O desempenho profissional de alta performance está diretamente relacionado ao trabalho qualificado, que significa a capacitação especializada de acordo com o cargo/função.

Quanto mais o colaborador adquire conhecimento e prática referente às atividades de sua atuação, mais o seu nível de excelência aumenta. É necessário que o profissional tenha realizado cursos ou formação regulamentada e reconhecida, de acordo com o seu ofício. Neste artigo, você vai compreender a importância do trabalho qualificado e quais características compõem um profissional de excelência. Confira!

A importância do trabalho qualificado

O mercado anseia por profissionais capacitados para atenderem as suas necessidades. Um profissional qualificado para as suas atribuições faz o seu trabalho com eficiência e eficácia. Isso reflete na otimização do tempo e no gasto de recursos, significando mais produtividade e melhores resultados.

As empresas aumentam a sua lucratividade com essa exigência, mas os profissionais também se beneficiam. Em um processo seletivo, por exemplo, o número de títulos não proporciona maior vantagem para o candidato, se suas formações não forem diretamente voltadas para as características específicas do cargo de interesse, bem como para os objetivos da empresa.

Portanto, aquele que estuda o mercado em que deseja atuar e busca se desenvolver de acordo com as suas particularidades obterá o retorno de seus esforços.

Qualificações mais requisitadas

Confira abaixo os atributos considerados altamente competitivos no mercado de trabalho:

Conhecimento de idiomas

PSC

O inglês é um diferencial competitivo que auxilia o profissional a se destacar em meio ao mercado concorrido. Ter um segundo idioma abre inúmeras possibilidades que ajudam no desenvolvimento da carreira, como realizar um intercâmbio e trabalhar de maneira definitiva em outro país, sem contar o aumento de bagagem adquirida com as diferentes experiências e os relacionamentos interculturais.

Além do inglês, o espanhol também é bastante requisitado aqui nas Américas, mas, basicamente, há espaço para todos os outros idiomas, como o francês, o alemão e até mesmo o mandarim. Conhecer outros idiomas nunca é demais!

Noções de liderança

Profissionais que possuem aptidões e qualidades de liderança são cada dia mais disputados pelas empresas, e essa competência é um critério para a contratação de novos integrantes, independentemente do cargo a ser assumido.

As habilidades de um líder não são restritas apenas aos colaboradores que exercem cargos de gestão, mas devem ser exercidas por todos os que fazem parte da empresa, contribuindo mais significativamente para os resultados. Comunicar-se com clareza, ser proativo, tomar decisões, defender pontos de vista e relacionar-se bem com os colegas são características típicas de um líder, mas que todo profissional de excelência deve desenvolver.

Organização e planejamento

Ser uma pessoa organizada significa saber onde estão os seus papéis, manter os seus arquivos organizados, ter dados atualizados, organizar as pastas digitais (e não deixá-las jogadas na área de trabalho do computador), ser pontual com as suas entregas e com o seu expediente e não invadir o espaço alheio.

Já o planejamento diz respeito à capacidade que o indivíduo tem de definir objetivos, traçar ações estratégicas, delegar funções, assumir a sua responsabilidade e administrar bem o seu tempo. Por isso, é fundamental ter uma agenda por meio da qual você possa selecionar os melhores dias e horários para realizar cada uma das suas atividades, definindo critérios para estabelecer prioridades.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é o conhecimento que um indivíduo tem de si mesmo. Quando uma pessoa sabe quais são os seus talentos, as suas forças pessoais, as suas competências técnicas, as suas habilidades comportamentais, os seus conhecimentos e também as características que ela precisa desenvolver melhor, ela consegue tomar decisões mais eficazes em sua carreira.

Sem autoconhecimento, contudo, um indivíduo jamais escolheria a carreira certa para si, provavelmente sendo influenciado por terceiros. Além disso, essa pessoa não teria noção de quais são os seus objetivos de carreira, para quais tarefas ela está preparada e para quais não está. Portanto, conheça quem você é para saber até onde você pode ir e em quais aspectos ainda precisa melhorar.

Flexibilidade

A flexibilidade é também uma característica muito apreciada no mercado de trabalho atual. Hoje em dia, as situações das empresas, das profissões e até mesmo das tecnologias que utilizamos no trabalho mudam com frequência e sem aviso prévio. Portanto, não há mais espaço para a rigidez. É preciso entender que as mudanças acontecem e que quem não se adapta a elas adequadamente logo perde espaço.

Ser flexível é exatamente isto: adequar-se às diferentes circunstâncias, sem abrir mão dos seus princípios básicos, mas compreendendo que cenários diferentes demandam soluções diferentes.

Bom relacionamento interpessoal

Independentemente do cargo que você ocupe ou do segmento no qual a empresa em que você trabalha esteja inserida, é preciso saber lidar com pessoas. Mesmo aqueles que não trabalham diretamente com o atendimento ao público precisam lidar com chefes, colegas, parceiros, sócios, fornecedores, e por aí vai.

Um bom relacionamento interpessoal é composto por honestidade, clareza na comunicação, transparência, empatia, respeito, flexibilidade, responsabilidade, cumprimento de prazos e paciência para lidar com as divergências.

Resiliência

Por falar em paciência, ela nos leva ao próximo item da lista, que é a resiliência. Ser resiliente significa deixar o passado no passado, superando os erros e os problemas que já aconteceram. Aquela pessoa que cai, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, como diz a música, é resiliente.

Portanto, não permita que as falhas antigas determinem os seus resultados do presente. Reinvente-se, mude o que puder, restabeleça o seu equilíbrio emocional depois das dificuldades, junte as suas forças e siga em frente. A superação deve fazer parte da vida de qualquer pessoa ou empresa na atualidade. Problemas surgem, mas você é capaz de superá-los!

Capacidade analítica e estratégica

Quando um médico analisa os resultados de um exame, ele compara os valores do paciente com os valores de referência considerados saudáveis. Isso significa análise de dados com contexto. Com base nesses dados, ele chega a um diagnóstico sobre a saúde do paciente e define um tratamento, ou seja, uma estratégia que vai resolver o problema dele.

Análise e estratégia são fatores fundamentais em qualquer profissão, e não apenas na medicina. A todo instante, precisamos tomar decisões estratégicas, ou seja, que têm o objetivo de resolver problemas ou de facilitar o alcance dos objetivos definidos. Para isso, contudo, é preciso analisar as informações que temos à disposição. Decisões baseadas em dados sempre oferecem consequências melhores do que aquelas tomadas em impulsos ou em “achismos” sem comprovação.

Um trabalho qualificado é aquele em que um profissional precisa comprovar a sua excelência, seja por meio das suas competências técnicas, seja por meio das suas competências comportamentais. Por isso, o mercado de trabalho tem demandado cada vez mais os itens acima.

Agora, responda: você está pronto para um trabalho qualificado? Quais das características acima você já domina e quais delas você ainda precisa exercitar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!