Voltar

O Que é o Teste G36?

Publicado em | 0 comentários

Constantine Pankin/Shutterstock O Teste G36 é um método de seleção que avalia a inteligência dos candidatos de diferentes modos

O Teste G36 é um teste psicológico usado para avaliar nosso grau de inteligência. Desenvolvido, em 1904, a partir dos estudos de pesquisador Charles Spearman, defende a dominância do Fator G e, este, por sua vez, seria o fator biológico responsável por 50% de nossa inteligência total.

Em mais de 1500 estudos posteriores sobre o assunto, todos apontaram que Charles estava certo em atribuir a este elemento o predomínio das habilidades mentais. Assim, até hoje o G36, que atesta exatamente as informações fornecidas por este componente é tão respeitado e utilizado.

Por isso, diferente do G38 que só pode ser aplicado em pessoas com ensino superior, o teste G36 pode ser aplicado em pessoas de diferentes níveis de instrução. Isso ocorre porque esta avaliação não tem como objetivo mensurar os conhecimentos adquiridos de maneira formalizada e, sim, aqueles que já são naturalmente da pessoa.

Aqui o que está em questão é a inteligência do candidato no que tange a compreensão da realidade, de sua identidade como também a capacidade de raciocínio analógico e numérico, por exemplo. Em processos seletivos compreender estes fatores é muito importante para fazer uma análise mais completa dos candidatos.

Como Funciona o Teste G36

A avaliação pode ser aplicada individualmente ou de forma coletiva. Não existe uma limitação de tempo, mas em geral o teste dura cerca de 30 minutos. Para realizá-lo é necessário usar o bloco de perguntas e um caderno de respostas para que assim o candidato possa responder as questões apresentadas.

Neste teste o profissional avaliado também tem a oportunidade de conhecer competências e habilidades ainda desconhecidas e também ainda não utilizadas em seu trabalho. Diferente das demais análises, que focam em identificar o perfil comportamental do futuro colaborador, aqui descobrir as múltiplas inteligências é o foco central.

E, como segundo Charles Spearman, o Fator G 50% explica quase que totalmente nossas demais capacidades intelectuais; aos recrutadores é essencial compreender bem todas as informações que este teste traz.

Neste sentido, se você é recrutador ou profissional e deseja desenvolver ainda mais suas habilidades mentais, emocionais e técnicas e ao mesmo tempo aprender sobre o Coaching Assessment, uma fantástica ferramenta de análise do comportamento humano, minha dica é- invista em Coaching!

Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC; aprimore suas habilidades de leitura dos diferentes perfis comportamentais, aprenda sobre as melhores formas de potencializá-lo e expanda sua atuação profissional como analista comportamental.

Gostou de saber mais sobre o Teste G36? Então aproveite, curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!