Master Mind ou “Mente Mestra”, na tradução para a nossa língua, é um conceito que define a forma de pensar dos homens de sucesso. Segundo Napoleon Hill, “O que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançado.” Essa ideia está diretamente relacionada a um mindset vencedor e explica o porquê de algumas pessoas serem bem-sucedidas e outras não.

A origem do conceito de Master Mind

Para entendermos a origem do Master Mind, precisamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente ao século XVII, na Europa. Naquela época, existia uma crença de que apenas os nobres, bem-nascidos e de “sangue azul” poderiam conquistar uma vida brilhante e cheia de triunfos, ou seja, se você não fazia parte desse seleto grupo estava fadado à pobreza.

Entretanto, ao mudar-se para os Estados Unidos, os imigrantes não queriam levar esse estigma, essa crença negativa na bagagem. Eles desejavam viver em um lugar próspero, onde as pessoas realmente tivessem o direito de crescer e enriquecer, independentemente de sua origem, crença ou raça.

Continue lendo para saber mais a respeito do conceito de Master Mind e conferir dicas de como construir a sua mente mestra.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

Master Mind – Liberdade e Oportunidade!

O pensamento “Liberdade e Oportunidade” foi a inspiração e, também, a base da luta e do discurso de 56 homens libertários, liderados por George Washington, Benjamim Franklin e por Thomas Jefferson. Guiados por esse desejo, em 1776, conseguiram proclamar a independência dos Estados Unidos, então colônia da Inglaterra, e dar início a uma nova fase em sua história.

PSC

Entretanto, a ideia de liberdade e oportunidade foi muito além e não se limitou a ficar presa apenas a um mote do discurso de libertação. As pessoas realmente queriam isso e acreditavam que os Estados Unidos era o país onde seu sonho de enriquecimento e sucesso poderia ser, enfim, realizado.

Para isso, todos deveriam ter a consciência de que, para vencer na vida, ser bem-sucedido e triunfar, precisam de dois elementos fundamentais:

1 – Vencer a si mesmo (seus dilemas pessoais, desafios, crenças limitantes e medos);

2 – Vencer as dificuldades apresentadas ao longo de sua vida (perdas, tristezas, derrotas, pobreza, discriminação e tudo mais que pudesse atravancar seu sucesso).

Esse é o pensamento do Master Mind, da Mente Mestra, que nos mostra na prática como uma programação mental positiva pode nos levar a resultados extraordinários em nossa vida.

Todos esses pressupostos continuam sendo atualíssimos, pois, se pararmos um pouco para pensar, nossos maiores inimigos são nossas crenças limitantes e as dificuldades não enfrentadas, ou seja, a desistência. Quando não acreditamos em nós mesmos, acabamos desistindo no caminho e deixando nossos sonhos para trás, o que, como disse Steve Jobs, se torna “um pedaço do seu futuro que deixa de existir”.

Os grupos de Master Mind

Assim como o grupo de 56 homens lutou pela independência dos Estados Unidos seguindo o conceito de Master Mind, muitos empreendedores fazem o mesmo para se desenvolverem e alcançarem seus objetivos. Essa prática acabou ficando conhecida também pelo nome de Master Mind, que nada mais é do que um grupo de pessoas que possuem o desejo de vencer e reúnem suas forças para aprender umas com as outras.

Geralmente, trata-se de um conjunto de empresários que se reúnem periodicamente para trocarem experiências e crescerem juntos. Cada grupo tem as suas regras para receber novos membros, o que costuma incluir um investimento inicial, com um valor que pode sofrer uma variação considerável dependendo de alguns fatores, como a expertise dos participantes e a quantidade de interessados, por exemplo.

A maioria desses grupos possui um líder, que, em geral, é uma pessoa já reconhecida no mercado pelo seu sucesso e que irá compartilhar seu conhecimento com os demais. Também é comum que os encontros contem com a participação de convidados, indivíduos célebres do segmento em questão.

