Voltar

O que é missão de uma empresa? Confira exemplos e a sua definição

Publicado em | 0 comentários
caderno com visão e missão

Rawpixelnc. / Shutterstock A missão de uma empresa pode ser definida como a razão pela qual ela existe, o motivo pelo qual ela foi concebida e projetada.

A missão de uma empresa pode ser definida como a razão pela qual ela existe, o motivo pelo qual ela foi concebida e projetada. São estes preceitos que evidenciam as diretrizes da instituição quanto ao seu planejamento estratégico e visão de futuro.

Ao definir sua missão, a organização se posiciona perante a sociedade, o mercado, os clientes, colaboradores e fornecedores. A partir daí, todos os envolvidos em seus processos também devem guiar-se por esta missão, buscando alcançar os resultados almejados pela empresa em curto, médio e longo prazo.

Geralmente, a missão de uma organização é definida por seus fundadores que, ao criar o negócio, estabelecem os objetivos sociais, humanos e financeiros da empresa. Por isso, ao lançar um empreendimento, é importante que a visão e os valores da empresa também sejam elaborados, de modo a caminhar em conjunto com a missão.

Como definir a missão

Para estabelecer as motivações e definir a real missão de uma empresa, responder algumas perguntas é fundamental. São elas:

– Por que a empresa foi fundada?

– Qual é a sua função no mercado?

– Quais são os pontos que a diferencia das demais?

– Como pretende se posicionar no mercado?

Ao responder esses questionamentos, é possível visualizar os objetivos pelos quais a organização irá se guiar. A partir desta definição, todas as ações devem ser realizadas respeitando e levando em conta o que a missão da empresa propõe.

Missões de grandes empresas

Despertar e desenvolver nos seres humanos seu Potencial Infinito contribuindo para um mundo melhor.” — Instituto Brasileiro de Coaching – IBC

“A Kopenhagen, tradicional grife de chocolates finos, tem como missão: fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.” — Kopenhagen

Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.” — BNDES

“Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.” — Ford

“Conquistar os consumidores, por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental.” — Alpargatas

“Atender e superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciada, através de modernas tecnologias e elevada qualificação das pessoas, atuando com responsabilidade social e ambiental e gerando valor para nossos clientes, parceiros, empregados, acionistas e para a sociedade.” — Seara

Quer tornar a missão da sua empresa plenamente real? Invista em Coaching Corporativo e no desenvolvimento do seu capital humano.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!