O coach é basicamente alguém que instrui o seu cliente ou colaborador ao sucesso. Uma liderança que está inserida no universo do coaching saberá reconhecer e capacitar talentos e conduzir essa pessoa ou equipe ao sucesso. Um líder com formação em coaching é alguém que saberá também atrelar as mais modernas técnicas em gestão de pessoas ao seu modo de conduzir uma empresa ou equipe.

Hoje, os colaboradores das grandes organizações possuem altos graus de escolaridade e conhecimento e, mesmo os que possuem cargos menores, precisaram enfrentar grandes concorrências para alcançá-los, o que prova que têm potencial para se desenvolver.

Um bom líder sabe recrutar as melhores pessoas para trabalhar em sua equipe e também valorizar e lapidar todos esses talentos. Neste artigo, vamos conhecer os pilares de uma liderança de sucesso e como o coaching beneficia esse processo. Boa leitura!

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

As características essenciais de um líder de sucesso

Com todo esse capital humano especializado, é preciso estar preparado para ser um líder que sabe ouvir, se comunicar e se colocar de maneira a estimular os seus colaboradores, e não se impor de forma agressiva ou autoritária a eles. Um empreendedor corporativo que exerce boa liderança precisa ser inovador e ser aquela pessoa que “faz acontecer” dentro do ambiente de trabalho.

Assim, na hora de agir com colegas e colaboradores, dar um bom exemplo é o primeiro passo para revelar as suas forças como líder, inspirando, ensinando, contagiando e motivando aqueles ao seu redor. Confira alguns pontos a serem observados nesse sentido.

1. Tenha atitude

PSC

Os líderes de uma organização são os profissionais cuja atitude mais é observada, tanto pelos líderes aos quais respondem (chefes dos chefes), quanto pelos seus liderados. Dessa forma, é primordial conhecer e seguir fielmente as regras da empresa, comunicar-se com clareza e respeito, ter uma atitude positiva frente aos desafios e agir com responsabilidade diante das tarefas que dependem de você.

Empenhar-se, cumprir prazos, prezar pela qualidade do que faz e ter um relacionamento harmônico com todos são alguns dos aspectos que, embora sejam obrigação de todos, podem fazer com que você se destaque como líder.

2. Seja o primeiro a pôr em prática o seu discurso

Líderes precisam ser exigentes em relação às atitudes dos seus colegas e funcionários. Por isso, é preciso dar feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. No entanto, também é preciso olhar para o próprio umbigo. Será que você, enquanto líder, cumpre aquilo que tem exigido dos seus colaboradores?

Quando há distância entre aquilo que se fala e aquilo que se faz, as lideranças perdem força e recebem queixas dos outros profissionais. Seja um exemplo, pois ele fala mais alto do que qualquer palavra que você utilize.

3. Compartilhe os seus conhecimentos

Um bom líder nunca para de estudar, de se informar e de desenvolver as suas competências e habilidades. Mais do que isso, ele também se preocupa em compartilhar com as suas equipes os seus saberes, de modo que todos possam progredir juntos.

Há líderes que preferem guardar a informação para si, temendo serem superados pelos seus liderados. Não há postura pior do que essa para um líder, pois isso impede a sua equipe de crescer. Em compensação, quando um líder constrói junto com o seu time, obtém em retorno uma equipe muito mais grata, motivada, respeitosa e competente.

4. Seja um motivador

Liderar não é só cobrar. É preciso reconhecer esforços e conquistas, além de manifestar otimismo e uma atitude positiva. Nunca é fácil alcançar um objetivo, especialmente quando se trabalha em equipes, compostas por pessoas com diferentes conhecimentos e personalidades.

Um bom líder, nesse sentido, é aquele que consegue manter a harmonia dentro do grupo e sabe o que dizer, tanto nas horas boas quanto nas horas difíceis. Funcionários confiam em líderes que manifestam preocupação não somente com as metas, mas também com o crescimento pessoal de cada membro da equipe.

O leader coach

O leader coach é o líder que tem uma formação específica de coaching voltada à liderança, ou seja, à condução de equipes. Para ser um bom leader coach, é preciso um grande trabalho de autoconhecimento e a busca por criar um ambiente de confiança por parte daqueles que são liderados. Nas sessões de coaching voltadas a essa finalidade, todos os pilares citados acima são desenvolvidos.

A liderança com coaching é focada em ações como: ambiente favorável à melhoria do desempenho, identificação das qualidades dos liderados e suporte para que ele possa dar o melhor de si, orientação nas tomadas de decisão, generosidade ao compartilhar experiências e conhecimento e condução para que o liderado seja o responsável pelos desafios e objetivos estabelecidos para si mesmo.

A maior qualidade de um bom leader coach, porém, é ser sensível ao ambiente à sua volta e saber perceber as peculiaridades presentes na personalidade de cada integrante da sua equipe. Só assim ele saberá o tempo de cada um, as suas necessidades específicas e a forma com que cada personalidade única pode se encaixar no grupo e contribuir para o desenvolvimento de todos.

Formação de leader coach no IBC!

Leader Coach Training – LCT, curso do IBC Coaching que é totalmente voltado para o desenvolvimento das habilidades em liderança, é extremante importante para quem deseja e precisa se preparar para exercer cargos dessa natureza. Um bom líder sabe a importância de atrelar o seu talento natural à busca de novos conhecimentos e técnicas, e o nosso programa desenvolve a liderança afinada com as necessidades desse novo mercado, tão dinâmico, vivo e complexo.

O nosso programa de treinamento em coaching para líderes é licenciado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), entidade internacional de reconhecimento mundial em coaching corporativo. Venha conhecer o nosso curso e torne-se um grande leader coach!

E você, querida pessoa, o que tem feito para ser um líder melhor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!