Voltar

O que é motivação no trabalho e motivação organizacional

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / AndreyPopov Para que os funcionários de uma empresa sejam produtivos é necessário investir em métodos de motivação.

A busca por profissionais produtivos, comprometidos e com foco em resultados é constante na maioria das organizações. Para que isso aconteça, entretanto, a empresa deve oferecer capacitação, treinamento, benefícios e, principalmente, investir em motivação e desenvolvimento pessoal de seus colaboradores.

Quando estão motivados, os colaboradores trabalham com mais prazer e afinco, têm melhor rendimento e, consequentemente, seus resultados também tendem a ser melhores.

A motivação é o combustível que impulsiona os profissionais e colaboradores a se dedicar e dar o seu melhor em suas tarefas diárias e atingir seus objetivos, melhorando seu rendimento e contribuindo para a conquista de resultados positivos para a empresa.

O que é motivação no trabalho e motivação organizacional?

A motivação no trabalho é a junção de comportamentos e razões que impulsionam as atitudes de um colaborador. Ela influencia diretamente a disposição, a vontade e o comprometimento do indivíduo com seu trabalho. Quanto mais motivado um profissional está, melhor será o seu desempenho e produtividade.

Já a motivação organizacional está relacionada ao conjunto de fatores que a empresa deve oferecer a seus colaboradores para manter todos motivados e engajados na busca de bons rendimentos. É importante lembrar que um profissional desmotivado produz menos, tem um rendimento menor e pode influenciar outros colegas a ter o mesmo comportamento, daí a importância da organização combater as causas da baixa motivação entre seus colaboradores.

Dicas para promover a motivação no ambiente profissional:

– Delegue tarefas de acordo com a capacidade de cada profissional;

– Promova desafios constantes;

– Ofereça benefícios aos colaboradores;

– Reconheça o bom trabalho dos profissionais e da equipe;

– Promova capacitação e treinamentos, visando melhora no desempenho e alta performance;

– Promova um ambiente de trabalho saudável e propício ao desenvolvimento de cada colaborador;

– Cultive a cultura dos bons relacionamentos dentro da organização;

– Estimule a cocriação, criatividade e colaboração.

Este artigo foi útil para você? Curta e compartilhe com seus amigos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!