mão escrevendo "outsource" na tela

© Depositphotos.com / ivelin Outsourcing nada mais é do que terceirização, uma parceria de negócios em que uma empresa contrata outra para realizar determinada atividade.

Outsourcing nada mais é do que terceirização. Trata-se de uma maneira das organizações reduzirem seus custos contratando empresas terceirizadas para realizar determinadas atividades ou comandar áreas específicas do meio corporativo. Este processo está relacionando a uma parceria de negócios, em que uma determinada empresa contrata outra para ajudá-la e apoiá-la em seus processos de gestão do capital humano.

Antes de implantar um processo de outsourcing, é preciso fazer um planejamento bastante cuidadoso e cauteloso. Isso porque, apesar da terceirização oferecer redução de custos, ela também pode gerar impactos negativos para a empresa contratante.

Vantagens do outsourcing para empresas

  • Redução substancial de custos;
  • Acesso a recursos e tecnologias que, muitas vezes, não estão presentes na realidade da empresa;
  • Desenvolvimento assertivo e efetivo de atividades ou áreas de gestão delicadas ou complexas;
  • Oportunidade de desenvolvimento de uma nova estrutura corporativa;
  • Maior controle de gastos.

Desvantagens do outsourcing para empresas

  • Perda de controle das atividades terceirizadas;
  • Geração de conflitos de interesse, quando a empresa terceirizada oferece o mesmo serviço a empresas que são concorrentes;
  • Risco de vazar informações privadas e sigilosas;
  • Possibilidade de encontrar baixa qualidade nos serviços prestados pela terceirização;
  • Redução do nível de satisfação pelas atividades recebidas;
  • Mau alinhamento das estratégias da empresa terceirizada com a cultura e os valores da organização contratante;
  • Dependência da empresa terceirizada.

Implementando o Outsourcing

Confira como funciona o passo a passo dos processos de implantação do outsourcing em uma empresa:

1-     Reconhecendo oportunidades

Nesta primeira fase, é feita a identificação das estratégias e vantagens competitivas da organização que implementará o Outsourcing.

2-     Análise das oportunidades

Análise e avaliação de todas as oportunidades reconhecidas no primeiro passo, e estabelecimento dos objetivos almejados com a terceirização. Esta etapa também contempla a descrição dos serviços e dos desempenhos almejados com a contratação, definindo recursos e instrumentos que serão utilizados.

3-     Triagem dos fornecedores

Seleção das potenciais empresas que serão terceirizadas.

4-     Transição

Estabelecimento da terceirização e integralização com os processos da organização contratante.

5-     Condução e acompanhamento

Por fim, é feito um acompanhamento para avaliar o desempenho do outsourcing, identificando possíveis correções para que o objetivo almejado pela organização seja atingido.

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