É o principal objetivo do coaching: ajudar o coachee (o indivíduo que passa pelo processo de coaching) a identificar a forma que ele objetiva para que seja mais pleno/feliz e estruturar um processo que vise a atingir esse estado. É um imprescindível recurso de motivação.

No entanto, o estado desejado não pode ser pintado como distante demais do estado atual. É papel do coach (o profissional que conduz o processo) aproximar o estado desejado do estado atual: “quando você quer chegar a esse estado desejado? No próximo ano? O que precisaríamos para alcançar esse ponto na metade desse tempo?”.

Quando o coachee demonstra desânimo e significativa redução do esforço no seu plano de ações, ele pode ser orientado a voltar e visualizar novamente o seu estado desejado para que isso sirva como um choque de volta à realidade.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Definindo o seu estado desejado

É sabido que as pessoas que possuem os objetivos bem definidos têm mais êxito naquilo que se prontificam a fazer. Existe uma lenda que menciona uma esfinge que se hospedava à beira da estrada. A cada viajante que passava, era ordenado que parasse e decifrasse um enigma. Caso o viajante não respondesse de forma certeira, ele seria devorado pela esfinge.

Da mesma forma, cada pessoa é como se fosse um viajante que se depara dia após dia com vários conflitos. Esses conflitos podem ser associados aos enigmas da esfinge, e às pessoas que sofrem quando deixam de dar a resposta certa ao tentarem resolver esse conflito.

PSC

É um viajante bem-sucedido aquele que sempre compreende a pergunta que lhe foi feita. Já o viajante malsucedido, na maioria das vezes, encontra o seu fim, mas não porque o enigma lhe exceda a capacidade, e, sim, porque não consegue sequer ouvir a pergunta. Ao se deparar com a esfinge, a sua mente é tomada pelo medo, e ele acaba achando que não tem capacidade de pensar.

Várias pessoas são vencidas dia após dia por seus conflitos/problemas porque não sabiam, pausadamente, sobre o que se tratava, e muito menos sobre qual era a real situação em que se encontravam. Isso mostra a necessidade que as pessoas têm de saber qual é o seu estado atual (onde ela está) e, em seguida, qual estado ela deseja alcançar.

Depois, com a ajuda do coach, as tarefas para alcançar esse estado são traçadas. O passo seguinte é coloca foco, seguir o plano de ação e começar a agir, efetivamente, rumo aos resultados que precisa, deseja e sonha conquistar.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

O que caracteriza um bom “estado desejado”?

Em outras palavras, podemos dizer que o “estado desejado” do processo de coaching nada mais é o do que o objetivo que o coachee deseja alcançar, o que pode se referir a alguma meta em sua vida pessoal, profissional, familiar, acadêmica etc. Bons objetivos têm determinadas características para que de fato conduzam o indivíduo a esse estado desejado. Confira quais características compõem um bom estado desejado na sequência.

1. Ele está conectado ao seu propósito de vida

O propósito de vida de uma pessoa e a razão de ela existir. Em geral, ele consiste no ponto de intersecção entre aquilo que uma pessoa gosta de fazer, aquilo que ela faz com excelência e aquilo de que a sociedade precisa. O estado desejado precisa ir ao encontro desse propósito de vida.

Dessa forma, se alguém deseja empreender no ramo da educação, abrindo escolas no bairro, muito provavelmente esse objetivo (trabalhado no processo de coaching) tem a ver com o propósito de vida da pessoa, ou seja, de alguém que ama a educação e que reconhece a importância desse processo na vida das pessoas.

2. Ele foi definido por você

O estado desejado é algo profundamente individual. Isso acontece porque cada indivíduo é único. Os seus interesses podem ser completamente diferentes dos interesses do seu pai, do seu irmão e do seu melhor amigo, por exemplo. Dessa forma, a única pessoa que pode definir os seus objetivos é você mesmo.

Não adianta nada entrar em um processo de coaching para ser aprovado em um concurso público se você só estiver fazendo isso para agradar aos seus pais ou ao seu marido. Se você não estiver motivado, talvez até conquiste a sua meta, mas será que ela o fará verdadeiramente feliz? Sendo assim, ouça as opiniões de quem quer o seu bem, mas escolha o seu caminho por si mesmo, e não para fazer vontades alheias.

3. Ele é específico e relevante

“Crescer na carreira” ou “tornar-me um analista de projetos arquitetônicos sênior na empresa em que trabalho em um prazo de 5 anos”: qual desses dois estados desejados você considera o mais eficaz? Certamente é o segundo. Ele é específico, pois detalha o objetivo a ser alcançado.

Um bom objetivo deve explicar o que, por que, onde, como e quando. Quanto mais específico ele for, mais fácil será a sua conquista. Além disso, ele também precisa ser relevante, ou seja, importante para a sua vida e para a sua ideia pessoal de felicidade.

4. Ele é mensurável e alcançável

Mensurável significa que pode ser medido. Isso quer dizer que, de alguma maneira, você precisa conseguir acompanhar o seu progresso e identificar o quão perto/longe você está do alcance do seu estado desejado ao longo do percurso. Por exemplo: se você precisa acertar 70% da prova para ser aprovado em um concurso e já conseguiu 65% em simulados, é sinal de que você está chegando perto.

Acompanhar o seu progresso é importante para fortalecer a sua motivação e a sua confiança nas suas próprias capacidades. Contudo, para que isso ocorra, é importante também ser realista. Por isso, não defina para si mesmo objetivos que estiverem fora do seu alcance. Ninguém, por exemplo, aprende a falar fluentemente espanhol, francês, alemão e italiano em 6 meses!

5. Ele o fará feliz de verdade

Por último, mas definitivamente não menos importante, é essencial que o seu estado desejado o faça alguém mais feliz. Passar no concurso público fará você mais feliz? Por quê? Pela estabilidade do cargo? Pela conquista profissional? Pelo tamanho do salário? Pela natureza das atividades que você desempenhará? Reflita sobre isso.

É importante perguntar-se se e como o alcance desse estado de fato significará felicidade em sua vida. Se você conseguir responder a essa pergunta com segurança, clareza e alguma dose de empolgação, você certamente estará no caminho certo. Se não conseguir, não se desespere. Reflita mais um pouco e, se necessário, faça alterações e recalcule a rota do seu estado desejado. Viver é assim mesmo, mas, em algum momento, você vai se encontrar com um grande propósito!

Reflita sobre as informações acima e seja cuidadoso na determinação do seu estado desejado. Agora, responda, querida pessoa: quais são os seus estados desejados nas diferentes áreas da sua vida? Eles são relevantes para você? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!