Voltar

O que é motivação segundo Maslow?

Publicado em | 0 comentários
O que é motivação segundo Maslow

© Depositphotos.com / Haywiremedia Segundo Maslow, as pessoas possuem níveis hierárquicos de necessidades, organizados em uma pirâmide em que as necessidades mais básicas ficam na base, enquanto os mais complexos estão no topo.

Abraham Maslow foi um psicólogo estadunidense responsável por fundar o movimento humanista da psicologia, que está focado em aprender mais sobre o ser humano e considera que o indivíduo é possuidor de uma competência e força de autorrealização que o propicia capacidade de desenvolver uma personalidade saudável e criativa.

Segundo ele, esta competência é inerente a cada indivíduo, e pode ser moldada ou coibida pelo ambiente externo. O movimento presume que o ser humano é uma estrutura em constante aperfeiçoamento, consciente do mundo ao seu redor e da sua própria existência e dotado de livre árbitro.

Pautado nesses preceitos, Maslow desenvolveu um modelo teórico em seu artigo “A Teoria da Motivação Humana”, que ficou conhecido como a pirâmide de necessidades de Maslow. Essa teoria de motivação presume que o ser humano possui níveis hierárquicos de necessidades, organizados em uma pirâmide em que as necessidades mais básicas ficam na base, enquanto os mais complexos estão no topo.

Para Maslow, em certos momentos, os indivíduos estarão motivados a suprir a necessidade dominante. Quando isto acontecer, ao menos parcialmente, a necessidade do nível imediatamente acima suscitará sua motivação e empenho em realizá-la.

Na segmentação hierárquica, existem as necessidades inferiores e as necessidades superiores. As necessidades inferiores, localizadas na base da pirâmide, são necessidades mais simples e rápidas de se satisfazer, ao contrário das localizadas no topo. Na ordem, partindo das inferiores, os níveis da hierarquia são:

Necessidades fisiológicas

Relacionadas ao ser humano como ser biológico, que necessita de se alimentar, respirar, fazer sexo, dormir, entre outras coisas básicas para o corpo.

Necessidades de segurança

Ligadas à busca por abrigo e pela sobrevivência. Descartadas as possibilidades de danos à condição física e humana, o indivíduo parte para o seguinte nível.

Necessidades de agrupamento

São as primeiras a serem consideradas superiores. Após suprir as necessidades básicas para sua sobrevivência, este indivíduo agora se sente motivado a buscar integração social. Conseguir amigos, se vincular a grupos sociais e viver um romance são alguns meios de atender a essas necessidades.

Necessidade de estima

Essas estão pensadas em subníveis: os motivadores internos de estima e os externos. Autorespeito, autoestima e realização são os internos; enquanto prestígio, renome e congratulações recebidas são os motivadores externos.

Necessidade de autorrealização

O ponto mais alto da segmentação hierárquica. Considera-se esse nível como intransponível, pois o indivíduo estará constantemente crescendo e atendendo a novas necessidades de realização. A pessoa que busca a autorrealização quer alcançar sua plenitude, extrair todo o seu potencial para vir a ser o que deseja e empreender os projetos que sonhou.

Maslow afirma que os que alcançam esse estágio são pessoas autônomas, inovadoras, naturais em suas relações, que possuem código ético bem estabelecido e vivenciam frequentemente experiências de pico — momentos de sensação de bem-estar extremo, de desfrute e alegria incomum.

O modelo proposto por Maslow nos permite avaliar a motivação humana sob uma perspectiva simples e eloquente. O indivíduo que sente fome e não possui um abrigo não desempenhará ações visando conquistar estima ou reconhecimento. O entendimento da evolução das necessidades desempenhou vasta influência nas práticas de gestão, especialmente no que tange a elaboração de práticas motivacionais pelas organizações.

Confira no vídeo a seguir como funciona a Pirâmide de Maslow:

https://www.youtube.com/watch?v=FGETIu3MvQ4

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!