Abraham Maslow foi um psicólogo estadunidense, responsável por fundar o movimento humanista da psicologia. Essa área está focada em aprender mais sobre o ser humano e considera que o indivíduo é possuidor de uma competência e de uma força de autorrealização que o propicia a capacidade de desenvolver uma personalidade saudável e criativa.

Ele também foi um profundo estudioso sobre a motivação humana, ou seja, sobre tudo aquilo que desperta nas pessoas o impulso de tomar uma atitude. A partir desses estudos, concebeu a famosa “Pirâmide de Maslow”. Neste artigo, vamos conferir melhor o significado de motivação e os seus níveis, a partir da ótica de Maslow. Ficou curioso? Então, é só continuar a leitura para saber mais sobre o tema!

O que é a motivação, no contexto dos estudos de Abraham Maslow?

Segundo o autor, essa competência é inerente a cada indivíduo e pode ser moldada ou coibida pelo ambiente externo. O movimento presume que o ser humano é uma estrutura em constante aperfeiçoamento, consciente do mundo ao seu redor e da sua própria existência, sendo dotado de livre-arbítrio.

Pautado nesses preceitos, Maslow desenvolveu um modelo teórico em seu artigo “A Teoria da Motivação Humana”, que ficou conhecido como a “Pirâmide das Necessidades de Maslow”. Essa teoria da motivação presume que o ser humano possui níveis hierárquicos de necessidades, organizados em uma pirâmide em que as necessidades mais básicas ficam nos primeiros níveis, enquanto os mais complexos estão no topo.

Para Maslow, em certos momentos, os indivíduos estarão motivados a suprir a necessidade dominante. Quando isso acontecer, ao menos parcialmente, a necessidade do nível imediatamente acima suscitará a sua motivação e empenho em realizá-la.

Na segmentação hierárquica, existem as necessidades inferiores e as necessidades superiores. As necessidades inferiores, localizadas na base da pirâmide, são fatores mais simples e relativamente rápidos de satisfazer, ao contrário dos fatores localizados no topo. Na ordem, partindo das inferiores, os níveis da hierarquia de Maslow são:

  • Necessidades fisiológicas

PSC

Estão relacionadas ao ser humano como ser biológico, que necessita de se alimentar, respirar, fazer sexo, dormir, entre outras coisas básicas para o corpo. São as necessidades mais básicas para garantir a sobrevivência. As motivações relacionadas a essas necessidades são, na maioria, instintivas, derivadas da evolução da nossa espécie. Essas motivações são biológicas, tendo como objetivo manter a vida e a saúde geral das pessoas. São prioridades a serem obtidas no dia a dia.

  • Necessidades de segurança

Estão ligadas à busca por abrigo e pela sobrevivência. Descartadas as possibilidades de danos à condição física e humana, o indivíduo parte para o seguinte nível. As necessidades de segurança, hoje em dia, dizem respeito à moradia, ao transporte, ao estudo, ao emprego e à segurança financeira. São fatores que tornam a nossa existência mais segura, servindo como base para que o indivíduo possa dedicar-se aos próximos níveis da pirâmide motivacional de Maslow.

  • Necessidades de relacionamento

São as primeiras necessidades a serem consideradas superiores. Após suprir as necessidades básicas para a sua sobrevivência, o indivíduo agora se sente motivado a buscar integração social. Conseguir amigos, vincular-se a grupos sociais e viver um romance são alguns meios de atender a essas necessidades. Aqui, também entram os relacionamentos entre familiares, vizinhos e colegas de trabalho. Conviver bem com as pessoas gera a satisfação da necessidade de sentir-se pertencente a grupos.

  • Necessidades de estima

Essas necessidades estão pensadas em subitens: os motivadores internos de estima e os externos. Respeito próprio, autoestima e realização são os motivadores internos; enquanto prestígio, renome e congratulações recebidas são os motivadores externos. As necessidades de estima, portanto, dizem respeito à capacidade do indivíduo de gostar de si mesmo, bem como de obter aprovação alheia. Por mais que não seja recomendado depender da aprovação do outro, a verdade é que todo ser humano deseja ser aceito.

  • Necessidades de autorrealização

O ponto mais alto da segmentação hierárquica consiste na satisfação das necessidades de autorrealização. Considera-se esse nível como intransponível, pois o indivíduo estará constantemente crescendo e atendendo a novas necessidades de realização. A pessoa que busca a autorrealização quer alcançar a sua plenitude, extrair todo o seu potencial para vir a ser o que deseja e empreender os projetos que sonhou — na vida pessoal, na carreira, no amor, nas finanças, enfim, em todas as áreas.

Maslow afirma que os que alcançam esse estágio são pessoas autônomas, inovadoras, naturais nas suas relações, que possuem um código ético bem-estabelecido e que vivenciam frequentemente experiências de pico — momentos de sensação de bem-estar extremo, de desfrute e alegria incomum.

A dinâmica motivacional entre os níveis da pirâmide

O modelo proposto por Maslow nos permite avaliar a motivação humana sob uma perspectiva simples e lógica. O indivíduo que sente fome e não possui um abrigo não desempenhará ações visando a conquistar estima ou reconhecimento, pois essas não são as suas prioridades, ou seja, as suas motivações do momento.

O entendimento da evolução das necessidades desempenhou vasta influência nas práticas de gestão, especialmente no que tange à elaboração de práticas motivacionais pelas organizações.

Confira no vídeo a seguir como funciona a Pirâmide de Maslow:


E você, querida pessoa, já conhecia a explicação sobre a motivação dentro do contexto da pirâmide de Maslow? Ela faz sentido para você? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!