas ações e definir quais as melhores formas para alcançar seus objetivos como colaborador, líder ou empreendedor do seu próprio negócio. E o coaching pode te ajudar nisso!

Coaching no planejamento de carreira

Ao desenvolver seu planejamento de carreira, com o auxílio do Coaching, você pode visualizar melhor os seus objetivos e trabalhar para alcançá-los de forma determinada e mais acelerada. Isso significa utilizar as ferramentas e técnicas do Coaching para alinhar os seus os anseios pessoais aos de carreira, identificando os pontos que precisam de melhoria, potencializando seus recursos emocionais e técnicos, e maximizando competências e habilidades que o ajudarão nesta jornada rumo ao sucesso.

10 benefícios do coaching aplicado à profissão

  • Construção de um Planejamento de Carreira assertivo;
  • Auxílio de um Coach profissional especializado em carreiras;
  • Alinhamento de metas pessoais e profissionais;
  • Definição de prazos e metas congruentes;
  • Identificação de gaps e pontos que necessitam de melhoria;
  • Potencialização de habilidades técnicas e emocionais;
  • Desenvolvimento de competências comportamentais;
  • Identificação de sua missão de vida;
  • Alcance de maior satisfação na carreira;
  • Conquista de resultados extraordinários.

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade. Clique aqui, faça o nosso teste
e descubra qual o seu nível de felicidade!

Dica de leitura

Pensando nos profissionais que desejam atuar como Coaches de Carreira, lancei o livro Coaching e Carreira – Técnicas Poderosas e Resultados Extraordinários. Nele, compartilho minhas experiências e diversas técnicas e ferramentas que eu mesmo utilizei, com sucesso, nos processos de Coaching que conduzi e conduzo até hoje.

Este poderoso livro tornou-se referência no assunto por trazer uma linguagem de fácil entendimento e ferramentas realmente práticas e aplicáveis, tanto para coaches como para seus coachees.

Depois de ler, compartilhe comigo o que achou!