Voltar

O que é orientação profissional?

Publicado em | 0 comentários
mulher estudando

© Depositphotos.com / pressmaster Existem vários os tipos de orientação profissional, que variam de acordo com a fase da carreira e da vida do indivíduo.

A orientação profissional é um procedimento no qual um profissional capacitado realiza uma análise detalhada do indivíduo, identificando suas aptidões e possibilidades de atuação no mercado de trabalho, de acordo com as competências descobertas. Existem vários os tipos de orientação profissional, que variam de acordo com a fase da carreira e da vida do indivíduo.

Fases da trajetória profissional

Início da vida profissional

O primeiro emprego é um momento muito importante, e deve ser encarado como tal. Trata-se da primeira ação efetiva do indivíduo em direção à atividade que deseja desenvolver profissionalmente. Com base em conversas e testes vocacionais e de aptidão, o orientador tenta desvendar e elucidar as melhores atividades profissionais para o indivíduo, considerando os resultados obtidos no processo.

Carreira estagnada

Sua carreira estacionou? Caracterizada pelo desconforto, insatisfação e desejo de mudança do colaborador, essa fase da carreira geralmente é causada pela falta de compatibilidade dos interesses do profissional com a atividade exercida. O indivíduo sente-se decepcionado com a evolução de sua carreira, e a orientação profissional o ajudará a identificar os motivos que têm gerado o desconforto ou impedido a progressão na carreira, buscando solucionar o problema.

Carreira em ascensão

No momento em que o profissional está alcançando suas metas, a orientação pode auxiliar a manter o alto desempenho, levando o indivíduo a realizações ainda maiores, evoluindo continuamente.

Troca de carreira

O indivíduo está saturado da atividade que realiza, os resultados parecem insatisfatórios e insuficientes e a rotina do ofício o desgasta excessivamente. Assim, surge a decisão de mudar de carreira.

Nesta fase da vida, é muito importante que uma orientação profissional elucide o tema com o orientado, garantindo que ele não cometa equívocos que venham a comprometer sua qualidade de vida, segurança e estabilidade. É importante ponderar sobre os ganhos e as perdas associadas à troca de carreira, evitando arrependimentos e surpresas desagradáveis.

Descansar totalmente ou diminuir progressivamente o ritmo

Em um momento da vida, descansar é essencial para a qualidade de vida e para a saúde. Muitas pessoas já possuem planos bem estabelecidos para descansar durante a aposentadoria ou dedicar seus esforços à atividades menos desgastantes. Para aqueles que ainda estão indecisos, a orientação profissional serve para indicar um desses caminhos, exaltando as conquistas já alcançadas e propondo alternativas para a pessoa lidar bem com este momento da carreira.

A orientação pode fazer grande diferença na vida do profissional. Prova disso é que, naturalmente, a maioria das pessoas costuma se aconselhar com amigos e familiares mais experientes. Enxergar-se do ponto de vista de um profissional capacitado justamente no desenvolvimento de pessoas é uma ação que, certamente, agrega bastante à trajetória profissional de qualquer pessoa.

Você já passou por alguma orientação profissional? Conte-nos o seu caso e compartilhe com seus amigos esse artigo.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!