Partindo desses pontos, podemos perceber que existem Master Minds de diferentes segmentos, como marketing, pequenos negócios, empreendedorismo digital, setor de tecnologia e assim por diante.

Como criar um grupo de Master Mind?

Além de se tornar membro de um grupo de Master Mind, você pode criar o seu próprio, reunindo empreendedores ou profissionais de diversas áreas com objetivos em comum para trocarem experiências e crescerem juntos. Confira, a seguir, algumas dicas para fazer isso.

1 – Definir quais serão os objetivos do grupo

Grupos de Master Mind podem ser sobre qualquer coisa, mas devem se concentrar em algo específico. O grupo trata de negócios? Liderança? Sucesso pessoal? O primeiro passo para tirar essa ideia do papel é definir quais serão os objetivos centrais, porque é a partir desse tema que as pessoas irão se interessar e é a respeito dele que as reuniões irão tratar.

Portanto, tenha clareza sobre o que é o grupo e para quem ele se destina. Isso dirá aos membros em potencial o motivo pelo qual esse projeto vale o tempo e esforço que irão dedicar e que as metas do grupo estão alinhadas com as deles. Os participantes precisam de uma compreensão clara do que está envolvido e do que é esperado.

2 – Escolher os membros que irão fazer parte

A escolha dos membros é um aspecto crucial para o sucesso de um grupo de Master Mind. Afinal de contas, é preciso que sejam pessoas que estejam totalmente alinhadas com a proposta e dispostas a compartilharem conhecimento, aprenderem e evoluírem.

Os perfis também contam muito nesse caso, pois devem ser complementares, de forma que um acrescente ao outro. Incluir profissionais ou empreendedores de segmentos diferentes, mas que tenham a agregar uns aos outros, é algo bastante válido a se considerar.

3 – Preparar os encontros antecipadamente

Encontros de Master Mind não devem ser vistos como um encontro simples para tomar um café com alguém. Dessa maneira, é fundamental que haja uma preparação prévia para as reuniões, porque, do contrário, poderão desperdiçar o tempo que é um recurso tão valioso e escasso, especialmente para empreendedores.

4 – Criar regras para as reuniões

Não existe um padrão de regras para deixar reuniões mais produtivas, mas é importante ter algumas definições para que os encontros sejam produtivos e organizados. Você pode consultar o seu grupo para que, juntos, encontrem o melhor modelo a seguir. Por exemplo, cada um ter dez minutos para falar ou fazer cada reunião com um membro em destaque, são várias as possibilidades, encontre a que melhor atender as necessidades de vocês.

5 – Promover encontros regulares

Mais um ponto relevante está relacionado com a frequência das reuniões. Não dá para deixar isso livre para que combinem uma data que todos puderem, é preciso que o grupo seja uma prioridade, senão acabará sendo deixado de lado. Vocês podem definir a cada 15 dias ou mês, por exemplo, em um dia específico da semana que fique bom para todos.

6 – Pensar na possibilidade de cobrar uma taxa

Grande parte dos grupos de Mister Mind conta com uma taxa de adesão, cabe a você como organizador definir se irá cobrar. De qualquer maneira, os membros precisarão contribuir com os custos das reuniões, como aluguel do espaço, material e outras atividades.

Em relação à taxa, é algo que vale a pena ser considerado porque, além de estar doando o seu tempo para o projeto, as pessoas tendem a se comprometer mais com aquilo pelo qual elas estão pagando. Então, pense em quais são os objetivos do seu grupo e veja se é válido.

7 – Analisar o que está funcionando ou não e realize as alterações necessárias

Conforme as reuniões forem acontecendo, você e os outros membros irão perceber o que está ou não dando certo. É importante ter atenção quanto a isso e pedir para que todos deem feedbacks para que as alterações necessárias sejam realizadas e os encontros sejam cada vez mais produtivos.

Você já conhecia o conceito de Master Mind? Pensa em participar ou já participou de um grupo? Compartilhe sua opinião nos comentários!